quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Joaquim Barbosa, o Torquemada do STF

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, em seu blog:

Joaquim Barbosa, relator do mensalão:

“Não sou de dar satisfações, até porque acho que o Supremo não tem de dar satisfação alguma. Mas esse processo foi feito com total transparência. Os atos que pratiquei nesse processo poderia classificar até de muito generosos”.

Levará tempo para que o Supremo apague da memória geral a imagem dele próprio, projetada pelo anjo vingador, Joaquim Barbosa. Tenho para mim que a história registrará sua participação como o Torquemada, o condenador implacável, o justiceiro sem nenhuma sensibilidade para com pessoas que estavam sendo julgadas. O homem que aboletou-se no cargo e, a partir daí, passou a valer-se dele como revanche da vida. Um vingador a quem o sofrimento, as humilhações pelas quais passou no início de vida, tornaram-no mesquinho, ao invés de um vencedor generoso.

Não me refiro à condenação de Katia Rabello e outros dirigentes do Banco Rural, justamente condenados com base em sua participação objetiva nas tramoias. Mas na maneira como Barbosa quis a todo custo executar a vice-presidente Ayanna Tenório

Ela foi absolvida por 9 votos a 1 por uma corte implacável. Nove Ministros, dos quais 7 com propensão a condenar, que nada viram que pudesse comprometer a executiva. O único voto pela condenação foi de Joaquim Barbosa.

A sanha pde afirmação política do STF e do Procurador Geral da República, até então, não tinha poupado ninguém. Colocaram quase 40 pessoas no mesmo pacote e passaram a se lixar para as culpas objetivas de cada um. Em uma guerra por espaço político, entre o STF, a PGR e o PT, sobraram balas perdidas, matando quem estivesse no caminho, mesmo que não fizesse parte da disputa.

Ayanna foi o primeiro sinal de que não haveria execução sumário de todos os envolvidos pela sanha do Procurador Geral. Não foi outro o motivo que levou meu colega Jânio de Freitas a escrever, em sua coluna de hoje, que finalmente o STF tinha descoberto que existiam pessoas, seres humanos sendo julgados.

Dentre todos, nenhum magistrado foi tão insensível quanto Joaquim Barbosa. Arrogante até a medula, atropelando princípios de direitos individuais, chegou a interromper colegas que defendiam a inocência da executiva, para alardear que ela estava recorrendo a malandragens para se safar.

Um paradoxo: o grande homem, enquanto lutava para vencer preconceitos e dificuldades produzidas pela vida; uma figura mesquinha, quando chegou ao topo.

Marco Aurélio Mello, ministro do STF:

“Antes ter um culpado solto do que um inocente preso".

12 comentários:

Márcio disse...

Lula e Ananias somem da capa de edição mineira da Folha de S. Paulo

http://br.noticias.yahoo.com/lula-e-ananias-somem-da-capa-de-edi%C3%A7%C3%A3o-mineira-da-folha-de-s--paulo.html

Mario Santanna disse...

Brilhante o artigo de Nassif e exemplifica muito bem quando a razao e vencida pela vinganca.Mas e sempre bom lembrar,que a consiencia mata pelo remorso.Quem viver vera!!!!

Luis disse...

Pena, que as balas perdidas são de festim, assim são os covardes.

Audo disse...


Que pena. E eu que acreditava muito nesse pobre Barbosa!... Que pena!...

Regina disse...

Nesse artigo LN se saiu muito bem. Não se portou com o fez no artigo sobre FHC. Ali senti no fundinho uma vontade de ficar bem na fita para FHC. Aqui ao contrário, a análise foi fria, racional, como sói acontecer. Muito bom!! Acrescentaria que a possibilidade de JB ser o próximo supremo presidente, isso concorrerá para uma maior exposição de sua pessoa na mídia. O comportamento de um juiz imparcial teria como consequência dois anos de intensa batalha midiática, a qual ele não suportaria, pelas razões apontadas no artigo.
Ele quer ser o supremo presidente que agrade a mídia e a oligarquia para que se sinta parte integrante dessas.

Jose da Mota disse...

Salomão chora por dentro, o que vê no Brasil seria o mesmo que ver uma mãe legítima aceitar partir o filho ao meio, por vaidade, orgulho ou inveja. A poesia abaixo retrata isto.


"Fruto da ambição. Filhos que partem a pátria mãe ao meio, por vaidade, orgulho e inveja"


Eis lua cheia clareia
Quem dita é o mal
Sequer força receia
Abusa de seu mental


Invasão a salomão
Destruição de seu saber
Regras vão na contramão
De divino ser ao ter


Impera o amor não
Masmorra é justiça
Forca é jurisdição
Mente fica postiça


Salomônico saber
Atirado aos porcos
Luminar apodrecer
Eis vivos sois vil mortos


Homens pátria mãe gentil
Por ambição dão Brasil
Para anti-salomão
Alcunha-se Mensalão

Anônimo disse...

Um sujeito despreparado.As nomeações com carater politico e demagogico dão nisso...E foi o sr.Lula que o nomeu não foi?

Anônimo disse...

Cuidado nassif, daqui a pouco alguns idiotas vão acusa-lo de racismo!

Anônimo disse...

A diferença de lula um vencedor nordestino brasileiro patriota...

Marcelo Delfino disse...

Já vi picareta governista dizendo por aí que, apesar do que tem feito, Joaquim Barbosa jamais ganhará a Casa Grande. Só faltou o missivista dizer que Barbosa jamais deveria ter saído da senzala.

Racismo é racismo. Não importa de que lado está.

Giovani disse...

Só o tempo dirá se a vingança de JB será soberana frente à razão. Quem vê o processo de perto e acompanhou durante anos pode ter uma visão privilegiada sobre o envolvimento dos acusados. Não sejamos ingênuos de acreditar que não houve nada e ninguém sabia nada. Acredito que o mensalão do PSDB precisa ser investigado pois foi muito pior, mas acreditar que dentro do PT só tem santos... aí é demais!!!

Marcelo Delfino disse...

Eis a denúncia de racismo: http://governismodoencainfantil.tumblr.com/post/30598219047/o-lugar-dele-todos-sabem-e-na-senzala