quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Serra volta a subir... na rejeição!

Por Altamiro Borges

A nova pesquisa Datafolha, publicada hoje, não apresenta mudanças abruptas na disputa para a prefeitura de São Paulo. O "azarão" Celso Russomanno (PRB) continua na liderança, mas caiu três pontos. Já tucano José Serra recuou mais um pontinho, o que reforça o risco de que poderá ficar de fora do segundo turno. E o petista Fernando Haddad subiu um  ponto, num crescimento sustentável, mas tímido. Tudo se deu dentro da chamada margem de erro. O dado mais significativo, porém, foi o novo aumento da rejeição de Serra.

Segundo o Datafolha, a taxa de rejeição do eterno candidato tucano subiu de 42% para 46%, um índice recorde nas disputas eleitorais na capital paulista. Quase metade dos eleitores paulistanos afirma que não votará em Serra "de jeito nenhum". Mesmo que consiga ir ao segundo turno, hipótese hoje questionável - inclusive por setores da mídia que sempre trataram o tucano como "imbatível" -, a sua situação é cada vez mais difícil. Como confessou o próprio FHC, há "uma fadiga de material" e o eleitor está cansado do PSDB, que comanda o estado e a prefeitura há muitos anos. 

A distância entre Serra e Haddad diminuiu novamente, passando de cinco para três pontos percentuais. Eles estão tecnicamente empatados em segundo lugar. O tucano oscilou um ponto percentual para baixo e agora tem 20%. O petista oscilou positivamente um ponto e foi a 17%. Outro dado interessante da pesquisa é que o candidato do PRB apresentou, pela primeira vez, um tendência de queda em alguns dos segmentos, como entre os eleitores com mais de 60 anos - sua intenção de voto caiu de 37% para 27%. 

3 comentários:

Anônimo disse...



Vamo que vamo Mestre Haddad. Tô na sua luta desde as acusações contra o senhor no Enem. Até chorei de ver a podridão contra o senhor. Vamos lá...

Diogo (Nógue) Nogueira disse...

Acho que estão segurando essa pesquisa manipulando as margens de erro. diminuindo a queda do Serra e o crescimento do Haddad. seria possível?

Anônimo disse...

Eh claro que Haddad já está à frente de Serra!