domingo, 28 de outubro de 2012

ACM Neto ressuscitará o DEM?

https://www.facebook.com/acmnetodadepressao
Por Altamiro Borges

Numa disputa mais apertada do que alardearam os institutos de pesquisa, ACM Neto venceu as eleições para a prefeitura de Salvador. O demo obteve 53,6% dos votos válidos, contra 46,4 do petista Nelson Pelegrino. A vitória representa o retorno do "carlismo", da velha política dos coronéis, à capital baiana e está sendo festejada pela direita nativa. Ela é encarada como a tábua de salvação do DEM, o partido das oligarquias que estava caindo pelas tabelas e caminhava celeremente para a extinção.

A festança, porém, não garante a sobrevida da sigla. Os demos conquistaram duas prefeituras de capital – Aracaju, ainda no primeiro turno com João Alves, e agora em Salvador. ACM Neto administrará a terceira cidade com maior número de eleitores do país (1,9 milhão). Ele terá muita dor de cabeça para transformar a caótica capital baiana numa “vitrine do DEM”, como deseja o presidente da legenda, senador Agripino Maia. Pragmático, o demo tende a reduzir o seu ímpeto oposicionista e a compor com o governo federal.

Já o DEM continua a viver seu inferno astral. No computo geral, ele perdeu força nesta eleição. Em 2008, ele elegeu 496 prefeitos; agora, conquistou apenas 276 prefeituras (sem ainda considerar as cidades onde houve segundo turno). O DEM também perdeu 1.529 vereadores no país – um recorde entre as legendas que disputaram as eleições municipais. Em 2010, o partido já havia reduzido a sua bancada de deputados federais e senadores. Em 2011, ele sofreu um duro golpe com a formação do PSD de Gilberto Kassab.

O DEM também foi abalado com os escândalos envolvendo algumas das suas principais lideranças. O discurso da ética, que partia de políticos mais sujos do que pau de galinheiro, caiu por terra. O governador José Roberto Arruda foi preso no escândalo do “mensalão do Distrito Federal”. Ele chegou a ser cogitado para ser o “vice-careca” de José Serra na eleição presidencial de 2010. Já o senador Demóstenes Torres, outro presidenciável dos demos, foi cassado por seu envolvimento com a máfia de Carlinhos Cachoeira.

Nada garante que a vitória de ACM Neto vai conseguir ressuscitar o combalido DEM. Há fortes boatos, inclusive, de que alguns demos pretendem migrar para o PMDB e para o PSDB no próximo ano – inclusive o novo prefeito de Salvador. O “carlismo” venceu na capital baiana – isto é fato e representa um grave retrocesso político. Já a sobrevivência dos demos não está garantida. A conferir!

3 comentários:

Luis disse...

Que tristeza, baianos, que vergonha.

Paulim BR disse...

Data venia Luis. Tristeza sim, mas vergonha só pra metade dos baianos que escolheram retornar à senzala. A outra metade tem é que se orgulhar.

teo salvador disse...

alguns fatores levaram a derrota do pt em salvador (sou soteropolitano) uma foi as greves dos policiais e principalmente a greve dos professores. wagner nao teve habilidade pra negociar, cortou salarios dos professores, conheci professor que so nao passou fome pq amigos ajudaram. resumindo foi arrogante com os mesmo.um outro fator é que foi uma campanha grande pra um candidato pequeno. acm neto é um otimo orador e pelegrino um pessimo
e um 3° fator foi que salvador assim como sao paulo queria cara nova e pelegrino em sua 4° disputa nao era essa cara. neto sim infelizmente o carlismo esta de volta e eles cantavam aqui em alto e bom som "ôooo acm voltou ôoo"e digo mais se nao fosse lula e dilma a derrota seria muito mais acachapante! ou wagareza abre o olho ou nao vai fazer seu sucessor.