segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Folha confessa: PSDB saiu fragilizado

Por Altamiro Borges

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, não morre de amores pelas forças de esquerda. Muito pelo contrário. Mas ele tem o mérito de mexer com números, tabelas, dados concretos. Quando expõe o resultado destes estudos, sem partidarizar os seus textos, ele ajuda na complexão da realidade. Com base nestas pesquisas, ele hoje concluiu que o PT e o PSB foram os vencedores do primeiro turno das eleições municipais e que o PSDB saiu do pleito fragilizado. Vale conferir o seu "balanço preliminar":

*****

O PT e o PSB saem mais fortes das eleições municipais. Embora menor em tamanho, e até por isso conseguiu avançar mais, o PSB teve mais sucesso do que o PT.

O PSDB está mais frágil. Poderá minimizar esse fato com vitórias em disputas de segundo turno para as quais a legenda se qualificou – sobretudo em São Paulo.

Partidos que perderam em tamanho e devem fazer uma autocrítica: PMDB, PP, PDT, PTB e DEM. O Democratas é o que enfrenta a maior crise, pois perdeu mais de 200 prefeituras e quase 5 milhões de votos se comparado ao que obteve em 2008.

*****

O festival de besteiras dos "calunistas"

A conclusão de Fernando Rodrigues deveria servir de reflexão – ou de internação – para alguns outros “calunistas” da mídia, metidos a especialistas em política e eleições. Eles apostaram na derrota do PT e das esquerdas e no ressurgimento da direita nativa. Sem adotar o receita de FHC, a que tanto bajulam e veneram, eles não deviam esquecer as besteiras que escreveram durante a campanha. O blog do jornalista Luis Nassif ajudou neste esforço ao listar as previsões – ou torcida – destes “formadores de opinião”. Cito alguns delas:   

*****

1. Dora Kramer (Estadão - 4/10)

a) Citando "outros".

Lula não é mais aquele, sua liderança se esvai e sua influência míngua, constatam analistas, cientistas, especialistas em geral.

b) Opinando.

Verdade que ele [Lula] não inspira o mesmo entusiasmo entre os que até outro dia o consideravam um oráculo nem provoca o mesmo temor entre aqueles que, na oposição, evitavam enfrentá-lo. No ambiente dos políticos e partidos aliados tampouco priva da reverência de antes.


2. Merval Pereira (7/10)

A “mais complicada” eleição paulistana pode acabar deixando de fora da disputa Fernando Haddad, o candidato que o ex-presidente tirou do bolso de seu colete, outrora considerado milagreiro. Terá sido a primeira vez em que o PT não disputará o segundo turno na capital paulista, derrota capaz de quebrar o encanto que se criou em torno das qualidades quase mágicas do líder operário tornado presidente.


3. Ricardo Noblat (27/9)

Enquete: Pesquisas mostram PT fraco nas capitais. Aponte o motivo


4. Editorial do "Estado de S. Paulo": Lula está definhando? (30/9)


5. João Ubaldo Ribeiro (30/9)

Ele [Lula] insistirá e talvez ainda o vejamos perder outra eleição em São Paulo. Não a do Haddad, que aparentemente já perdeu. Mas a dele mesmo, depois que o mundo der mais algumas voltas e ele quiser iniciar uma jornada de volta ao topo, com esse fito candidatando-se à prefeitura de São Paulo.


6. Fernando Gabeira (28/9)

Ao longo de minhas viagens observei que o mensalão não havia afetado as eleições municipais. Mas o processo está em curso. Algumas cidades já estão afetadas, como São Paulo e Curitiba. Nesta ocorre algo bastante irônico: o candidato Gustavo Fruet (PDT) é acusado de ter o apoio do PT e por isso perde votos. Fruet foi um dos deputados que investigaram o mensalão na CPI dos Correios.


7. José Roberto de Toledo - Consumismo, mensalão e voto (24/9)
Um resultado possível a sair das urnas é o PT, desgastado pelas condenações do mensalão, perder espaço nas capitais mas crescer no interior. Será mais um passo para virar o novo PMDB.


8. Rogério Gentile (20//9)

O julgamento no STF tem afetado Haddad, que está com um desempenho inferior ao tradicional do PT.Uma eventual condenação de José Dirceu pode agravar sua situação, por mais que ele tente se desvincular do colega de partido.


9. Cláudio Humberto (22/8)

SÓ NO TRANCO

Apadrinhado de Lula, Haddad esperava atropelar Serra com a entrada da presidente Dilma e de Marta Suplicy na campanha. Deu chabu.


10. Marco Antonio Villa (7/10)
O grande perdedor é o Lula. Até agora, ele fracassou em suas principais movimentações. Se a candidata fosse Marta Suplicy em São Paulo, ela estaria no segundo turno.


11. Tuíte da revista "Veja" (7/10)

 @VEJA: Derrocada do PT e disputas acirradas marcam eleições

6 comentários:

Luis disse...

Cara, que bando de idiotas, em que mundo vivem, e eu sempre achei o João Ubaldo um idiota, agora tenho certeza, xaropão. Agora, vem cá, não se fala do Psol não?

Anônimo disse...

Vou citar o nome dos CRETINAS (cretinos): Dora Kramer, Ataufo Merval, R. Noblat, João Ubaldo (parou de criar), Fernando Gabeira, Rogerio Gentile, Claudio Humberto, Marco A. Villa. Faltou o Jabor... Quanta SAFADEZA... EUGÊNIO

Antonio Lyra Filho disse...

A cara de Merval na Globo News disse tudo.

Anônimo disse...

Sinceramente,nunca ví tanta imbeci-
lidade junta! Acrescente-se inveja,
despeito e ignorância.Haddad será
sim o próximo Prefeito de São Paulo
e o Padim Pade Cerra,o rejeitado,
terá que enfiar a viola no saco...

Anônimo disse...

Mas é um bando de idiotas mesmo. Temos que reconhecer que um dos fatores do sucesso da esquerda nos últimos anos é a fragilidade da oposição, uma direita elitista e burra, principalmente a imprensa golpista militante que tem muita grana, a grande maioria dos canais de comunicação com a população, quase o monopólio dos veículos de comunicação de massa (rádio e TV)e no entanto seus “colaboradores” são uns cretinos. Aqui no RS a comentarista da rbs estava em estase pelo fraco desempenho do PT na capital. Esqueceu que os três candidatos que chegaram na frente são da base do governo federal inclusive o prefeito Fortunati e que o candidato do psdb e de yeda detran crussius(cria da rbs), um verdadeiro boçal, ficou com dois por cento de votos atras do PSOL inclusive. Agora eu entendo o lamento desses empresários da mídia reclamando da falta de qualificação dos profissionais no país.Com esses idiotas bajuladores que trabalham para eles! Os bons profissionais não se submetem a esse papel degradante. Imaginem uma reunião de serviço dessa gente, sendo cobrados pelos patrões: Seus m..... Vçs não me garantiram que iriamos nos livrar dessa raça? Que a esquerda seria varrida do mapa? Que o Brasil mergulharia na crise econômica e social? Quantos milhões a mais eu terei que gastar?A deturpação grosseira da realidade já não faz mais efeito, as mentiras e calúnias repetidas um milhão de vezes como ensinou o mestre goebels também já não serve.Quantos juízes,promotores,policiais,jornalistas,políticos eu terei que comprar ou chantagear? Vamos ter que apelar para a “tigrada” do terrorismo?

Unknown disse...

Miro,
Aqui no Ceará, o PSDB passou de 54 para 8(oito) Prefeituras…
O candidato do PSDB Marcos Cals teve 2,3% dos votos…
O PSDB tem atualmente 2(dois) deputados estaduais…
Isto é, morreu, acabou…O povo Cearense botou a última par de cal no PSDB/dem/pps/FHC/serra/tasso.