terça-feira, 30 de outubro de 2012

Furação Sandy e a mídia colonizada

Alexandre Haubrich, no blog Jornalismo B:

O direcionamento de diversos setores sociais brasileiros – e latino-americanos, de modo geral – às práticas estadunidenses, ao american way of life, não é novidade para ninguém. Entre outros espaços, essa realidade neocolonial se reproduz na indústria cultural, onde está inserido o jornalismo em seu modelo atual, e se reproduz na economia – embora nos últimos 10 anos o Brasil tenha se afastado da dependência em que se mantinha frente ao comércio com os EUA.

Esses dois setores – indústria cultural / midiática e economia – são, a despeito de interesses sociais, nacionais e regionais, os regentes do tipo de jornalismo levado a cabo pelos conglomerados de comunicação, altamente vinculados a empresas multinacionais vindas do Norte e às representantes nacionais de um modelo econômico que faz a competição esmagar a solidariedade, reforçando a atuação dos países “em desenvolvimento” como capachos dos países ricos e novos imperialistas em suas relações com as nações pobres. Essa associação, como já dito, não é apenas econômica, mas também cultural.

É por tudo isso que a passagem do furacão Sandy pelo Caribe, onde atingiu Jamaica, Cuba, Bahamas e Haiti, tem pouco interesse para os conglomerados de comunicação. A informação não lhes diz respeito, apenas a venda de conteúdo. Os 69 mortos confirmados até agora na região caribenha em pouco ou nada dizem respeito a uma mídia que dá as costas à pobreza e aos países “periféricos” no jogo econômico e político mundial para voltar-se exclusiva e insistentemente aos centros capitalistas.

Os referidos países caribenhos, dentro de suas desesperadoras limitações estruturais, também tiveram sua etapa de preparação para enfrentar o furacão Sandy. Sobre isso, os sites dos dois principais jornais do Brasil – Folha de S. Paulo e Estadão – pouco ou nada falaram. Sobre os efeitos da passagem do furacão – 69 mortos, além da destruição – apenas referências rápidas, uma ou outra nota. Sandy ainda não chegou aos EUA. Mesmo assim a cobertura já é exaustiva desde que iniciou seu caminho do Caribe até a costa estadunidense.

Em uma busca pelos dois sites, encontramos 81 títulos no Estadão e 30 na Folha que se referem a “furacão” ou “Sandy”. Há ainda algumas outras matérias nas quais os títulos não contêm essas palavras mas se referem ao furacão, mas optamos por esse recorte. No Estadão, entre as 81 matérias, 66 (81,48%) referem-se aos EUA (sendo que o furacão ainda nem chegou por lá). Na Folha, o mesmo acontece com 24 matérias (80%). Influência clara e direta da mente e da prática colonizada.

*****

Estadão (de 24/10 a 29/10)

81 títulos com “furacão” ou “Sandy”

EUA – 66 (81,48%)

Caribe – 5

Cuba – 4

Jamaica – 2

Jamaica e Cuba – 1

Caribe e Cuba – 1

Caribe e Bahamas – 1

Caribe e EUA – 1

*****

Folha (de 24/10 a 29/10)

30 títulos com “furacão” ou “Sandy”

EUA – 24 (80%)

EUA e Caribe – 2

Cuba – 2

Caribe – 1

Jamaica – 1

*****

* Coberturas interessantes sobre a passagem do furacão Sandy pelo Caribe, que não excluem uma cobertura atual sobre a situação nos EUA, estão, por exemplo, na TeleSur, no Opera Mundi e no Cubadebate.

2 comentários:

reginaldo disse...

o pior é todo dia morre quase 20 pessoas em SP e midia nao dá a minima.

RLocatelli Digital disse...

A filha de uma amiga minha, pessoa com bom nível de instrução, se disse arrasada pelo fato de que o furacão resultara no cancelamento dos desfiles de Halloween em NY...