quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Globo e Record sabotam Haddad

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Numa das eleições mais disputadas para a prefeitura de São Paulo, as duas principais redes privadas de tevê, que exploram concessões públicas, boicotaram a reflexão sobre os graves problemas da cidade e as propostas dos candidatos para o seu enfrentamento. A TV Record cancelou o debate agendado para segunda-feira com a desculpa de que o tucano José Serra não respondeu ao convite oficial. Já a TV Globo suspendeu o debate marcado para amanhã (4) sob o argumento de que o formato não era conveniente.

Esta postura antidemocrática só confirma que as emissoras de televisão atuam como partidos políticos e que se tornaram palanques eleitorais. No caso da TV Globo, o cancelamento serviu ao queridinho da famiglia Marinho, o tucano José Serra, que despencou nas pesquisas e tem fugido do embate de ideias. Já no caso da TV Record, a suspensão do debate evitou exibir as fragilidades do “azarão” Celso Russomanno, que é funcionário da emissora e tem o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus.

O eleitor paulistano saiu perdendo com estas decisões autoritárias. Ele não pode confrontar as propostas e conhecer melhor as virtudes e defeitos dos candidatos. Outro prejudicado foi o petista Fernando Haddad, conforme atesta a própria Folha. O jornalista Nelson de Sá ouviu o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, da Fundação Getúlio Vargas. Para ele, não há dúvida que “o candidato mais atingido pelo cancelamento dos debates é Fernando Haddad”.

“Ainda pouco familiar aos eleitores, ele precisava da exposição não só na TV Globo, mas na TV Record, a segunda audiência... A Record cancelou porque Russomanno não queria e porque a equipe de Serra se negou a participar das reuniões de organização. Agora a Globo cancela porque [Levy] Fidélix obteve liminar para participar. É o mesmo Fidélix que vinha sendo elogiado por Serra em debates anteriores e, segundo a ‘Veja’, procurou Geraldo Alckmin na última semana para ensaiar apoio ao tucano no segundo turno”.

0 comentários: