domingo, 7 de outubro de 2012

Haddad, Serra e Russomano: quem vai?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

São Paulo tem a eleição mais emocionante, desde que Luiz Erundina atropelou os favoritos nos últimos 5 dias e ganhou a Prefeitura em 1988. Mas naquela época não havia dois turnos. Dessa vez, a decisão é pra saber quem se enfrentará na rodada final.

O Ibope, na pesquisa divulgada na véspera do pleito, traz um tríplice empate: Russomano, Serra e Haddad – todos com 22% dos votos totais (26% dos válidos). Eleição completamente aberta.

O DataFolha – ligado ao jornal conservador “Folha de S. Paulo”, próximo a Serra – foi o único instituto que jamais trouxe o tucano em terceiro lugar na disputa. E o DataFolha, na véspera da eleição, traz números um pouco diferentes do Ibope: coincidentemente, Serra aparece ligeiramente à frente de Russomano, retomando a ponta.

O candidato do PRB - que passou dois meses em primeiro lugar - despenca há duas semanas, desde que virou alvo de petistas e tucanos. Haddad aparece em terceiro no DataFolha, mas em empate técnico com Russomano.

DataFolha (6 de outubro) – votos totais

Serra – 24%

Russomano – 23%

Haddad – 20%

Chalita – 11%

Na internet, muita gente desconfia do DataFolha… Haveria motivos pra isso? Quem estaria com a razão? Logo saberemos…

A lógica, hoje, aponta para uma decisão entre Haddad e Serra no segundo turno. Explico. Russomano segue em queda há 15 dias. A curva dele é descendente. A curva de Haddad e Serra é levemente ascendente.

Meu palpite é que teremos Serra em primeiro, com algo em torno de 25% dos votos totais. Haddad e Russomano disputam a segunda vaga, com vantagem para o petista. Além da tendência de alta, o petista é favorecido por outro detalhe, importante numa eleição tão apertada: os eleitores dele tem um conhecimento maior sobre o número do candidato, até pela tradição do PT. Parte significativa do eleitorado de Russomano desconhece o número do candidato.

Pelo twitter, dei meu palpite para a eleição em São Paulo, considerando os votos totais: Serra 25%, Haddad 23%, Russomano 21%, Chalita 14%, Soninha 4%.

Claro que Russomano pode estancar sua queda e seguir ao segundo turno. Hoje, no entanto, isso parece menos provável do que há uma semana.

E você? Qual seu palpite para a eleição de São Paulo?

Aguardo seu comentário sobre a eleição também em outras cidades brasileiras…

3 comentários:

Unknown disse...

Chegou a Hora!...
Vamos dar uma resposta a essa Mídia Golpista. aos Ministros do STF, ao MPF e a esses Partidos da Direita reacionária...
Vamos Votar nos candidatos do PT e nos candidatos de esquerda...
Vamos derrotar mais uma vez esses traidores do povo Brasileiro.

É Lulala, É Dilma

Fernando(Kegin) disse...

Russomano já era, o povo conseguiu enxergar que esse cara não serve pra prefeito de São Paulo. O segundo turno será entre Serra e Haddad com este vencendo a eleição pois será apoiado por Chalita além de uma série de outros fatores.
A prefeitura de São Paulo finalmente ficará livre dos tucanos que acabaram com a cidade, FORÇA HADDAD!!!!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Em Ponta Grossa vai dar Péricles (PT) X Marcelo Rangel (PPS).