sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mentiras de Serra no debate da Band

Por Altamiro Borges

A TV Bandeirantes promoveu ontem à noite o primeiro debate entre os dois finalistas da eleição para a prefeitura paulistana. O que se viu é que José Serra, apesar da queda nas pesquisas, não vai abandonar sua linha agressiva de campanha nesta reta final. Ele não detalhou as suas propostas – como ele mesmo já disse, pouco importa o programa de governo – e partiu para o ataque contra Fernando Haddad. Serra citou o “mensalão petista”, criticou a ex-prefeita Marta Suplicy e tentou desqualificar o candidato adversário.

Mentor e padrinho de Gilberto Kassab, prefeito que aparece com 42% de rejeição nas pesquisas, Serra preferiu atacar a administração de Marta Suplicy. Na maior caradura, afirmou que a atual senadora deixou a prefeitura quebrada e endividada. Do auditório da Band, Marta reagiu indignada: “Mentira”. Aliado incondicional do ex-governador José Roberto Arruda e do ex-senador Demóstenes Torres, dois corruptos flagrados com batom na cueca, ele citou várias vezes o ex-ministro José Dirceu.

Ministro do ex-presidente FHC, que destruiu o país – com recordes de desemprego, privatizações criminosas, servilismo ao FMI e várias outras desgraceiras –, o tucano teve o desplante de falar em “experiência administrativa” para estigmatizar Fernando Haddad. Voltou a criticar as fraudes no Enem, deixando de mencionar que a gráfica responsável pelo crime é do Grupo Folha, que sempre o apoiou nas disputas eleitorais e que terá que pagar uma multa de R$ 73,4 milhões pelo vazamento das provas.

Felizmente, Fernando Haddad não se intimidou diante da agressividade do eterno candidato do PSDB – que ainda mete medo em alguns jornalistas da mídia “chapa-branca”. Logo no início do debate, o petista ainda fez “um convite para uma campanha de alto nível” e propôs que Serra deixasse a “truculência de lado”. Como o pedido foi em vão, Haddad reagiu à altura e mostrou-se preparado. Com ironias e inúmeros dados, ele desmontou a péssima gestão de Kassab e desmascarou a falsa propaganda do tucano.

4 comentários:

Ramalho disse...

“... ex-presidente FHC, que destruiu o país...“

As gestões de FHC, como ministro da fazenda e presidente da república, levaram a dívida pública líquida de cerca de 26% do PIB, em 1993, para cerca de 60% do PIB, em 2002. FHC et caterva endividaram o país em 34% do PIB - e isto conservadoramente, pois, provavelmente, a dívida contraída foi maior.

Para se ter ideia da dimensão do rombo em reais, é necessário, referi-lo a um PIB brasileiro recente; assim, atualiza-se o PIB e a unidade monetária. Tomando-se o PIB de 2011, vê-se que os 34% do PIB equivalem, então, a estonteantes UM TRILHÃO E QUATROCENTOS E OITO BILHÕES DE REAIS.

UM TRILHÃO E QUATROCENTOS E OITO BILHÕES DE REAIS é muito dinheiro, mormente quando se sabe que o patrimônio nacional não aumentou no período (ao contrário, diminuiu com a privataria), não houve ganhos extraordinários do funcionalismo civil e militar, as aposentadorias perderam poder de compra, os serviços públicos foram aviltados. Do ponto de vista do Estado, portanto, o dinheiro sumiu, ou seja, o endividamento não se deu em favor do interesse público.

Para onde foi essa fábula de dinheiro? Para banqueiro, rentista, paraíso fiscal, político do governo? Para onde foi o dinheiro? Por que o dinheiro foi para onde foi? Havia alternativa menos onerosa na condução da política econômica do país? A política econômica praticada atendeu o interesse público?

Enquanto FHC e o PSDB não responderem convincentemente estas perguntas, tem-se todo o direito de dizer que, no governo FHC, houve o maior assalto da história brasileira ao patrimônio público (mormente depois de que, segundo o Supremo, indício passou a ser prova). Jamais se roubou tanto a “viúva”, quanto durante o governo fernandista.

Don Giovanni disse...

Excelente comentário, Ramalho. O povo precisa ter conhecimento desse assalto a mão armada a nação. PSDB nunca mais!!!!

Anita Kairuz disse...

Haddad deu um show de competência! Tiro certeiro de Lula! Sampa eh nossa

RLocatelli Digital disse...

Fundamental esse balanço do debate. Serra só tem baixaria, não tem propostas. Também queria elogiar o comentário do Ramalho. É preciso que a esquerda consiga chegar a mais pessoas para levar os dados estarrecedores que o Ramalho expôs.