quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Álvaro Dias vai aderir ao governo Dilma?

Por Altamiro Borges

O jornalista Esmael Morais, sempre rápido no gatilho, acaba de postar uma notícia bombástica em seu blog. Sarcástico, ele brinca que o senador Álvaro Dias, um dos mais ácidos críticos do chamado lulopetismo, está próximo de deixar o PSDB e “bem perto de integrar a base de sustentação de Dilma, do PT”. A notícia comprova que os tucanos saíram trincados das eleições municipais, bem diferente dos balanços otimistas escritos por alguns dos seus caciques e replicados pela mídia venal. Vale conferir a bomba de Esmael:

*****

Não se fala de outra coisa em Brasília e Curitiba. O senador Álvaro Dias, ainda líder do PSDB no Senado, deu uma bicuda no balde nesta terça-feira (6) ao classificar o governo do correligionário Beto Richa como um antro de “nepotismo, fisiologismo, loteamento, sem escrúpulos, balcão de negócios, promiscuidade, etc.”.

Na prática, Álvaro jogou a toalha e disse que não fica mais no ninho tucano. Para corroborar com essa tese, também hoje o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, reafirmou que disputará o Senado em 2014. Em outras palavras, o PSDB vai negar a legenda para Álvaro tentar a reeleição.

A tendência é que Álvaro Dias migre para o PDT do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet, e do seu irmão Osmar Dias, ex-senador e ex-candidato ao governo do estado em 2010. Há quem especule que o ainda tucano embarque na canoa do PMDB de Roberto Requião ou no recém-criado PSD, no Paraná comandado pelo deputado federal Eduardo Sciarra.

O diabo é que todas essas opções partidárias disponíveis – e viáveis – são da base de sustentação do governo petista de Dilma Rousseff. Álvaro, caso queira continuar no Senado, muito provavelmente, terá que botar a estrela do PT no peito. O seu irmão, Osmar, já fez isso em 2010 e gostou. É a política como ela é.

*****

Álvaro Dias ainda é o histérico líder do PSDB no Senado. Ele chegou a ser cogitado como candidato à sucessão presidencial em 2014. Nesta semana, ele foi apontado por seguidores do derrotado José Serra como nome “neutro” para presidir o fraturado partido, evitando o confronto com o cambaleante Aécio Neves. Agora, ele sinaliza que está prestes a deixar o ninho tucano. Ele e Beto Richa, outro derrotado nas eleições de outubro, não se entendem. Em seu blog, hoje, Álvaro Dias detonou o governador tucano:

*****

Porque afastei-me do comando do PSDB-PR

Afastei-me do comando do PSDB do Paraná porque coerência é respeito à população. Não poderia apoiar no Estado o que combato com veemência em Brasília. O modelo promíscuo de governo instituído em Brasília foi transplantado para o Paraná. Nepotismo, fisiologismo escancarado e loteamento sem escrúpulos engordando a estrutura da administração publica e comprometendo sua eficiência. Esse é o sistema vigente no país e que combato.

Instala-se o balcão de negócios para cooptação dos partidos políticos a pretexto de se garantir a propalada governabilidade. Rima-se governabilidade com promiscuidade. Com isso limita-se numericamente a oposição reduzindo a fiscalização, a crítica e a denúncia. Os governantes ficam confortáveis para errar. Gastam fortunas em publicidade enganosa para iludir a opinião pública e angariar popularidade. O povo paga caro por isso! Não compactuo e continuarei combatendo. Fiquei quase dois anos em silêncio esperando por mudança de postura. Quem governa o Paraná não mudou. Não posso mais ficar calado!

*****

O discurso ético do senador, porém, é pura bravata. Ele não está se afastando do PSDB por coerência ou princípios. Na verdade, ele foi “afastado” da legenda em função das brigas e disputas internas. Álvaro Dias foi rifado e sua vaga para o Senado, nas eleições de 2014, foi garfada pelo governador tucano, o chefão do ninho no Paraná. As críticas que ele faz à gestão de Beto Richa são reais – infelizmente, a mídia “privada”, sempre tão seletiva, evita investigá-las. Mas este não é o verdadeiro motivo da sua explosão de revolta.

Eu seu twitter hoje, o deputado Valdir Rossoni, escolhido na "democrática" estrutura tucana para disputar o Senado, até ironizou a ira do ex-colega. “Nunca ouvi o senador Álvaro defender a moralização do Senado, por quê? Arruma a casa primeiro”. “Como já dizia o sábio Ulysses Guimarães: ‘Álvaro Dias não pode ver uma passarela que quer desfilar’”. E concluiu: “Dentro do PSDB, eu sou candidato ao senado, tenho direito e me sinto preparado para alçar voo”. Ou seja: Não tem mais jeito. Álvaro Dias “morreu” entre os tucanos!

8 comentários:

Anônimo disse...

Já vai tarde a vestal.

Anônimo disse...

E quem lê o Estadão e a Folha e assite a Globo acha que ele é uma donzela de Cervantes.

jeferson damascena disse...

Álvaro Dias joga praticamente sua última cartada para se manter no cenário político paranaense.Desafeto de Beto Richa, vê seu espaço no PSDB do seu estado minguar. Sua declaração de "indignação" bem encenada(como tudo o que faz), é uma tentativa de marcar território. Dias, político medíocre e boneco de ventríloquo do PIG, aposta no forte antipetismo no estado para derrubar um governador inepto que foi não foi capaz de articular sequer um candidato próprio nas 4 maires cidades do Paraná,aqui no Paraná, um dos estados mais conservadores e reacionários do país.

Anônimo disse...

Tô adorando esta briga: é pena de tuacano por todos os lados (não, por favor, não me critiquem os defensores da fauna brasileira, pois esses tucanos são apenas empalhados e o que restar da briga é passível de reciclagem...

Marcelo Delfino disse...

Nenhuma surpresa se Álvaro for para algum partido lulo-dilmista, como já fizeram inúmeros ex-demos e ex-tucanos. Se conforme dizem por aí a História acabou a partir do Governo Lula, pra quê oposição?

Estou sendo irônico, aqui.

Regina disse...

Interessante que eles esquecem que foram criadores da tal "cooptação dos partidos políticos a pretexto de se garantir a propalada governabilidade".

Anônimo disse...


O MAIS NOVO MENSALÃO DO PSDB [agora, o mensalão tucano do Paraná, revisor!]

#############################################

(...)
Instala-se o balcão de negócios para a cooptação dos partidos políticos a pretexto de se garantir a propalada governabilidade.
Rima-se governabilidade com promiscuidade.
Com isso limita-se numericamente a oposição reduzindo a fiscalização, a crítica e a denúncia.
Os governantes ficam confortáveis para errar.
(...)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: Álvaro Dias: “Gastam fortunas em publicidade enganosa”
Por que afastei-me do comando do PSDB-PR
por Alvaro Dias, em seu blog
6 de novembro de 2012 – 9:13 Política
sugerido pelo Tiago Tobias
em http://www.viomundo.com.br/denuncias/alvaro-dias-gastam-fortunas-em-publicidade-enganosa.html
Denúncias
publicado em 7 de novembro de 2012 às 18:05

#########################################

Que país é este, sô?!…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Under_Siege@SAGGIO_2 disse...

tenho NOJO deste cinico e botocado senador do PSDB/DEMO/PPS.

Seria um a menos a latir mentiras na Tribuna do Senado, caso ele tenha que se humilhar indo pro PDT e fazer parte da coalizao da base de apoio do governo federal.