sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Barão de Itararé terá núcleo no DF

Por Sônia Correa, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Com o objetivo de discutir a criação de um núcleo do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, militantes da luta pela democratização da comunicação se reuniram na manhã da quinta-feira (8/11), aproveitando a passagem por Brasília do presidente nacional da entidade, Altamiro Borges (Miro).


A conversa começou com uma exposição de Borges, que analisou os acontecimentos recentes relativos ao movimento de democratização da mídia. Ele destacou que o período da campanha eleitoral, naturalmente, desagrega as lutas dos movimentos sociais, à medida que todos os militantes acabam por se envolver na batalha das eleições. Passadas as eleições, no entanto, é hora de retomar a luta com entusiasmo.

Na avaliação de Altamiro Borges, a grande mídia atuou explicitamente e com muita força para influenciar nos resultados eleitorais, de modo especial, com a cobertura sem precedentes do julgamento dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores no Supremo Tribunal Federal. Apesar de toda energia despendida pelos grandes veículos, o resultado eleitoral não correspondeu ao esperado pelo “Partido da Imprensa Golpista”, o PIG.

Em seu entendimento, ao invés deste resultado abrandar a ofensiva da grande mídia, esta deve radicalizar ainda mais seus ataques. Para Miro, a intenção do PIG é atingir Lula e a presidenta Dilma, com vistas à impedir a vitória da esquerda nas eleições de 2014.

Entretanto, o presidente do Barão de Itararé chamou a atenção para que, embora o arrefecimento da batalha, em virtude do período eleitoral, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e as entidades que dele fazem parte, lançaram a campanha Para Expressar a Liberdade (http://www.paraexpressaraliberdade.org.br). Ele também lembrou que novos e importantes atores passam a atuar com energia e reforçam a luta pela democratização da comunicação.

Borges ainda informou que o Relator Especial das Nações Unidas para promoção e defesa da liberdade de expressão e opinião, Frank La Rue, que recentemente manifestou apoio à “Leyde Medios” argentina, estará em Brasília nos dias 11 e 12 de dezembro. “Queremos realizar audiências com La Rue, pois ele apresenta uma opinião que reforça a nossa luta por uma comunicação livre e democrática”, afirma.

Outra informação discutida na reunião foi a possível presença no Brasil da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, na reunião do Mercosul que acontece em Brasília, entre os dias 07 e 09 de dezembro, justamente quando entra em vigor a “Lei de Medios” na Argentina. “Devemos manifestar nosso apoio à coragem da presidenta argentina e também pedir que a nossa presidenta se inspire nesta coragem para criar uma nova Lei de comunicações para o novo tempo no Brasil”, diz Borges.

A conversa também tratou do papel do Barão de Itararé, que é agregar atores que lutam pela democratização da comunicação, independentemente dos matizes políticos. As frentes que movem o Barão são a democratização da comunicação, o movimento de mídias alternativas (blogs, redes sociais, rádios e TVs comunitárias, etc), formação dos militantes de comunicação e estudos da mídia. “Quem quiser contribuir com estas questões será bem-vindo no Barão de Itararé”, diz o presidente.

Miro disse, ainda, que Brasília tem uma importante equipe para iniciar este trabalho, que envolve acadêmicos renomados, jornalistas, blogueiros progressistas e militantes da comunicação. “O que precisamos é montar este time que já nasce com capacidade de elaboração e de operação”.

Após uma rodada de opinião e propostas, os presentes definiram realizar uma reunião chamando todos os militantes que possam se somar na organização do Barão de Itararé no Distrito Federal. A atividade será na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), no próximo dia 1º de dezembro, às 10h. Mais informações: (61) 81526578.

1 comentários:

Paulo Morani disse...

Parabéns do O Broguero. Sugestão: comecem a interpelar o Conselho de Comunicação Social.