quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Juvensur termina com saldo positivo

Por Mariana Serafini 

O Seminário Permanente de Integração Regional – Juvensur – aconteceu entre os dias 1º e 4 de novembro em Foz do Iguaçu. Contou com a participação de autoridades políticas e militantes dos movimentos sociais do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Durante os quatro dias os jovens participaram de palestras, mesas redondas, e debates que deram base para os grupos de trabalho desenvolvidos no sábado (3). Os GT´s foram divididos em dez eixos: “Acesso A Terra”, “Autonomia e Qualidade de Vida”, “Gênero e Juventude Rural”, “Trabalho Decente e Geração de Renda”, “Educação do Campo”, “Mais e Melhor Educação”, “Gênero e Trabalho Decente”, “Inserção Digna e Ativa”, “Conciliação dos Estudos, Trabalho e Vida Familiar e “Geração de Trabalho, Renda e Inclusão Produtiva”.

Cada eixo deliberou cinco propostas para o relatório final que foi aprovado pelos participantes e será encaminhado às autoridades pertinentes do Mercosul.

O Juvensur é um seminário permanente de integração do Mercosul promovido pela Reunião Especializada da Juventude do Mercosul (REJ). O primeiro foi realizado em Montevideo (Chile), o segundo em Mendonza (Argentina) e o terceiro em Foz do Iguaçu (Brasil), organizado pelo governo brasileiro que assumiu a presidência Pro-Tempore do Mercosul no segundo semestre deste ano.

Todos os participantes do Juvensur são jovens envolvidos em movimentos sociais em seus países que trazem suas experiências para um debate rico e capaz de propor novas soluções aos problemas relativos à realidade jovem de cada país.

O ministro-chefe da Secretaria da Presidência Geral da República, Gilberto Carvalho abriu o evento dando boas vindas especialmente aos jovens paraguaios. “Eu quero deixar claro que, não importa o que aconteça, nada vai nos separar de vocês”.

O golpe que o Paraguai sofreu recentemente foi assunto discutido tanto nas mesas redondas quanto nos grupos de trabalho e nos corredores do evento. O embaixador e representante do Brasil junto ao Mercosul, Rui Pereira, afirmou “O que aconteceu no Paraguai foi sim um golpe e a entrada da Venezuela no Mercosul é um processo totalmente legítimo”.

Para a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, o Juvensur é um espaço importante de debate onde os jovens do Mercosul tem a oportunidade de se encontrar e conhecer a realidade de cada país.

0 comentários: