quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Micarla afastada. Cadê o Agripino Maia?

Por Altamiro Borges

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou nesta semana afastamento imediato do cargo da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV). A decisão foi tomada pelo desembargador Amaury Moura e atende ao pedido do Ministério Público de 11 de outubro – ou seja, de antes do segundo turno das eleições municipais na capital potiguar. Segundo o MP, há “fortes indícios" de envolvimento da prefeita em fraudes na qualificação e seleção de organizações sociais para gestão das unidades de saúde na cidade.

Documentos recolhidos pela Operação Assepsia da Polícia Federal, em junho, revelaram os indícios de participação de Micarla de Sousa. Nove pessoas foram presas na ocasião, entre elas um procurador, um ex-secretário da Saúde e o secretário de Planejamento. De acordo com o MP, entidades contratadas pela prefeitura inseriam despesas fictícias nas prestações de contas entregues à Secretaria Municipal da Saúde como forma de desviar recursos públicos. Os contratos somariam cerca de R$ 26 milhões.

Presidente dos demos está na berlinda

O desembargador Amaury Moura notificou o presidente da Câmara de Vereadores, Edivan Martins, para que dê posse ao vice-prefeito, Paulinho Freire (PP). O afastamento da prefeita marca o fim de uma gestão desastrosa. Recente pesquisa do Ibope indica que ela tinha 92% de rejeição – o maior índice entre os prefeitos de capitais. Milhares de jovens saíram às ruas de Natal para exigir o “Fora Micarla”. Desgastada, ela nem concorreu à reeleição. Carlos Eduardo Alves, do PDT, venceu o pleito no segundo turno.

O único efeito prático do afastamento da “verde” Micarla é que ele ajuda a desgastar ainda mais a imagem do senador Agripino Maia, presidente nacional do DEM e o seu principal cabo-eleitoral em 2008. O demo adora posar de paladino da ética. Nesta semana, ele chegou a articular com os presidentes do PSDB e do PPS pedido de abertura de ação contra o ex-presidente Lula, acusando-o de chefe do “mensalão”. Depois, a sigla mais suja do que pau de galinheiro desistiu da iniciativa golpista. Agripino agora está na berlinda! 

4 comentários:

Anônimo disse...

Além de Micarla o Rabo de Palha (como ele, Zé Agripino, é conhecido em Natal) também emplacou o trambolho que é a governadora Rosalba (DEM.) As duas (ela e Micarla)eram identificadas como o bagaço empurrando o cisco.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Cadê o Agripino Maia? Na berlinda? Gente como Agripino nunca fica na berlinda, porque não tem vergonha!

Fábio disse...

Esse Agripino é um "safo"

Anônimo disse...

A imprensa golpista pouco falou sobre esse caso, e quando falou não mencionou o nome do Agripino. Se fosse um apoiado por Lula a manchete seria assim: Prefeita de Natal que foi apoiada por Lula é afastada por corrupção.