sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Unidade em defesa do povo palestino

Por Patrícia Benvenuti, no jornal Brasil de Fato:

O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi marcado por uma grande mobilização pelas ruas de Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (29). A atividade foi a abertura oficial do Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorre nesta semana na capital gaúcha.

A marcha saiu do Largo Glênio Peres, no centro, reunindo movimentos sociais e organizações que participam do Fórum temático. A caminhada seguiu pela avenida Borges de Medeiros com destino à Usina do Gasômetro, onde as entidades realizaram um ato em apoio à causa palestina.

Durante o ato, ativistas de diferentes países destacaram a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que concedeu à Palestina nesta quinta-feira o status de Estado observador. Entretanto, frisaram que será necessária muita luta e resistência para garantir que as leis internacionais sejam cumpridas e os direitos do povo palestino, respeitados.

A marcha ganhou a participação de movimentos sociais e sindicais que também realizaram protestos nesta quinta-feira, como a Marcha dos Sem, mobilização que ocorre todos os anos no Rio Grande do Sul, e um protesto de professores da rede estadual de ensino por reajuste salarial.

As atividades do Fórum Social Mundial Palestina Livre ocorrem até sábado (1º) em diversos pontos de Porto Alegre. A programação inclui conferências, oficinas, seminários e diversas ações autogestionadas. Segundo os organizadores, é esperada a participação de cinco a seis mil pessoas, oriundas de 36 países.

Mais informações e a programação do evento estão disponíveis na página oficial do evento, http://wsfpalestine.net/pt-br.

0 comentários: