quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Folha manipula discurso de Lula

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Eu ouvi o discurso do ex-presidente Lula em Paris, ontem. Lula falou sobre a crise econômica internacional, além de exaltar as conquistas de seu próprio governo.

A crise econômica internacional foi consequência da desregulamentação dos mercados financeiros e os bancos receberam bilhões de dólares e euros em dinheiro público como forma de resgate.

Conforme descrito por Eduardo Febbro na Carta Maior:

Interrompido várias vezes por aplausos, Lula denunciou “a falta de representatividade” dos organismos internacionais e defendeu a criação de mais espaços representativos multilaterais, que aumentem o peso das vozes alternativas em nível internacional. “Precisamos criar instrumentos e mecanismos com mais solidariedade, mais democracia, para que as decisões não estejam subordinadas a quem tem mais dinheiro, mais poder ou uma indústria maior”. O senso de humor e a pertinência do ex-presidente fizeram da jornada final do fórum um momento especial. Lula criticou os banqueiros que gozam de uma impunidade absoluta: “o mais fantástico é que o Lehman Brothers quebra e ninguém vai preso, enquanto o banco recebe os bilhões que os países nunca recebem no mundo”.

No início do discurso, Lula chegou a mencionar um “sociólogo” e empresários não identificados, dizendo que esperavam que ele, Lula, fosse um fracasso no governo, mas que “a história os enganou e eu muito mais”.

Mais para a frente, deu alguns alguns foras diplomáticos, como ao mencionar o Fórum Mundial Social de Porto Alegre como reunião de “xiitas” ou ao dizer que tinha viajado muito, inclusive ao Timor Leste, sem entender o motivo de ter ido até lá. Coisas da descontração de um ex-presidente.

Porém, é importante ouvir o discurso na íntegra para constatar que a absoluta ênfase de Lula foi na crise econômica internacional, suas consequências e soluções.

Ele propôs debates sobre o tema e foi nesse contexto que afirmou:

“Essa crise não é de nenhum de nós individualmente. Essa crise é da responsabilidade de pessoas que nós nem conhecemos. Porque, quando um político é denunciado, a cara dele sai de manhã, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal? Sabe por que não sai? Porque é ele que paga as propagandas dos jornais. Então, não sai nunca”.

O que a Folha fez com a frase?

Retirou a menção de Lula à crise e fez um acréscimo que mudou completamente o sentido da frase (grifo meu):

Sem citar diretamente o depoimento de Valério, ele criticou a imprensa. ”Quando um político é denunciado, a cara dele sai de manhã, de tarde e de noite no jornal. Vocês já viram a cara de algum banqueiro no jornal? Sabe por que não sai? Porque é ele que paga as propagandas nos jornais”, disse.

Pronto, segundo a Folha Lula usou o discurso para rebater depoimento de Marcos Valério e criticar a imprensa brasileira, como em Acusado, Lula ataca imprensa e volta a falar em candidatura.

Uma verdadeira aula sobre como esquentar uma manchete.

6 comentários:

Unknown disse...

...E a Dilma continua a sustentar o PIG...
Parece aquele personagem do Ronald Golias: O Cunhado. Um empresário tinha que sustentar o cunhado por ser casado com sua irmã...

Unknown disse...

Miro,

Vamos espalhar que o PSDB/DEM/PPS/PIG/STF/MPF são contra a Diminuição da Conta de Energia Elétrica.
Alguns amigos já estão muito putos com essa "oposição" que é contra o nosso País.

jralexandre222 disse...

" Sem citar diretamente o depoimento de valério, ele criticou a imprensa "

Como se ele devesse citar, lá na França, para os franceses. Manipulação da pior espécie. Noto com pesar que esse tipo de desonestidade jornalística está cada vez mais em evidência. Como costuma dizer certo Ministro do STF, me causa espécie!!!

Anônimo disse...

terça-feira, 10 de julho de 2012 | 05:10
Trair o país – este é o caso de FHC.
Publicamos agora a segunda parte do artigo escrito há alguns anos por Helio Fernandes e que continua atual. O texto nos foi enviado pelo comentarista Carlos Cazé e digitalizado pela também comentarista Viviane Ramos. E assim voltamos a matar as saudades de Helio Fernandes e de seu magnífico estilo.

Anônimo disse...

Tipico da folha.... nada diferente a esperar desta midia vadia...

Ignez disse...

A Folha é "detrito sólido de maré baixa". Uma das mais importantes representantes da "mídia cínica, mercenária demagógica e corrupta", como disse Pulitzer. É assim que a Folha faz. Pinça aqui e acolá e desinforma. Meu nome, agora é : IGNEZ LULA DA SILVA.