sábado, 14 de janeiro de 2012

Piqueteiros lançam TV na Argentina

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato:

O movimento piqueteiro na Argentina, que ganhou força na primeira década do século 21, conta com um meio de divulgação de suas demandas e de disputa de hegemonia no campo das comunicações, a Barricada TV. Desde o ano passado, o movimento transmite programas na internet e no canal 5, junto com os trabalhadores da fábrica ocupada IMPA. Confira a entrevista com Natalia Vinelli, da Barricada TV.

A internet e a classe trabalhadora

Por Steve Zeltzer, na revista Caros Amigos:

De trabalhadores da fábrica têxtil no Egito às fábricas têxteis de Mahalla, aos trabalhadores chineses em fábricas da Honda, aos funcionários públicos de Wisconsin: redes sociais, internet e novas tecnologias de comunicação estão desempenhando um papel fundamental na ligação de trabalhadores em nível local, nacional e internacionalmente.

Cracolândia e o terror higienista

Por Wálter Maierovitch, na CartaCapital:

O fenômeno representado pelas drogas ilícitas é complexo. Desde o fracasso do proibicionismo, convencionado na sede nova-iorquina das Nações Unidas em 1961, vários países, preocupados com os direitos humanos e com a possibilidade de colocar a segurança pública na rota da civilidade, buscaram políticas próprias a fim de:

São Paulo deslocada do Brasil

Por Mair Pena Neto, no sítio Direto da Redação:

Que São Paulo está politicamente deslocado do Brasil, todos já sabem. Porém, os sinais de doença social que vêm da maior cidade do país, aquela que deveria ser a nossa síntese, mas que se perdeu no caminho, são preocupantes. Do elitismo desenfreado, que rejeita estações de metrô em certos locais para evitar contato com "gente diferenciada", à ação truculenta do Estado na administração dos conflitos, sejam de que natureza for, São Paulo externa tudo o que temos de pior e que precisamos rejeitar a cada dia para nos tornarmos um país cidadão.

Centrais protestam contra juros altos

Do sítio da CTB:

Na próxima quarta-feira (18), dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne, a CTB e as centrais sindicais (CUT, CGTB, Força Sindical, NCST e UGT), convocam toda a classe trabalhadora para um ato de protesto contra os juros, em frente ao prédio do Banco Central, em São Paulo.