terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dois tucanos não se bicam

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

Embora a história recente aponte que sim, não existe nenhuma normalidade no fato de o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), optar por fechar uma aliança com o ex-prefeito, ex-governador e ex-candidato a presidente da República tucano José Serra. Ao contrário, essa decisão, do ponto de vista político, é um ponto fora da curva.

TV Globo dançou no Carnaval

Por Altamiro Borges

Apesar de toda a parafernália, a audiência da TV Globo despencou no Carnaval. Segundo o Ibope, a emissora registrou uma das piores quedas dos últimos anos. Na primeira noite do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, no domingo (19), ela perdeu 20% da audiência, na comparação com 2011. Na média, ela marcou 8,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo.

Pacote elimina soberania da Grécia

Da Rede Brasil Atual:

O novo pacote de ajuda à Grécia impõe ao país uma perda de soberania ainda maior que o primeiro conjunto de medidas, liberado no segundo semestre do ano passado. Agora, no momento em que o país já obrigou os cidadãos à perda de salários e de direitos previdenciários, a conta bancária de 130 bilhões de euros será controlada pela “troica”, o grupo formado por Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e União Europeia.

Celular é o mais caro entre os BRICs

Por Paulo Daniel, na CartaCapital:

Em um relatório elaborado pela ONU, sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para o avanço do setor privado, o Brasil aparece como um dos países em desenvolvimento em que o preço da ligação de celular é o mais caro. A diferença no valor pago pelos brasileiros pelo minuto em planos pré-pagos pode ser até dez vezes superior.

FNDC e a luta pela regulação da mídia

Do sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação:

Na abertura das atividades do ano de 2012, com vistas a fortalecer sua atuação na mobilização para a construção de políticas públicas no setor, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) conclama o movimento social da área para traçar, em conjunto, uma pauta política a partir da convergência das mídias. Às organizações, redes e ativistas que atuam neste campo, o Fórum sugere que se engajem na campanha pelo novo marco regulatório das comunicações – e aquelas que se reconhecem no programa e na forma de atuação do FNDC, que se filiem ao mesmo.

Tropa de choque invade novamente a USP

Mata de jet ski e foge de helicóptero

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Uma das primeiras reportagens que produzi como jornalista foi sobre atropelamentos por jet ski em praias do litoral de São Paulo no final de 1995. Conversei com famílias que haviam perdido seus entes queridos depois que condutores irresponsáveis não respeitaram a distância mínima de 200 metros da areia e ficaram se exibindo onde os banhistas se divertiam. Ou estavam mamados de cerveja e caipirinha e foram dar uma voltinha de jet mesmo assim. Afinal, água não machuca, né?

A tragédia no presídio de Honduras

Por Elaine Tavares, no blog Palavras insurgentes:

São absolutamente terríveis as crônicas que estão sendo divulgadas do incêndio que matou 355 pessoas no Centro Penitenciário de Comayagua, no interior de Honduras. Segundo informes do jornalista Davi Romero, da Rádio Globo Honduras, este já é o terceiro caso nos últimos anos de uma tragédia desse tipo, mas essa foi muito maior. Segundo os informes que chegam de Honduras a situação penal é muito parecida com outros centros na América Latina: superlotação, sujeira, violência, doenças, ou seja, uma bomba-relógio sempre pronta a explodir.

Serra: "salvação" ou boi de piranha?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A entrevista do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, ao Estadão, vale a leitura não por expressar o pensamento do entrevistado, que só tem a oferecer expressões primárias.

Vale porque expressa o pensamento da turma que de fato comanda a tucanagem e conta, de verdade.

Guerra repete a cantilena no “lulismo que quer o partido único” e diz que José Serra “representa a resistência da democracia ao projeto da hegemonia petista”.

Conversa fiada.

A Europa não é mais a mesma

Por Cris Rodrigues, no blog Somos andando:

Não, não é engraçado, mas é um tanto irônico. Quando a ministra da Saúde da França, Nora Berra, comete um “lapso” e diz para os sem-teto não saírem de casa durante o inverno, ela sem querer evidencia essa grande transformação por que passa o mundo e explicita que a sua França já não é mais a mesma. Foi um lapso. Mas um lapso de quem: a) não está acostumada a lidar com esse tipo de problema; b) não costuma considerar muito importante essa gente pobre que normalmente não vota. O problema é ter quem comete esse tipo de lapso no poder.

América Latina é a salvação das multis

Por Antônio Mello, em seu blog:

Nokia, Colgate-Palmolive, Telefónica, Telecom Italia, Santander são alguns dos exemplos de multinacionais que têm na América Latina a boia de salvação para a crise que atravessam Europa e Estados Unidos. É o que informa reportagem da BBC:

Os protestos contra a Vale na Colômbia

Do jornal Brasil de Fato:

Uma manifestação contra a Vale que começou na terça-feira, 14, na cidade de La Loma, no departamento de Cesar, na Colômbia, já contabiliza um policial morto, vários feridos e casas e carros incendiados. A dificuldade em se avançar nas negociações sobre o reassentamento de três comunidades foi o estopim para a crise. Os moradores têm sofrido com a contaminação gerada pela mineradora, muitos estão doentes, e exigem que a negociação seja feita diretamente com a empresa, não apenas por intermédio do governo.

Irã suspende exportação de petróleo

Por Eduardo Febbro, do jornal argentino Página/12, no sítio Carta Maior:

O Irã fechou a válvula do petróleo que vendia para a França e a Inglaterra, em represália pela pressão insistente com que Paris e Londres fazem sobre Teerã e pelo embargo ao petróleo iraniano decidido em janeiro passado pelos 27 países da União Europeia. O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano, Alireza Nikzad, declarou que “o Ministério do Petróleo cessou suas vendas ás empresas britânicas e francesas”. Nikzad precisou que “planejamos fornecer nosso petróleo a outros clientes”.

Frei Betto: Encontro com Fidel

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Comandante, com profunda tristeza para os inimigos deste país - e grande alegria para nós, os amigos deste país -, constatamos sua excelente saúde e lucidez.

Você disse que Chávez se preocupa com cada detalhe; eu gosto do sistema cubano de divisão social do trabalho: o povo cuida da produção econômica, Raul da política e Fidel da ideologia, como todos apreciamos esta tarde passamos aqui. Dois temas não foram tratados aqui. Vou começar pelo primeiro, falado brevemente por Pérez Esquivel: