terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Datena dá chilique na Band

Por Altamiro Borges

O estresse parece que tomou conta das emissoras de rádio e televisão nativas. Queda de audiência, crise no modelo de negócios, feira de vaidades das excêntricas celebridades? É urgente um estudo para entender melhor o fenômeno. Por enquanto, só os fatos curiosos e hilários da radiodifusão. Ricardo Feltrin, editor do sítio de entretenimento da Folha, “F5”, noticiou hoje (28):

A unidade na luta pela reforma agrária

Por Altamiro Borges

O governo Dilma Rousseff, que simplesmente paralisou o já lento processo de reforma agrária no Brasil, conseguiu um tento histórico: unir as principais entidades de luta pela terra, antes cindidas por divergências políticas e legítimas disputas por espaço. Na tarde desta terça-feira (28), os movimentos sociais do campo divulgaram um manifesto unitário em defesa da reforma agrária e assumiram o compromisso de intensificar as lutas no campo.

A grande “novidade”: Serra candidato

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ora, ora, ora pois, quem diria... Mal acabei de chegar de volta à terrinha, o motorista do táxi que peguei em Cumbica me oferece o jornal, e qual é a única grande "novidade"?

José Serra é o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. Ou melhor, agora é candidato a candidato do PSDB, já que aceitou disputar as prévias do partido marcadas para o próximo domingo.

Blogueiros do RN realizam encontro

Da página do BlogProg-RN:

A primeira edição do Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal, que ocorrerá em Natal, capital do Rio Grande do Norte, de 2 a 4 de março de 2012, já tem programação e local definidos. Será no campus Cidade Alta do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN (IFRN). O evento é vinculado ao movimento sem fins-lucrativos #BlogProg do Brasil, cuja segunda edição nacional, em Brasília, reuniu nomes como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Paulo Bernardo (das Comunicações), além de blogueiros do campo progressista de todo o país, a exemplo dos jornalistas Paulo Henrique Amorim (TV Record) e Leandro Fortes (Carta Capital).

Eliana Tranchesi comove jornalistas

Donata Meirelles, Eliana Tranchesi e Monica Serra
Por Fernando Vives, na CartaCapital:

Vamos aos fatos: a empresária Eliana Tranchesi foi julgada e condenada a 94 anos e meio de prisão por formação de quadrilha, fraude em importações e falsidade ideológica. Dona da Daslu, megaloja de artigos de luxo, Tranchesi foi denunciada através da Operação Narciso, da Polícia Federal, em 2005. Vivia em liberdade por força de um habeas corpus até morrer na semana passada, vítima de um câncer no pulmão.

Oban cabocla nos rincões dos Mendes



Por Leandro Fortes, no blog Brasília, eu vi:

Esse fascitóide de quinta categoria se chama Márcio Mendes. É um técnico rural que a família do ministro Gilmar Mendes, do STF, mantém como cão raivoso na emissora de TV do clã para atacar adversários e inimigos políticos. A TV Diamante, retransmissora do SBT, é, acreditem, uma concessão de TV educativa apropriada por uma universidade da família do ministro. Mendes, vcs sabem, é o algoz do fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalistas. Vejam esse vídeo e vocês vão entender, finalmente, a razão.

Recado de Dilma aos generais da reserva

Editorial do sítio Vermelho:

O artigo 84 da Constituição Federal é claro. Ele arrolada entre os atributos que competem privativamente ao chefe da Nação a função de “exercer o comando supremo das Forças Armadas”.

Não há dúvidas a respeito. Nem pode haver. E foi o que a presidente Dilma Rousseff deixou claro, novamente, ao enquadrar oficiais generais da reserva, presidentes dos clubes Naval, da Aeronáutica e Militar, que quebraram a disciplina regimental ao criticar, em nota conjunta, a presidente Dilma Rousseff, duas ministras do governo e o Partido dos Trabalhadores que, na comemoração dos 32 anos de sua fundação, voltou à carga contra o regime dos generais.

PH Amorim: de réu a vítima

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A internet tornou muito mais potentes e muito menos puníveis os crimes de calúnia, injúria e difamação devido ao fato de que, quando praticados, vão sendo reproduzidos ad infinitum em milhares de páginas, em comentários de leitores a matérias de blogs e sites e em redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut etc.

Greve geral paralisa a Índia

Garzón é absolvido na Espanha

Wikileaks: Os Marinho e seus parceiros

Do jornal Correio do Brasil:

Denunciada nesta segunda-feira em uma série de telegramas vazados na internet, pela página do WikiLeaks, a possível parceria entre o diário conservador carioca O Globo e a Stratfor Global Intelligence, pode ser a responsável pelo vazamento da notícia de fundo na polêmica nota do colunista Merval Pereira, publicada na edição de 16 de fevereiro, na qual ele prediz a morte do líder venezuelano, Hugo Chávez, em menos de um ano.

Retrocesso na previdência do servidor

Por Altamiro Borges

Por pressão do Palácio do Planalto, poderá ser votado ainda nesta semana o projeto que cria o Funpresp (Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal). O DEM ameaça obstruir a votação e o PSDB diz que apresentará emendas. Os dois partidos concordam com a tese de “privatização” da previdência social, mas tentam criar embaraços e constrangimentos para o governo num ano eleitoral.

A greve no megaporto de Eike Batista

Foto: Carlos Grevi - www.uruaru.com.br
Por Altamiro Borges

O empresário Eike Batista, oitava maior fortuna do planeta segundo a revista Forbes, virou um símbolo do capitalismo brasileiro. Ele é capa das revistonas e destaque nos programas de televisão. Também goza de muita influência entre os parlamentares e membros dos executivos. Toda essa bajulação, porém, não convence os milhares de trabalhadores brutalmente explorados em suas obras.