quinta-feira, 1 de março de 2012

PHA processa Globo, Folha...

Do blog Conversa Afiada:

O Dr Cesar Marcos Klouri, advogado de Paulo Henrique Amorim, tomou nesta quinta-feira, 1 de março de 2012, as medidas para processar judicialmente instituições e articulistas diante do que publicaram sobre o acordo celebrado entre Paulo Henrique Amorim e Heraldo Pereira de Carvalho.

Tem cara de 1964, mas é 2012…

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Além de previsível, por estranho que pareça julgo positiva a nova insubordinação de cerca de cem chefes militares da reserva contra a comandante-em-chefe das Forças Armadas, Dilma Vana Rousseff, que, coincidentemente, é também a presidente da República Federativa do Brasil, eleita em 31 de outubro de 2010 com 55.752.529 votos, os quais contabilizaram 56,05% do total de votos válidos.

Sindicatos protestam na Europa

Foto: www.humanite.fr
Por Eduardo Febbro, de Paris, no sítio Carta Maior:
Sob uma enorme bandeira que dizia “Em toda a Europa, já chega. Existem alternativas para o emprego e a justiça social", milhares de pessoas desfilaram em Paris e nas principais cidades do velho continente para protestar contra as políticas neoliberais de austeridade que os dirigentes da União Europeia se preparam para aprovar quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Kassab incendeia: Serra sairá do PSDB

Por Altamiro Borges

Após namorar com a petista Dilma Rousseff e casar com o tucano José Serra, o prefeito de São Paulo e líder do PSD desembestou e resolveu virar incendiário. Segundo Josias de Souza, da Folha, “em seus diálogos privados, Gilberto Kassab informa que, se for eleito para a prefeitura, o tucano José Serra vai romper com o PSDB e abandonar os quadros da legenda”. A especulação incendiou o ninho tucano.

Padre Marcelo e a cruzada moralista

Por Altamiro Borges

Capa da revista Veja desta semana, o padre Marcelo Rossi é a maior estrela da Renovação Carismática, movimento conservador hoje bastante influente na Igreja Católica. Como tal, ele não poderia deixar de aderir à cruzada moralista que alguns grupos evangélicos e parlamentares de direita desencadearam contra a ministra Eleonora Menicucci (da Secretaria das Mulheres).

O monólogo do vazio Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Em sua coluna na Folha desta semana, Aécio Neves voltou a revelar todo o seu vazio político. Talvez isto ajude a explicar porque Serra – agora “revitalizado”, segundo FHC – disse ontem que o seu sonho de ser presidente está apenas “adormecido”. Diante das platitudes do senador mineiro, o ex-governador paulista percebe que ainda tem chances da bancar o seu nome no PSDB.

Tiririca e os “palhaços” do PSDB



Por Altamiro Borges

O Partido da República (PR), presidido pelo senador amazonense Alfredo Nascimento, anunciou nesta semana que cogita lançar o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o famoso Tiririca, às eleições para a prefeitura da capital paulista em outubro próximo. A notícia foi tratada com deboche por setores da mídia elitizada, que sempre estigmatizaram o “palhaço”.

Terá fim "El baile rojo" na Colômbia?

Por Ismael Cardoso, no sítio Vermelho:

Nota oficial das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP), foi divulgada no dia 27 de fevereiro. Nela consta a entrega dos últimos seqüestrados civis do movimento guerrilheiro.

Sky e a defesa do esporte nacional

Por Carolina Ribeiro, no Observatório do Direito à Comunicação:

A SKY colocou no ar um anúncio com a participação de atletas brasileiros afirmando que uma nova lei que afeta a TV por assinatura não considera o esporte como conteúdo nacional. Atletas patrocinados pela empresa mostram-se indignados pelo fato do “esporte, uma paixão nacional dos brasileiros, não ser considerado conteúdo nacional”. Não dá para saber exatamente se a participação dos jogadores no comercial faz parte do contrato de patrocínio ou de um terrorismo da empresa “alertando” sobre os “riscos” da nova lei para o esporte brasileiro. Talvez as duas coisas juntas. O fato é que a propaganda é leviana e enganosa e não explica o que de fato está envolvido com a nova legislação.

Queda do herdeiro do império Murdoch

Por Gianni Carta, na CartaCapital:

Não foi nada surpreendente a demissão na quinta-feira 29 de James Murdoch, presidente executivo da News International, filial da News Corporation. O objetivo de James, filho de 39 anos do magnata Rupert Murdoch, é límpido: fugir do inquérito Leveson, a investigar a cultura, práticas e ética da imprensa britânica.

“Querem me pegar na calada da noite”

Por Jorge Américo, da Radioagência NP:

Teve desfecho, no último dia 15 de fevereiro, um processo judicial iniciado em 2010, no qual o jornalista Heraldo Pereira acusava o colega Paulo Henrique Amorim de racismo. Após um acordo de conciliação, Amorim terá de se retratar publicamente por ter usado a expressão “negro de alma branca” para se referir ao repórter da Rede Globo, em um texto publicado no blog Conversa Afiada.