segunda-feira, 12 de março de 2012

Impacto da exposição de crianças na TV

Por Cecília Bizerra, no Observatório do Direito à Comunicação:

A Andi - Comunicação e Direitos e o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social publicaram o documento “Mídia e infância: o impacto da exposição de crianças e adolescentes a cenas de sexo e violência na televisão” que, em dez páginas, faz o levantamento dos principais estudos elaborados em diversos países sobre o tema.

Globo é fiel a Teixeira até o fim

Do blog Conversa Afiada:

O editor do Conversa Afiada, Bruno Pavan, enviou o seguinte e-mail:

Paulo,

Não sei se você conseguiu ver a matéria do JN sobre a saída do Ricardo Teixeira da CBF.

É uma afronta ao jornalismo e aos brasileiros.

Zero Hora já está em campanha

Por Cris Rodrigues, no blog Somos andando:

Metade da capa de sábado, 10, dividindo espaço apenas com a manchete (que, diga-se de passagem, é uma mensagem de dúvida em relação ao governo do estado, na medida em que manda recortar e guardar a promessa de investimentos em escolas para cobrar depois). Ali está uma foto grande, ainda que, na minha opinião, não muito apropriada, sob o título “O Centro reinventado”. Só é preciso saber juntar dois com dois pra perceber a mensagem (in)direta. Quem é o responsável pelo Centro de Porto Alegre hoje e nos últimos anos?

Cúpula das Américas. Cuba ausente

Ilustração: www.actualidade.rt.com
Por Álvaro Cuadra, no sítio da Adital:

A Cúpula das Américas será realizada nos próximos dias 14 e 15 de abril de 2012, em Cartagena de Indias, Colômbia. O presidente Santos anunciou em Havana que, desafortunadamente, não conseguiu o "consenso" necessário para que o governo cubano seja convidado formalmente para esse encontro. O mencionado "consenso" refere-se à oposição do governo dos Estados Unidos à participação cubana na Cúpula, argumentando que não é um regime democrático. Os países da Alba manifestaram seu protesto ante o veto norte-americano à presença cubana. O presidente equatoriano, Rafael Correa, chegou a propor que os países da Alba deveriam não participar do encontro.

Os fantasmas visitam a Venezuela

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

A América Latina foi a região do mundo que teve mais governos neoliberais e nas suas modalidades mais radicais. Praticamente nenhum país foi poupado desses governos – com exceção de Cuba – que devastaram os direitos sociais, o potencial de desenvolvimento econômico, a soberania nacional, os Estados latino-americanos.

Protógenes, o deputado de duas CPIs

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Quando o conheci, ele era apenas o “Dr. Queiroz”: delegado da PF, com fama de incorruptível e incontrolável. Sempre teve boas relações com jornalistas. Foi responsável pelas investigações contra Paulo Maluf e contra o chinês Law (preso por contrabando). Mais tarde, ficaria conhecido como o “Delegado Protógenes” – o homem que peitou (e pediu a prisão de) Daniel Dantas.

A queda do cartola Ricardo Teixeira

Por Altamiro Borges

Depois de muita agonia, finalmente os torcedores podem comemorar: na manhã de hoje (12), o cartola Ricardo Teixeira anunciou a sua renúncia à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ao Comitê Organizador da Copa-2014 (COL). A sua queda já era esperada há tempo, mas ele adiou a saída para preparar, nos bastidores, uma transição menos traumática. Quem o substitui na CBF é o seu fiel aliado José Maria Marin, o ex-governador malufista de São Paulo.

Estadão ataca piso dos professores

Por Altamiro Borges

Os professores da rede pública de todo o país devem paralisar as suas atividades de quarta a sexta-feira desta semana. O objetivo do protesto é exigir o cumprimento da lei do piso nacional do magistério, que foi reajustado em 22,22% e passou de R$ 1.187,97 para R$ 1.451 para a jornada de 40 horas semanais. A categoria também reivindica o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no Plano Nacional da Educação, o fim das terceirizações na área da educação e o plano de carreira dos docentes.

PSDB desmonta a TV Cultura

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a TV Cultura anunciou a demissão de mais 50 funcionários e novos cortes na sua grade de programação. Com isso, a gestão desastrosa de João Sayad promove o maior desmonte da história da emissora, que já foi uma das mais importantes tevês educativas do país. Ao mesmo tempo, os tucanos impõem uma linha totalmente partidarizada à TV Cultura, inclusive cedendo espaços "nobres" para veículos de direita - como Folha e Veja - na sua programação.