sexta-feira, 16 de março de 2012

Direito de resposta não é censura

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

"É censura, é censura", saíram gritando todos ao mesmo tempo os blogueiros amestrados do Instituto Millenium (entidade criada pelos velhos donos da mídia para defender seus interesses em nome da liberdade de expressão), assim que a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou na tarde de quarta-feira o projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa.

Direitos da criança ameaçados na TV

Por Vilson Vieira Junior, no Observatório da Imprensa:

Em maio de 2009, a pequena Maisa, à época com apenas seis anos de idade, protagonizou cenas constrangedoras ao lado do apresentador e empresário Silvio Santos no quadro “Pergunte pra Maisa”. O palco foi um programa dominical que leva o nome do “homem do baú”, no SBT. Numa das cenas, que foi ar no dia 10 daquele mês, ele provocou choro e muitos gritos na menina ao levar um garoto com o rosto pintado de monstro. Momentos antes, ela havia contado ao apresentador que ficou com medo ao vê-lo no camarim. Todavia, o dono do SBT quis fazer um teste e o chamou ao palco. Após ver o “menino-monstro” ao seu lado, Maisa, em desespero e aos prantos, começou a correr diante das câmeras acompanhada pelas gargalhadas sarcásticas de Silvio Santos.

O fracasso do Grupo Abril (Veja)

Por Gustavo Gindre, em seu blog:

Na década de 90, dois grupos empresarias brasileiros despontavam entre os principais grupos de mídia da América Latina. Depois da Globo, o outro grupo brasileiro era a Abril.

Desde então, a Abril Midia é uma coleção de fechamentos e venda de empresas ou participações acionárias. A Abril fechou a gravadora Abril Music, o site Usina do Som e os canais de TV paga Fiz TV e Idea TV. Vendeu sua participação na HBO Brasil, na DirecTV Latin America, na ESPN Brasil, no Eurochannel, na TVA MMDS, na TVA Cabo e no UOL, entre outras.

Crise econômica se alastra na Europa

Por Bob Chapman, no sítio português Resistir:

Nada está acabado até estar terminado. Naturalmente, referimo-nos à Europa e à sua versão de 1984. Achamos difícil de compreender que banqueiros, políticos e burocratas da Europa possam fazer o que fizeram com uma cara aparentemente séria. Investidores tiveram um haircut a pressionar suas gargantas mas o BCE e o FMI ficaram isentos.

Os EUA e o caos no Afeganistão

Do sítio português O Diário:

Nas forças armadas dos EUA reapareceu a síndrome vietnamita.

A situação existente no Afeganistão é caótica. Os últimos acontecimentos fizeram ruir o projecto de uma retirada negociada das tropas de ocupação que preservasse a imagem dos EUA no mundo.

Nas bases norte-americanas e da NATO alastra uma atmosfera de derrotismo e desorientação.

Encontro debate mídia e privatizações

Por Carolina Campos, no sítio Vermelho:

Sociedade civil, representantes de movimentos sociais, universitários e parlamentares participaram na noite da última quinta-feira (15), no auditório da faculdade de Direito da UFC, do debate “Mídia e Privatização no Brasil”. Tendo por base o livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., o público teve a oportunidade de discutir o período de privatizações no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a participação da mídia neste processo.

Desemprego e retrocessos na Europa

Por Altamiro Borges

A Grécia divulgou ontem (15) sua taxa de desemprego. O dado é alarmante e explica a crescente revolta dos trabalhadores, num país que caminha para a convulsão social. Segundo a informação oficial, ela subiu para 20,7% no quarto trimestre de 2011, bem acima dos 17,7% do terceiro trimestre. Na comparação com o quarto trimestre de 2010, o crescimento impressiona – ela foi de 14,2%.

Pânico na RedeTV!: novas demissões

Por Altamiro Borges

O sítio Comunique-se divulgou ontem (15), com exclusividade, que a RedeTV! demitiu 40% da sua equipe de esportes e também encerrou a exibição do programa "Aconteceu". A notícia confirma a grave crise vivida pela emissora, controlada por dois empresários ambiciosos e sem escrúpulos. No mês passado, a equipe do "Pânico na TV", responsável por 40% do faturamento da emissora, já havia se transferido para a rival Band, em decorrência dos atrasos no pagamento dos salários.

William Waack e o "governo da Globo"



Por Altamiro Borges

Na quarta-feira (14), o âncora do Jornal da Globo, William Waack, cometeu um deslize logo na abertura do programa. Ao abordar a crise política que afeta o governo Dilma Rousseff, decorrente da troca dos líderes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o jornalista se referiu ao "governo da Globo". De imediato, ele se corrigiu: "E o Jornal da Globo traz também".