quinta-feira, 29 de março de 2012

"Falar com Lula faz bem para a alma"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio Kotscho:

Já passava das nove da noite quando o telefone tocou. Era o Sandro, filho do Lula: "Meu pai quer falar com você". Antes dele, entrou na linha a amiga Marisa para reclamar que eu não tinha ligado, e ficamos um tempão conversando, enquanto o ex-presidente falava em outra linha.

A mídia e o golpe militar de 1964

Por Altamiro Borges

Domingo, 1º de abril, marca os 48 anos do fatídico golpe civil-militar de 1964. Na época, o imperialismo estadunidense, os latifundiários e parte da burguesia nativa derrubaram o governo democraticamente eleito de João Goulart. Naquela época, a imprensa teve papel destacado nos preparativos do golpe. Na sequência, muitos jornalões continuaram apoiando a ditadura, as suas torturas e assassinatos. Outros engoliram o seu próprio veneno, sofrendo censura e perseguições.

Abaixo-assinado em apoio a Hugo Chávez

Do sítio Opera Mundi:

O Grupo de Amigos do Povo da Venezuela divulgou nesta segunda-feira (26/03) um abaixo-assinado em apoio à reeleição do presidente venezuelano Hugo Chávez. Até as 18h45 deste dia, o “Brasil está com Chávez” já contava com o apoio de 123 pessoas. A próxima eleição presidencial do país sul-americano será realizada em 7 de outubro.

Izaías Almada e a "Sucursal do Inferno"

Release da Editora Prumo:

Igrejas evangélicas e não só que mercantilizam a fé enriquecendo seus líderes; veículos de comunicação a exclusivo serviço de interesses econômicos e políticos; organismos policiais que mantém um pé na barbárie; políticos que voltam às costas para o ideário que os elegeram atirando-se inescrupulosamente nos jogos de poder; corrupção, falcatruas, caixa dois, crimes variados, desmandos. Não, Sucursal do Inferno, que a Editora Prumo está lançando, não é um livro-reportagem. Contudo, os elementos que constroem a obra de Izaias Almada falam tanto de um Brasil atual que o autor achou conveniente alertar logo nas primeiras páginas: “Os fatos e os personagens apresentados são inteiramente ficcionais. Qualquer semelhança com a realidade brasileira contemporânea é pura e mera coincidência”.

Caminhos perigosos do sensacionalismo

Por Valério Cruz Brittos e Éderson Silva, no Observatório da Imprensa:

A prática jornalística migrou para um caminho perigoso quando viu no sensacionalismo um padrão para atingir grande parte da população. Empresas de comunicação têm na informação o seu principal produto, porém deve-se questionar até que ponto a sociedade é informada verdadeiramente quando temas como violência, prostituição, drogas e crimes hediondos são a prioridade da mídia, transformando notícias e reportagens em espetáculos.

STJ e a jurisprudência pró-pedofilia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Estarrecedora a nova decisão do Superior Tribunal de Justiça confirmando a absolvição de outro homem processado por abuso sexual contra meninas de 12 anos.

Infelizmente, não é a primeira vez que isso ocorre.

Cracolândia e o "Diário do Inferno"

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Preciso da ajuda de todos. Não sou de fazer isso, mas a importância do trabalho é tão grande que decidi apelar. No próximo domingo vai ao ar durante o Domingo Espetacular, na Rede Record, um documentário que produzi ao lado do premiadíssimo jornalista e amigo Gustavo Costa.

Ato em solidariedade ao povo palestino

Por Soraya Misleh:

Formada por várias organizações da sociedade civil – entre centrais sindicais, movimentos sociais e entidades árabe-brasileiras e islâmicas –, a Frente em Defesa do Povo Palestino realiza em São Paulo, na próxima sexta-feira, dia 30 de março, a partir das 17h, na Praça Ramos de Azevedo, um ato em solidariedade ao povo palestino. A data – que corresponde ao Dia da Terra palestino – concentrará as manifestações contra os ataques contínuos promovidos pelo exército israelense a Gaza, território ocupado ilegalmente em 1967. Também será a oportunidade de manifestar a solidariedade e apoio à Marcha à Jerusalém, marcada para a data.