quinta-feira, 17 de maio de 2012

Metrô tucano põe população em risco

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

O Metrô de São Paulo foi, durante anos, modelo de transporte urbano na América do Sul. Tenho um tio que desempenhou um papel de alguma importância na concepção e implementação da primeira linha, inaugurada em 1972, e, embora eu fosse muito pequeno para lembrar, sei que ele viajara anos antes ao México para estudar o metrô da capital daquele país, que teria sido a principal referência para seu similar paulistano.

Civita como editor da Veja. Crise?

Por Luis Nassif, em seu blog:

Só hoje me alertaram para um detalhe significativo na última edição de Veja. Em meio a páginas de puro pânico, há um boxe com um artigo de Roberto Civita, apresentando-se como Editor da Veja.

Por que isso, se tempos atrás ele se afastou de tudo, inclusive da direção editorial, delegando ao sucessor Fábio Barbosa? E no final de uma semana em que houve fortes rumores de pedido de demissão de Barbosa?

Mídia e crise: conselheiros da servidão

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

A sociedade grega vive uma das escolhas mais difíceis da história: agarrar-se às migalhas da servidão ou lutar contra ela com o risco de perder? De um lado o abismo conhecido, de outro o escuro sem nome. Seu povo foi levado ao corredor da morte pela endogamia entre uma elite dissociada dos interesses da população e uma matilha de espoliadores financeiros que reduziu o país a um simulacro de Nação soberana.

Os perigos do marketing terrorista

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Gosto muito das pessoas que dizem o que pensam na cara. Sem muitas mediações. “Sakamoto, você é um idiota.” Sen-sa-cio-nal! O “deixa-disso” do brasileiro cordial, a tentativa de por panos quentes em tudo, me dá nos nervos. Pois ignoramos, dessa forma, a realidade como ela é, enquanto que entendê-la seria peça fundamental para a nossa evolução como indivíduos e sociedade. Meus amigos que passam uma temporada na Europa ou mesmo na vizinha Argentina voltam mais diretos e sinceros. “Japonês, esta sua ideia é péssima. Você gastou todo esse tempo e dinheiro para elaborar isso?” Amo esses tapas na cara.

Marcha nacional contra a homofobia

Por Pablo Amaral, no jornal Brasil de Fato

Com muito bom humor e pela terceira vez consecutiva, o movimento de lésbicas, travestis, transexuais e gays se reunir na manhã desta terça-feira (16), em Brasília (DF), na Marcha Nacional Contra a Homofobia. Ao todo vieram cerca de treze caravanas que partiram de cerca de vinte Estados brasileiros. Organizados pela entidade ABGLT, o intuito do movimento é cobrar do governo da presidenta Dilma Roussef (PT) políticas de combate a homofobia no Brasil, como a aprovação do PLC 122, que criminaliza os casos de homofobia.

Serra nega ter nomeado Hussain Aref

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Hussain Aref Saab, o diretor responsável pela aprovação de grandes e médias construções na capital paulista durante sete anos, foi nomeado para a prefeitura por José Serra, em janeiro de 2007, como mostra o Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOM). A nomeação foi lembrada pela Folha de S.Paulo hoje (17).

Até FHC defende “regulação da mídia”

Por Altamiro Borges

Os barões da mídia devem estar irritados com o ingrato FHC. Durante seminário realizado por seu instituto nesta terça-feira (15), o ex-presidente se disse favorável à adoção de “mecanismos” para a regular os meios de comunicação. A declaração inusitada e surpreendente foi publicada, numa notinha, pelo jornal O Globo e reproduzida pelo sítio Comunique-se. Vale registrar e guardar:

Mayara condenada por racismo. Só ela?

Por Altamiro Borges

A estudante de direito Mayara Petruso, que postou várias mensagens preconceituosas no twitter em 2010 – entre elas, uma que pregava: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado” –, finalmente foi punida. A Justiça Federal de São Paulo a condenou por crime de discriminação. A pena é de um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão, mas foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa – de apenas R$ 500,00.

II Fórum Mundial de Mídia Livre

Do sítio do Fórum Mundial de Mídia Livre:

Programação:

Dia 16 de Junho:

9h: Abertura – Auditório Pedro Calmon (campus da UFRJ – Urca)
O II Fórum Mundial de Mídia Livre e a Rio+20: A luta da comunicação e da cultura como bens comuns