segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lula indignado com mentiras da Veja

Do sítio do Instituto Lula:

Nota oficial sobre reportagem da revista Veja

Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:

BlogProg exige investigação da Veja

Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé

O III Encontro Nacional de Blogueiros foi encerrado com uma plenária final no início da tarde deste domingo (27), em Salvador. Foram três dias de debates e oficinas, reunindo 292 blogueiros e ativistas digitais de 18 estados do país. Na plenária, foi publicada a Carta de Salvador, com os encaminhamentos definidos para o movimento.

Quem acredita em Gilmar Mendes?

Por Wálter Fanganiello Maierovitch, no sítio Terra Magazine:

O ministro Gilmar Mendes já foi pego na mentira. Isto quando sustentou o “grampeamento” de conversas telefônicas com o senador Demóstenes Torres, seu grande amigo. Para a Polícia Federal, por meio de perícias, não houve interceptações e gravações de conversas. Na perícia realizada não atuaram os célebres peritos Ricardo Molina nem Badan Palhares.

Blogueiros debatem mídia e Venezuela

Da assessoria de imprensa da Embaixada da Venezuela no Brasil:

“Há muitos mitos sobre a Venezuela”, constatou o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, durante sua participação no 3º Blogprog, Encontro de Blogueiros, em Salvador, neste sábado (26). Na mesa “mídia e eleições na Venezuela”, o diplomata avaliou que isso acontece, em parte, por causa da cobertura da mídia internacional sobre o país. “Mesmo os jornalistas que tem a oportunidade de viajar até o nosso país, acabam escrevendo sobre os mesmos temas negativos como violência e uma suposta escassez de alimentos”, observou o embaixador.

Gilmar Mendes: ministro do STF?

Da Rede Brasil Atual:

Em mais um caso de denuncismo explícito e carente de maior fundamentação, a revista Veja desta semana (lançada no sábado, 26) relata que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se encontrado com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e lhe oferecido “proteção” na CPMI do Cachoeira, de maioria governista, em troca do comprometimento deste em adiar para 2013 o julgamento do chamado "mensalão". O encontro teria ocorrido, segundo a semanal, no escritório de advocacia do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, em Brasília.

Veja e Gilmar: história mal contada

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A imprensa tradicional, ou os meios de comunicação vinculados às marcas tradicionais da imprensa, já não são capazes de mobilizar opiniões e vontades no Brasil. A afirmação, feita sem uma pesquisa que a respalde, pode parecer leviana à primeira vista, mas a cada semana se torna mais evidente que a opinião do público e a ação política dos cidadãos passam muito longe de instituições como a mídia ou os partidos.

Sensacionalismo e dignidade humana

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

Corre pelas redes sociais o vídeo de uma entrevista abusiva e constrangedora do programa Brasil Urgente, da Band Bahia, que indigna quem quer que tenha estômago para assisti-la.

“Paulo Sérgio estuprador”, grita a repórter Mirella Cunha, brandindo o microfone em direção a um jovem negro, preso em flagrante, e exposto às câmeras.

Gilmar Mendes e as "bestas" do PIG

Por Antônio Mello, em seu blog:

Para o Chacrinha do esgoto, que em seu blog só sabe gritar "Olha o mensalão ai-ê", "Quem quer petralhaaaa?", "A reportagem que Veja traz na edição desta semana expõe aquela que é a mais grave agressão sofrida pelo estado de direito desde a redemocratização do país — muito mais grave do que o mensalão!!!".

Assange, Correa e o poder midiático

Por Luiz Carlos Azenha,  no blog Viomundo:

Tenho acompanhado o esclarecedor programa de entrevistas de Julian Assange, de Wikileaks-fama, que vai ao ar no Russia Today. O bacana é que Assange não tenta parecer neutro, nem paira sobre os assuntos como se não tivesse opinião a respeito deles. Ao mesmo tempo, fica claro que não arrasta seus preconceitos para dentro das entrevistas. Parece genuinamente curioso com o que os entrevistados têm a dizer.

Um dos melhores programas foi o mais recente, em que Assange entrevistou o presidente do Equador, Rafael Correa.

A “vacina” do doutor Gilmar

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Fiquei sabendo da última da dupla Veja/Gilmar Mendes na tarde de sábado, durante o 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que ocorreu no fim de semana em Salvador. O assunto foi muito discutido pelos blogueiros. E caso alguém esteja chegando agora de Marte e não saiba do que se trata, aí vai um breve relato.

A internet e a primavera brasileira

Por Luis Nassif, na CartaCapital:

O conceito da “primavera” foi adotado para descrever países ou comunidades em que a Internet entrou quebrando barreiras de silêncio.

Nos países de regime ditatorial, a “primavera” significou romper o controle estatal sobre a informação. Mas em muitos países democráticos, significou romper cortinas de silêncio impostas pela chamada velha mídia – os grandes meios de comunicação nacionais.

A força da comunicação em rede

Por Cris Rodrigues, no blog Somos andando:

Eita, chegou o dia. Hoje começa o 3º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, na capital dos baianos. Terceiro encontro, minha terceira participação. E o acompanhamento de uma evolução muito bacana, um crescimento nítido de participação e debate a cada edição, que refletem, como não poderia deixar de ser, um crescimento do papel da blogosfera como formadora de opinião.

O debate internacional no III BlogProg

Por Felipe Bianchi, no sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

No segundo dia do Encontro Nacional de Blogueiros, que ocorre em Salvador, de 25 a 27 de maio, convidados estrangeiros debateram “Mídia e Blogosfera: experiências internacionais”. O equatoriano Osvaldo Leon, da Agência Latinoamericana de Informação (Alai), o cubano Iroel Sanchez, do blog La Pupila Insomne, e o estadunidense Andres Thomas Conteris, fundador do Democracy Now! En Español compartilharam suas experiências e impressões sobre o movimento em uma perspectiva global.

O III BlogProg e o marco civil

O debate do marco civil da internet

Franklin Martins no III BlogProg

O salutar debate da regulação da mídia

Por José Dirceu, em seu blog:

Caso se confirmem suas declarações, permito-me discordar frontalmente do ex-ministro da Comunicação social do governo Lula, Franklin Martins, que no Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas que se realiza ontem e hoje em Salvador teria afirmado que "imprensa escrita não precisa de marco regulatório".

O mote do III BlogProg

Por Adriana Delorenzo, na revista Fórum:

A discussão sobre o marco regulatório das comunicações marcou a abertura do 3º Encontro Nacional de Blogueiros (#3BlogProg), que acontece em Salvador (BA), desde sexta, 25, até domingo, 27. A primeira mesa do evento contou com a participação do ex-ministro Franklin Martins, que deixou o governo desde que Dilma Rousseff assumiu a presidência. Ao contrário do que alguns veículos de comunicação querem fazer crer, ele foi contundente ao afirmar que a regulamentação do setor não é uma restrição à liberdade de imprensa. “Sou visceralmente contra qualquer tipo de censura”, afirmou.

"Nada além da Constituição"

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

No III Encontro dos Blogueiros Sujos de Salvador, o blogueiro sujo de Goiás, o Mamede, que nutre especial afeição pelo governador Marconi Perillo, fez uma proposta arrebatadoramente apoiada pelo plenário:

Celebrar o Dia da Constituição.

Blogueiros discutem regulação da mídia

Por Maíra Kubík Mano, no sítio Carta Maior:

“Os excessos de liberdade se corrigem com mais liberdade”. A frase, do historiador francês Alexis de Tocqueville, aparece ao lado dos dizeres de Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal: “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”. Juntas em um grande banner com logotipos de patrocinadores e apoiadores, elas dão o tom do 3º Encontro Nacional de Blogueir@s, cujos eixos principais são a defesa da liberdade de expressão e da blogosfera e a luta pela democratização da comunicação.