quinta-feira, 7 de junho de 2012

Inflação despenca. Cadê os urubólogos?

Por Altamiro Borges

Quando o Banco Central iniciou a trajetória de queda nas taxas básicas de juros, Mirian Leitão, Carlos Alberto Sardenberg e outros “especialistas” em economia alertaram que a inflação iria explodir. O tom apocalíptico recrudesceu ainda mais quando o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal decidiram cortar drasticamente os seus juros. A mídia rentista anteviu o fim do mundo.

Augusto Nunes e a “honra” do PSDB

Por Altamiro Borges

Augusto Nunes, o blogueiro da Veja que ama FHC e detesta Lula, não gostou nadinha do anúncio nesta semana do apoio do PR à candidatura de José Serra para a prefeitura de São Paulo. Na sua curiosa lógica, a aliança do tucano com a sigla de Valdemar Costa Neto atinge a “honra” do PSDB. Indignado, ele soltou os cachorros – não estou me referindo ao outro colunista da Veja:

Lula, Dilma e o pânico dos tucanos

Por Altamiro Borges

Saiu hoje na coluna de Mônica Bergamo, na Folha:

*****

Cabo eleitoral

É Dilma Rousseff, e não Lula, o personagem que preocupa a campanha de José Serra (PSDB-SP) em SP. Na análise da equipe tucana, o ex-presidente pode levar seu candidato, Fernando Haddad, a um patamar de até 40% dos votos. Mas tem teto na cidade, onde nunca venceu eleição. Já Dilma poderia fazer a diferença na classe média.

A longa greve nas universidades

Por Altamiro Borges

Iniciada em 17 de maio, a greve dos docentes das universidades federais já é uma das mais longas da história da categoria. A cada dia que passa, ela também ganha novas adesões. Segundo balanço divulgado pela Andes (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior) nesta quarta-feira, professores de 51 instituições federais já aderiram à paralisação.

Cesar Maia: outro demo no inferno

Por Altamiro Borges

A 13ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro condenou ontem, por improbidade administrativa, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM). Ele é acusado de ter financiado com verba pública a construção da Igreja São Jorge, em Santa Cruz. A condenação inclui a suspensão dos direitos políticos do líder demo por cinco anos. Ele não poderá concorrer a cargos públicos até as eleições de 2017. A Justiça considerou procedente a ação movida pela 5ª Promotoria de Tutela Coletiva da capital do Rio de Janeiro. 

Aécio fala em "ética" na TV. Risível!



Por Altamiro Borges

O PSDB começou a exibir nesta semana as suas inserções publicitárias no horário partidário na rádio e TV. Numa delas o cambaleante presidenciável tucano, o senador Aécio Neves, aparece todo maquiado dizendo que tem um "sonho" - "a de que a política possa, um dia, ser o espaço da ética". Na maior caradura, ele garante que o seu partido tem esse firme compromisso. É muito cinismo. Chega a ser risível!

O governo Dilma diante das greves

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

Vive-se um momento contraditório no país: ao mesmo tempo em que o governo mantém altos índices de popularidade e a estabilidade econômica alcançada em meio à mais grave crise do capitalismo desde 1929, graves problemas na Educação e na Saúde vêm a público, no bojo da insatisfação de médicos e professores. A greve destes atinge 20 dias, tem número de adesões crescente (já são 51 instituições paradas) e permanece sem perspectiva de solução. Concomitantemente, ocorrem dezenas de greves de professores estaduais e municipais.