domingo, 17 de junho de 2012

Uma crítica ao ensino da comunicação

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Os rumos do ensino da comunicação no país. Esse foi o tema do debate ocorrido ontem, em São Paulo, no Barão de Itararé. Promovida pela entidade, além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Socicom, a atividade contou com a participação da pesquisadora Maria Cristina Gobbi, do Ipea, e Altamiro Borges, jornalista e presidente do Barão de Itararé. A jornalista Mirlene Bezerra, também do Ipea, mediou a conversa.

Crime de lesa pátria em Carajás

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Recentemente passei quase três semanas no Pará, viajando pelo estado. Notei, nas bancas de Belém, a presença sempre destacada do Jornal Pessoal, do repórter Lúcio Flávio Pinto, que também tem versão digital.

Comprei o dossiê que ele preparou sobre a Companhia Vale do Rio Doce, sobre o qual o Viomundo tinha publicado um texto, reproduzido da Adital.

O apoio à greve nas universidades

Editorial do jornal Brasil de Fato:

O programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão da Universidade Federal (Reuni) expressa a contradição das atuais políticas públicas. O governo federal investiu R$ 8,4 bilhões na expansão e reestruturação das universidades federais desde 2003. Dessa data até 2011, as vagas anuais de ingresso na graduação mais que dobraram nas federais, passando de cerca de 110 mil, em 2003, para mais de 230 mil em 2011. O aumento das vagas de ingresso impactou no número total de matrículas em instituições federais, passando de 638 mil para mais de 1 milhão (2003-2011). Através do Reuni, foram criados 2.046 novos cursos. Além de possibilitar a contratação de professores, ampliou o ingresso da juventude, especialmente da classe trabalhadora no ensino público.

Desmontar as mentiras para lutar

Por Miguel Urbano Rodrigues, no sítio português O Diário:

Repetir evidências passou a ser uma necessidade no combate à alienação das grandes maiorias, confundidas e manipuladas pelos responsáveis da crise de civilização que atinge a humanidade.

Talvez nunca antes a insistência em iluminar o óbvio oculto tenha sido tão importante e urgente porque a falsificação da História e a manipulação das massas empurra a humanidade para o abismo.

Memória da imprensa golpista

Por Mauricio Dias, na CartaCapital:

Vale a pena pagar 37 reais por uma aula de história contada com mestria pelo jornalista Flávio Tavares, no recém-lançado: 1961 – O golpe derrotado (L&PM).

Tavares viveu aqueles momentos numa dupla função. Era o jornalista destacado para acompanhar os movimentos da resistência, organizado pelo governador Leonel Brizola no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), em defesa da posse do vice-presidente Jango, mas, além da tarefa profissional, ele aderiu à vitoriosa Rede da Legalidade empunhando um revólver calibre 38. Como em Itararé, não houve disparos. Os militares, diante da corajosa reação civil, recuaram.

As polêmicas da Rio+20

Por Katu Arkonada, no sítio Outras Palavras:

Há vinte anos, em junho de 1993, celebrou-se no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Cúpula da Terra. Dela participaram 172 governos, com presença de 108 chefes de Estado e governo.

Fórum de Mídia Livre articula rede

Por Adriana Delorenzo, na revista Fórum:

O debate sobre comunicação também faz parte das atividades autogestionadas que compõem a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20. Neste final de semana, 16 e 17, acontece o II Fórum Mundial de Mídia Livre (IIFMML), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que discute justamente como disseminar as pautas da sociedade civil na opinião pública. Cerca de 250 “midialivristas” do Brasil e de outros países, como Colômbia, Argentina, Moçambique, China, França, Itália, Equador e Curdistão, participam do evento que pretende articular uma rede internacional.

A Rio+20 é o de menos

Por Antonio Lassance, no sítio Carta Maior:

Simultaneamente à Rio+20, uma guerra civil desaba sobre a Síria e um novo capítulo da crise econômica internacional se abre. O que esses três eventos têm em comum? Todos envolvem diretamente o chamado sistema ONU, ou seja, sua Assembleia, seu Conselho de Segurança e seus inúmeros organismos, programas, fundos e agências especializadas, como o FMI e o Banco Mundial.

As estranhas relações de Miro Teixeira

Por José Augusto, no blog Os amigos do presidente Lula:

O deputado Miro Teixeira (PIG-RJ, ops... PDT-RJ), em movimento combinado com os holofotes da TV Globo, retirou o foco da CPI que, talvez, já voltasse as atenções em breve para a questão da parceria Veja-Cachoeira, e fez estardalhaço com o "sigilo gastronômico" do dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, ao preocupar-se mais com um almoço em Paris do que com o sigilo bancário da empreiteira, já quebrado.

Veja/Cachoeira: A mídia sob suspeita

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

De narradora dos acontecimentos a revista semanal da Abril tornou-se personagem, revelando um envolvimento nunca visto de forma tão escancarada na cena política brasileira. Gravações feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, não deixam dúvidas. O contraventor Carlinhos Cachoeira era mais do que fonte de informações.

As vaias para a "economia verde"

Por João Novaes, no sítio Opera Mundi:

A Cúpula dos Povos fechou seu segundo dia de atividades neste sábado (17/06), no Rio de Janeiro, com um debate intenso entre o diretor-executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner, e alguns dos principais coordenadores do evento. Em meio a fortes críticas e vaias do público, acentuou o antagonismo de visões que separa o encontro altermundialista das propostas da ONU para o rumo das políticas ambientais ao longo dos próximos anos.

Internet: quem usa? E como?

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

O que chama a atenção nos números, e isso deve sim preocupar a mídia tradicional, é que 89% dos 80 milhões de usuários regulares, entre 18 e 49 anos, acessam blogs. A má notícia é que mais de 68% dos usuários estão mais interessados em humor, entretenimento, turismo, esportes, automóveis e games. Mas sou um otimista. A internet pode não mudar o mundo sozinha, mas que vai ajudar, vai.