domingo, 24 de junho de 2012

Alerta na Bolívia: risco de golpe

Foto: AFP/Aizar Raldes
Por Altamiro Borges

A ministra das Comunicações da Bolívia, Amanda Dávila, alertou hoje (24) que está em curso uma nova tentativa de golpe no país. Setores da direita estariam tentando se aproveitar de uma paralisação na polícia para criar um clima de pânico na sociedade e para exigir a deposição do presidente Evo Morales. Armas foram retiradas de unidades policiais e usadas em manifestações de rua numa nítida provocação.

Ruralistas cancelam "tratoraço"

Por Altamiro Borges

Os Estados Unidos já reconheceram o governo golpista do Paraguai. O Vaticano, hegemonizado por forças conservadoras, também manifestou o seu apoio. A mídia golpista do Paraguai está em festa, com manchetes que enfatizam o "retorno à normalidade democrática" - exatamente como fizeram os jornalões brasileiros no golpe militar de 1964. Os partidos oligárquicos da nação vizinha, Colorado e Liberal, já disputam o motim. E, agora, os poderosos fazendeiros do Paraguai também anunciam o total apoio ao governo golpista.

Mercosul suspende o Paraguai

Por Altamiro Borges

Os países membros do Mercosul decidiram, na tarde deste domingo, suspender a participação do governo golpista do Paraguai da próxima cúpula do bloco, que ocorrerá na quinta e sexta-feira em Mendoza, na Argentina. A decisão representa mais um passo para o isolamento das forças direitistas que depuseram, "em rito sumário", o presidente democraticamente eleito Fernando Lugo. 


Lugo fala na TV Pública

Lugo convoca "protestos pacíficos"

Foto: www.patriasi.com.ar
Por Altamiro Borges

Após o discurso desmobilizador e frustrante do dia do golpe, Fernando Lugo parece que resolveu apostar na mobilização da sociedade para restabelecer a democracia no Paraguai. Na madrugada de domingo, o ex-bispo apareceu de surpresa em frente à TV Pública paraguaia, alvo de censura e ataques dos golpistas. Diante dos manifestantes, ele convocou a resistência: "O país chama-nos a um protesto pacífico".

Chávez suspende petróleo ao Paraguai

Por Altamiro Borges

O governo venezuelano anunciou neste domingo (24) a suspensão do fornecimento de petróleo ao Paraguai. A PDVSA é responsável por cerca de 40% do abastecimento no país vitimado por um golpe de Estado na sexta-feira. A empresa petrolífera do Paraguai também tem pesadas dívidas com o governo venezuelano, que já anunciou que pretende revê-las. Esse conjunto de medidas visa isolar os golpistas e reforça a pressão da maioria dos países da América do Sul pelo restabelecimento da democracia no Paraguai. 

SP contra o golpe no Paraguai


O golpe da Monsanto no Paraguai

Por Leonardo Wexell Severo

“A situação de expectativa gerada pela decisão dos legisladores de submeter o presidente Fernando Lugo a juízo político foi, finalmente, resolvida de um modo ordenado, pacífico e respeitoso da legalidade, da institucionalidade e dos critérios essenciais de equidade que devem presidir processos tão delicados como o que acaba de ser levado a bom termo. A destituição do presidente abre fundadas esperanças num futuro melhor” (Editorial do jornal ABC Color).

Vidas paralelas: Lula e Lugo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Aconteceu com Lugo o que quase aconteceu com Lula: a deposição.

Lugo e Lula têm semelhanças notáveis, fora o “Lu”: são fruto, para o bem e para o mal, da extraordinária desigualdade social da América do Sul. Os dois surgiram, Lugo no Paraguai e Lula no Brasil, pelos braços dos pobres. Braços e, importante sublinhar, votos.

Dilma condena rito sumário no Paraguai

Foto: AVN = Alexander Gómez
Por Altamiro Borges

Em reunião realizada ontem (23) no Palácio da Alvorada, com as presenças dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e Edison Lobão (Minas e Energia), a presidenta Dilma Rousseff deu mais uma prova de rejeição ao golpe no Paraguai. Ao final do encontro, o governo brasileiro divulgou nota oficial repudiando o "rito sumário" no impeachment do presidente Fernando Lugo. 

Venezuela não reconhece os golpistas

Golpistas atacam TV pública