segunda-feira, 25 de junho de 2012

Demóstenes cassado. Veja lamenta!

Por Altamiro Borges

O Conselho de Ética do Senado aprovou na noite desta segunda-feira (25), por unanimidade, o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) pela cassação do mandato do ex-demo Demóstenes Torres. A votação se deu através do voto aberto e nominal - o que dificulta futuras manobras para inocentar o falso paladino da ética e jagunço de reputações. O relatório teve a aprovação dos 15 senadores que integram o conselho.

Ato no Consulado do Paraguai em SP

Por Tadeu Breda, na Rede Brasil Atual:

Cerca de 250 pessoas se dirigiram hoje (25) ao Consulado Geral do Paraguai em São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, na zona sul, para protestar contra a destituição do presidente Fernando Lugo, que sofreu um impeachment relâmpago na última sexta-feira (22).

Seminário debate comunicação sindical

O golpe asséptico e suas ameaças

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

O golpe de Estado contra o presidente eleito do Paraguai, para além dos graves danos que causa à evolução da incipiente democracia do país – que até 1989 esteve sob a ditadura de Stroessner e desde então só elegera mandatários do partido de centro-direita Colorado, com exceção de Lugo -, abre um precedente perigoso e potencialmente ameaçador à normalidade democrática na América do Sul.

Um golpe parlamentar orquestrado

Por Dr. Rosinha, no blog Viomundo:

Uns dizem que a terra é pública, do Estado. Um fazendeiro diz que a terra é dele, mas não apresenta prova convincente. Esta mesma área é ocupada por alguns trabalhadores rurais, menos de uma centena de famílias.

Um juiz dá uma ordem de despejo. Acusa-se o fazendeiro de ter infiltrado, entre os trabalhadores, homens fortemente armados. Policiais, também armados, chegam para cumprir a ordem de despejo dada pelo juiz, ligado ao partido de oposição ao governo e sobre quem há suspeita de que tenha sido corrompido.

Mensalão e a confissão de Álvaro Dias

Por Altamiro Borges

Álvaro Dias, o líder do PSDB no Senado, está excitado com o julgamento do chamado “mensalão do PT”, previsto pelo Superior Tribunal Federal (STF) para ter início em 1º de agosto. Ele nem sequer esconde as razões eleitoreiras da sua euforia. Em matéria publicada ontem pela Agência Estado, o senador tucano prevê que o julgamento terá forte impacto no pleito municipal de outubro.

A “falta de competência” de Aécio

Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, parece que resolveu descer do muro e radicalizar o seu discurso oposicionista. Em artigo publicado hoje na Folha, o senador mineiro critica a “falta de competência” da presidenta Dilma no enfrentamento da crise internacional. Para o tucano, que lembra um urubu, o Brasil caminha celeremente para a estagnação econômica e “o governo finge não ver”.

Serra mete a mão no slogan de Dilma

Por Antônio Mello, em seu blog:

O homem é impossível. Serra é um mitômano incorrigível. Ele se diz engenheiro, mas não prova. Também se diz economista, e também não prova.

As "democraduras" do Egito e Paraguai

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

Países com longas ditaduras não passam simplesmente da ditadura à democracia, apagando seu passado e escrevendo a nova página da sua história como se fosse uma página em branco. Até mesmo porque costumam ser transições institucionais, pacíficas, não rupturas radicais. O passado pesa fortemente sobre as novas democracias, condicionando seu futuro fortemente.

Frei Betto e a Grécia de Sócrates

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Ao revisitar o Parthenon, na segunda semana de junho, encontrei próximo do Teatro de Dionísio, pensativo, meu amigo Sócrates.

― Como vão as coisas aqui na Grécia?

― Perdemos a sabedoria, meu caro. Urge reencontrar a lâmpada de Diógenes para enxergar luz no fim do túnel. Por sorte, nas eleições de 17 de junho, os partidos xenófobos não alcançaram maioria. E a esquerda ficou em segundo lugar, com boa representação no parlamento.

RN: O lugar onde o crime compensa

Por Daniel Dantas Lemos, no blog De olho no discurso:

Esta semana fez exatamente um mês.

O que você acha que aconteceria caso uma das principais lideranças políticas do estado fosse flagrada em escutas telefônicas combinando o uso da conta pessoal de um tesoureiro de campanha para transferir dinheiro a fim de comprar apoio político de dois vereadores da capital? Se esse líder político fosse o marido da governadora do estado e um dos vereadores a serem comprados fosse o presidente da Câmara Municipal da capital?

A votação do fator previdenciário

Do sítio Vermelho:

Líderes da Câmara dos Deputados discutirão na próxima semana a inclusão na lista de votações do Plenário da Casa do Projeto de Lei do Senado que extingue o fator previdenciário. Se houver entendimento para análise da matéria, os parlamentares devem votar o texto aprovado por consenso na Câmara de Negociação sobre Desenvolvimento Econômico e Social, que teve como um dos principais articuladores o deputado Assis Melo (PCdoB-RS).

François Houtart no Barão de Itararé

Por Igor Felippe

O pensador marxista belga François Houtart, que veio ao Brasil para participar da Cúpula dos Povos, dá uma palestra sobre a crise econômica mundial, os dilemas do meio ambiente, a luta política na América do Sul e a cobertura da mídia em São Paulo, nesta segunda-feira (25/6), às 19h.

A atividade, que será aberta ao público, acontecerá no sede do Centro de Estados Barão de Itararé, que promove a palestra em parceria com o jornal Brasil de Fato.