terça-feira, 10 de julho de 2012

CUT, mensalão e os aloprados da mídia

Por Altamiro Borges

A direita tem medo do povo nas ruas. Bastou o bancário Vagner Freitas, futuro presidente da Central Única dos Trabalhadores, afirmar que a entidade mobilizará suas bases contra qualquer manipulação no julgamento do chamado mensalão do PT para a mídia direitista dar chilique. Autoritária, ela rejeita a “pressão da CUT”. Só vale o seu escancarado lobby sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) pelo fuzilamento prévio dos réus do processo. A mídia hegemônica se acha mesmo o primeiro poder no Brasil – e não o quarto!

Operação Vegas flagra Policarpo

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O Conversa Afiada reproduz trechos de áudios da Operação Vegas que testemunham a íntima relação do diretor da Veja em Brasilia, Policarpo Junior, com o crime organizado de Carlinhos Cachoeira:

Cuba satiriza blogueiros mercenários

Trabalhadores demitidos no Paraguai

Incra rebate acusações do MPF e da Globo

Por Vinicius Mansur, no sítio Carta Maior:

Na última semana o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ações contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em seis estados alegando que órgão seria responsável por um terço dos desmatamentos na Amazônia. A denúncia foi amplificada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, na última quinta-feira (5): “a acusação ao órgão responsável pela reforma agrária é de ser o maior desmatador da Amazônia”, taxou William Bonner. De acordo com a reportagem, o Incra seria responsável por 29,4% do desmatamento em 2011. Nenhuma menção foi feita sobre os outros 70,6%.

Golpista negocia base dos EUA no Paraguai

Do jornal Brasil de Fato:

O presidente da comissão da Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chavez, anunciou na sexta-feira (06) que negocia a possibilidade de instalar uma base militar estadunidense em território paraguaio.

Comissão da Verdade: O joio 
e o trigo

Por Cynara Menezes, na CartaCapital:

No domingo 1º de julho, o jornal Diário do Amazonas trouxe uma crônica de ampla repercussão na internet: o compositor gaúcho Lupicinio Rodrigues teria sido preso e torturado pela ditadura durante meses a fio por manter amizade com João Goulart e Leonel Brizola. Suas unhas teriam sido arrancadas para impossibilitá-lo de tocar violão. Quem confidenciou ao autor do artigo a história, mantida em segredo até hoje, teria sido um suposto filho do compositor, Lôndero Gustavo Dávila Rodrigues, atualmente motorista de uma universidade no Rio de Janeiro. Um assunto e tanto para a Comissão da Verdade investigar, não fosse por um detalhe: Lupicinio não sabia tocar violão.

STF, mensalão e o "crime" do PIG

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:




Parece piada. A mídia pressionou o STF durante anos para que passasse o julgamento do “mensalão” do PT na frente do julgamento do “mensalão” do PSDB (que diz ser “mineiro”) e agora, sem uma réstia de pudor, acusa a CUT por dizer que vai à rua protestar se o juízo não for técnico. Como se não bastasse, ainda indaga o que seria “julgamento técnico”.

A votação do Marco Civil da Internet

Por José Dirceu, em seu blog:

Na pauta de hoje do Congresso Nacional, um tema dos mais relevantes para a garantia dos direitos da cidadania e dos direitos individuais e coletivos na rede. Vai à votação, em Comissão Especial, o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet.

Lugo denuncia "violência dos golpistas"

http://paraguayresiste.com
Por Altamiro Borges

Em nota divulgada nesta segunda-feira (9), Fernando Lugo, o presidente deposto pelo golpe parlamentar no Paraguai, denunciou os atos de violência cometidos pelo "regime ilegítimo e golpista de Federico Franco". Servidores públicos foram demitidos "sob a alegação de serem esquerdistas". Os senadores Carlos Filizzola e Sixto Pereira, que votaram contra o impeachment sumário, estão ameaçados de perder seus mandatos. O clima é de perseguição e de medo, típico de um regime ditatorial.


A ótica distorcida das novelas

Por Fábio Nogueira, no blog DoLaDoDeLá:

Está no ar a novela Cheias de charme. O folhetim gira em torno de três empregadas domésticas, que de uma hora para outra veem suas vidas alteradas pela fama e o sucesso. Tudo seria lindo e feliz, se a vida das empregadas domésticas no Brasil fosse tão bela assim.

O escândalo das taxas básicas de juros

Por Luis Nassif, em seu blog:

O recente escândalo da manipulação da taxa libor (a taxa básica do Banco da Inglaterra) é mais um capítulo terrível na desmontagem do sistema financeiro internacional.

A taxa básica (libor, na Inglaterra, prime, nos Estados Unidos, Selic, no Brasil) serve de parâmetro para a articulação de todo o sistema de empréstimos de longo prazo.

Os vetos de Jango que a Abert derrubou

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

No discurso que fez na abertura do 26º Congresso da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em Brasília, no último dia 19 de junho, o presidente da entidade, empresário Emanuel Carneiro, lembrou ser 2012 o ano do cinquentenário da Abert destacando, nas palavras do jornalista Fernando Lauterjung, “a força da radiodifusão na definição de regras para o setor”.