quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A nova batalha de Hugo Chávez

Por Ignacio Ramonet, no sítio Outras Palavras:

É a décima quarta. Desde que ganhou sua primeira eleição presidencial, em dezembro de 1998, Hugo Chávez já submeteu-se – direta ou indiretamente – treze vezes ao sufrágio dos eleitores da Venezuela. Quase sempre, ganhou [1], em condições de reconhecida legalidade democrática, avalizada por missões de observadores enviadas pelas instituições internacionais mais exigentes (ONU, União Europeia, Centro Carter e outras).

EUA: mortos por usar turbante

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Quando a ignorância se encontra com a violência, o resultado é sempre trágico.

Foi o que aconteceu no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Um homem armado entrou num templo sikh dando tiros. Matou seis pessoas e feriu três. Entre os feridos está um dos dois policiais que correram ao local depois de receber um chamado de emergência pelo telefone. O outro policial matou o atirador, identificado como Michael Page, 40 anos, veterano de guerra.

Cenário muda após defesa dos acusados

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio da Kotscho:

O resultado do julgamento pode até não sofrer grandes alterações, já que os meritíssimos ministros do STF parecem estar com a cabeça feita e com seus votos prontos, pelo menos no rascunho, mas o cenário em Brasília mudou desde segunda-feira quando começaram a ser apresentadas as defesas dos 38 réus do processo do mensalão.

O MST e os blogueiros progressistas

Mensalão, "opinião pública" e o STF

Por Marcelo Semer, no blog Sem Juízo:

A grande imprensa está se deliciando com o espetáculo. A política partidária promete converter espectadores em membros de torcida organizada.

Até o ex-presidente Fernando Henrique deu o seu pitaco jurídico e disse que o STF deve ouvir a “opinião pública”, enquanto a corregedora Eliana Calmon, para não perder o hábito, advertiu os ministros que eles também seriam ‘julgados’ por sua decisão.

Os Verdes e o derretimento da direita

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

No México, os ambientalistas do Partido Verde Ecologista (PVEM), apoiaram o candidato da direita, Henrique Peña Nieto, do PRI. Na Venezuela, o Movimento Ecológico Venezuelano, cujo símbolo é um radiante girassol, entregou-se de corpo e alma à candidatura do engomadinho Henrique Capriles Randonski, com a qual os golpistas de ontem testam sua versão 'moderna e jovem' de hoje. Em São Paulo, o PV apoia José Serra, que dispensa apresentações. Em Salvador, os verdes estão fechados com o demo Antonio Carlos Magalhães Neto, de tradição conhecida.

A lei de Lynch e o “mensalão”

Editorial do jornal Brasil de Fato:

A origem do “linchamento” é polêmica. Alguns atribuem ao coronel Charles Lynch, que teria adotado a prática em 1782 contra os colaboradores dos britânicos na guerra de independência dos Estados Unidos. Outra versão atribui ao capitão William Lynch, da Pensilvânia, durante a revolução de 1780. Existem ainda outras versões. Trata-se do assassinato por uma multidão, sem qualquer procedimento judiciário ou legal.

A imagem do linchamento vem à mente ao presenciar a intensa cobertura da mídia sobre o julgamento do chamado “mensalão” no Supremo Tribunal Federal.

Michael Moore e a violência nos EUA

Por Michael Moore, no sítio da Adital:

Desde que Caim enlouqueceu e matou Abel sempre houve humanos que, por uma razão ou outra, perdem a cabeça temporária ou definitivamente e cometem atos de violência. Durante o primeiro século de nossa era, o imperador romano Tibério gozava, jogando suas vítimas na ilha de Capri, no Mediterrâneo. Gilles de Rais, cavalheiro francês aliado de Joana D’Arc, na Idade Média, um dia, enlouqueceu e acabou assassinando centenas de crianças. Apenas umas décadas depois, Vlad, o Empalador, na Transilvânia, tinha inúmeros modos horripilantes de acabar com suas vítimas; o personagem de Drácula foi inspirado nele.

A mídia quer destruir a CLT

Editorial do sítio Vermelho:

A reunião ocorrida nesta segunda-feira (6) no Palácio do Planalto entre dirigentes de cinco centrais sindicais (CTB, Força Sindical, CUT, Nova Central e UGT)) e o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, foi instrutiva a partir de pelo menos dois pontos de vista. Um deles enfatiza a necessidade da leitura crítica acurada do noticiário dos grandes jornais e revistas (e da TV); o outro diz respeito à qualidade das relações entre o governo e os trabalhadores e as centrais sindicais.

As cotas sociais e os demotucanos

Por José Dirceu, em seu blog:

Finalmente, depois de quatro anos de morosa tramitação (o projeto foi apresentado em 2008), está aprovada a lei que institui cotas sociais e raciais nas universidades e escolas técnicas federais. É um grande passo no processo de inclusão social brasileiro e para a melhoria do nosso ensino em geral, do fundamental e médio ao universitário.

O espírito olímpico está em falta

Por José Antonio Lima, na CartaCapital:

A cinco dias do fim das Olimpíadas de Londres, é certo que os Jogos de 2012 entrarão para a história marcados pelo grande número de violações éticas. As “entregadas” e outros artifícios usados para levar vantagem foram cometidos em diversos esportes, do ciclismo ao badminton, por atletas de inúmeros países. O Comitê Olímpico Internacional (COI) e as federações de cada modalidade tentaram reagir, mas pouco puderam fazer para conter a desonestidade, um sinal de que precisam se mover de olho em futuras competições.

A outra tese do mensalão

Por Paulo Salvador, na Rede Brasil Atual:

A leitura do recém-lançado livro A Outra Tese do Mensalão, da Editora Manifesto, é como respirar ar puro em tempos soturnos de tanta pressão da mídia conservadora sobre o julgamento do mensalão. De autoria de Antônio Carlos Queiroz, Lia Imanishi Rodrigues e Raimundo Rodrigues Pereira, o livro pretende ser uma revisão do caso.

Abundam os picaretas “indignados”

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A inundação dos meios de comunicação com frases moralistas de efeito sobre o julgamento da Ação Penal 470 e certas reações que essa campanha provoca na sociedade são fenômenos que serão estudos por séculos. O historiador do futuro se espantará com a hipocrisia que fez hordas de picaretas saírem da toca batendo no peito.

Muito barulho por pouca prova

Por Túlio Vianna, na revista Fórum:

As três primeiras sessões de julgamento da Ação Penal 470 indicam que a TV Justiça terá seus picos de audiência garantidos por várias semanas ainda. Questões que poderiam ser resolvidas com votos bem objetivos são tratadas em votos prolixos, recheados com citações para demonstrar erudição perante o público não iniciado.