segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O campo político latinoamericano

Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

No período histórico atual, o capitalismo assume o modelo neoliberal como sua forma predominante. Passou da hegemonia de um modelo regulador, keynesiano, a um modelo liberal de mercado. Concomitantemente à passagem de um mundo bipolar a um mundo unipolar e de um ciclo longo expansivo do capitalismo a um ciclo longo recessivo.

O "mensalão" e o rubor do Jabor

Por Valdemar Figueredo Filho, na revista Fórum:

No dia 7 de agosto deste ano Arnaldo Jabor publicou no segundo caderno do jornal O Globo mais um dos seus artigos bombásticos, reação ao que viu e ouviu nos primeiros dias do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. O douto paladino da Justiça sentenciou logo no primeiro parágrafo que os julgadores precisavam ouvir a opinião pública. Isto é, a Suprema Corte não pode desmoralizar-se fugindo da vontade popular. A condenação dos réus anunciaria que a República está em franca evolução democrática.

A xenofobia à moda grega

Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Pelo menos 6 mil pessoas foram detidas no final de semana em Atenas e nas principais cidades gregas, numa vasta operação policial que reforça os sinais de xenofobia crescente na Europa. Pelo menos 1.600 foram aprisionadas em condições precárias e deverão ser deportadas. Não são acusadas de crime algum - apenas serem estrangeiras sem documentos de permanência no país. Anunciada com alarde na TV, pelo ministro da Ordem Pública, Nikos Dendias, a operação teve nítido caráter racista, segundo denúncia da Anistia Internacional (AI): a polícia escolheu quem prender de acordo com a cor da pele.

Datafolha sobre mensalão é farsa

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que é uma fraude a pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, que afirma que 82% dos brasileiros querem que o STF condene os réus do mensalão. Uma fraude com fins político-eleitorais.

EUA bancam ataques ao WikiLeaks?

Mídia fomenta o racismo nos EUA

TV Globo tenta salvar Policarpo

Por Leandro Fortes, na CartaCapital:

Desde sábado, depois que começou a circular fortemente pelas redes sociais a capa de CartaCapital sobre o consórcio Veja & Cachoeira, a TV Globo desencavou uma notícia velha, dada em primeira mão…também por CartaCapital, sobre a suspeita de um sequestro levado a cabo pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira.

As águas turvas da Nestlé

Por Carla Klein, no sítio Correio da Cidadania:

Há alguns anos, a Nestlé vem utilizando os poços de água mineral de São Lourenço para fabricar a água marca PureLife. Diversas organizações da cidade vêm combatendo a prática, por muitas razões. As águas minerais, de propriedades medicinais e baixo custo, eram um eficiente e barato tratamento médico para diversas doenças, que entrou em desuso, a partir dos anos 50, pela maciça campanha dos laboratórios farmacêuticos para vender suas fórmulas químicas através dos médicos. Mas o poder dessas águas permanece. Médicos da região, por exemplo, curam a anemia das crianças de baixa renda apenas com água ferruginosa.

O Globo e os agiotas financeiros

Por José Dirceu, em seu blog:

Quem lê o jornalão dos Marinho precisa fazê-lo com muita atenção para não ficar com uma versão muito parcial – e enganadora – dos fatos. Vejam o título da reportagem com chamada de capa da edição de O Globo de domingo (12.8): "Dinheiro de estrangeiro sai do país". Dá a entender que as contas do país não vão bem. Inclusive com um destaque, agora já na parte interna do jornal, de um “estrategista-chefe” de investimento da empresa gestora do Banco de Nova York, criticando a “mudança de regra” quando o Banco Central passou a intervir no câmbio, o que teria contribuído para afugentar os tais dos investidores externos.

Cuba celebra 86 anos de Fidel Castro

Do sítio Opera Mundi:

O ícone revolucionário Fidel Castro faz 86 anos nesta segunda-feira (13/08). O jornal Granma, ligado ao Partido Comunista, publicou em sua primeira página uma mensagem a Fidel, a quem chamaram de "guerrilheiro do tempo, nosso comandante".

A elite financeira criminosa

Por James Petras, no sítio português Resistir:

"O coração apodrecido das finanças". The Economist

"Há um grau de cinismo e cobiça que é realmente bastante chocante". Lord Turner, Bank of England, Financial Service Authority 


Nunca na história dos Estados Unidos testemunhamos crimes cometidos na escala e do âmbito dos dias atuais, tanto pela elite privada como estatal.