sábado, 1 de setembro de 2012

Tucano ameaça repórter da Folha

Por Altamiro Borges

O Portal Imprensa publicou ontem entrevista com o jornalista André Caramante, da Folha, que há dois meses recebe ameaças por ter escrito uma matéria sobre o policial Paulo Telhada, ex-comandante da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) e hoje candidato pelo PSDB a vereador na capital paulista. No texto, publicado em 14 de julho, Caramante denunciou o fato do policial usar seu perfil pessoal no Facebook para incitar a violência contra supostos bandidos, rotulados por ele de “vagabundos”.

Álvaro Dias também é rifado pelo PSDB

Por Altamiro Borges

Saiu hoje no blog de Ilimar Franco, hospedado no sítio do jornal O Globo:

*****

O PSDB resolveu se unir ao PT para deixar sem mandato o líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PR). Inimigo do governador Beto Richa, Dias foi avisado que está fora da chapa para 2014. Ele examina três alternativas: abandonar a política, concorrer a deputado federal ou mudar de partido, alegando perseguição política.

Lula diz que PSDB quebrou Minas

Os bastidores da sucessão no Ipea

Da revista CartaCapital:

Na segunda-feira 27, encerrou-se oficialmente a disputa pelo comando do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Diário Oficial da União publicou o nome do novo presidente da instituição, o economista carioca Marcelo Néri.

Desde a saída de Marcio Pochmann, que deixou o instituto para concorrer à prefeitura de Campinas, foram expostas as diversas camadas de interesses, ressentimentos e posições antagônicas que compunham a “cebola” da sucessão.

Padre culpa vítimas por pedofilia

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

De acordo com o sempre alerta Opera Mundi, o padre norte-americano Bernard Groeschel escreveu um artigo para a revista católica National Catholic Register relativizando a culpa dos companheiros de batina que caem em pecado. Afirmou que, quando se pensa em um pedófilo, “as pessoas normalmente imaginam uma pessoa que planejou seus atos, um psicopata. (…) Mas não é o caso. Imaginem um homem que se encontra em plena depressão nervosa e um jovem chega para consolá-lo. Em muitos desses casos, o jovem é que é o sedutor”. Bernard defendeu que os padres católicos não deveriam ser presos caso fossem descobertos, desde que não repetissem seus atos, “porque a intenção deles não era de cometer um crime”. A revista retirou o artigo do ar, pediu desculpas e exigiu a retratação do padre – o que veio a acontecer.

Ibope: Manuela lidera com 37%

Do sítio Vermelho:

O Ibope divulgou nesta madrugada a primeira pesquisa de intenção de voto após o início da campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre. Na pesquisa estimulada, Manuela D'Ávila, do PCdoB, aparece com 37% das intenções de voto, em segundo está José Fortunati, candidato do PDT, com 35%; Adão Villaverde, do PT, com 5%; Roberto Robaina, do PSOL, com 1%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Serra apela de novo à "guerra santa"

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ainda ontem previ aqui mesmo, ao comentar o último Ibope sobre as eleições em São Paulo, que mostra a candidatura tucana derretendo, após os primeiros dias de campanha no horário eleitoral:

"Serra agora só tem dois caminhos para se salvar do naufrágio anunciado, ambos arriscados: ou parte para o ataque contra seus adversários, tática adotada nas últimas campanhas (...)".

A palhaçada de Clint Eastwood


Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

E não se fala de outra coisa nos Estados Unidos: a bizarra conversa entre Clint Eastwood e uma cadeira vazia na convenção republicana que sagrou Mitt Romney como o adversário de Obama em novembro. “Uma das cenas mais estranhas da política americana”, escreveu o Washington Post.

O "mensalão" e as farsas da mídia

Por Marcos Coimbra, no blog de Luis Nassif:

Em uma de suas mais polêmicas declarações dos últimos anos, o ex-presidente Lula afirmou que o “mensalão” era “uma farsa”.

A frase foi dita quando ainda ocupava a Presidência e ele a arrematou com a promessa de que dedicaria boa parte de seu tempo após deixar o Planalto a demonstrá-lo. Vivíamos os dias de comemoração da vitória de Dilma e ela soou a muitos como um arroubo, compreensível no calor do momento, mas de pequena consequência prática.

As causas do baque eleitoral de Serra

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Não serei eu a querer discutir com análises de renomados especialistas sobre as razões da piora cada vez mais espantosa da imagem do candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra. Todavia, confesso que, até agora, nenhuma das que li ou ouvi me convenceu.

Multinacionais sangram o Brasil

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

A economia brasileira atravessa um perigoso processo de desnacionalização. Somente no primeiro semestre deste ano, de acordo com informações da empresa de consultoria internacional KPMG, 167 companhias cujos proprietários eram brasileiros foram compradas por multinacionais de outros países através de operações de fusões e aquisições. Atualmente, capitalistas estrangeiros controlam mais de 50% do parque industrial do Brasil.

Serra acionará o PIG contra Russomano

Por Renato Rovai, em seu blog:

Serra tem tudo para ser o candidato-picolé destas eleições municipais em São Paulo. Quando sua candidatura foi confirmada pelo PSDB, seus índices nas pesquisas dispararam e parecia inevitável sua ida ao segundo turno em primeiro lugar.

Agora, a luta é outra. Conseguir voltar a ter uns 25% dos votos para impedir que a disputa final seja entre Russomano e Haddad.

Montadoras lucram mais no Brasil

Por Altamiro Borges

O terrorismo das poderosas multinacionais do automóvel deu certo. Elas ameaçaram demitir milhares de metalúrgicos e fechar várias unidades fabris. A estadunidense GM foi a mais agressiva, gerando pânico em São José dos Campos, no interior paulista. Diante da forte pressão, o governo federal recuou. Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, recuou no que já havia divulgado e anunciou a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis até 31 de outubro.