quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Globo “erra” sobre o Bolsa Família

Por Altamiro Borges

A mídia nativa desembestou de vez. Após a frustração com os resultados das eleições de outubro, em que o “show” do julgamento do “mensalão” não produziu os efeitos desejados, ela decidiu partir para o tudo ou nada. Ela não está satisfeita com o “fuzilamento midiático” de Dirceu, Genoino e Delúbio. Ela quer a cabeça de Lula, pautando os seus jagunços do PPS e do PSDB. Mas o alvo maior, no sinal das contas, é o próprio governo Dilma. Prova disto é a série de “reporcagens” do jornal O Globo sobre o Programa Bolsa Família.

Greve dos jornalistas... na Espanha

Por Altamiro Borges

A redação do El País, da Espanha, está vazia e o diário impresso, tão paparicado pela mídia nativa, pode não circular nesta quarta-feira. Desde ontem, os jornalistas entraram em greve contra o plano de demissões imposto pela direção do Grupo Prisa, que edita o jornal. Fotos postadas no twitter confirmam a força da paralisação. Segundo a entidade dos trabalhadores, 95% dos profissionais aderiram à greve. A direção da empresa admitiu adesão de 79% e anunciou que a edição impressa poderá não circular ou terá menos páginas.

Greve geral na Grécia. Europa afunda!

Foto: http://www.kke.gr/
Por Altamiro Borges

Milhares de trabalhadores saíram às ruas ontem (06) na Grécia. Os protestos fazem parte da nova greve geral convocada pelas duas principais centrais sindicais do país para protestar contra as medidas de “austeridade” impostas pelo governo a mando dos credores internacionais. Estão previstas manifestações hoje em frente ao parlamento, em Atenas, com o objetivo de pressionar os deputados a rejeitarem o pacote de corte de gastos e aumento de impostos. A Europa afunda na crise capitalista e os trabalhadores resistem!

Marco Civil da Internet corre risco

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Marco Civil da Internet, cuja votação tem sido adiada ao longo do ano, pode ter mudanças significativas. De acordo com o portal Convergência Digital, uma nova reunião entre o governo e o relator do projeto de lei, Alessandro Molon (PT-RJ), acontece nesta terça-feira (6) para buscar um acordo sobre o conceito da neutralidade da rede. O objetivo seria levar o projeto diretamente ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Regulação da mídia: A hora é essa!

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Privilegiado, tomei café esta tarde com o Azenha (Vi o Mundo) e o Rodrigo (Escrevinhador), e chegamos à conclusão de que desta vez o PIG - Partido da Imprensa Golpista - atravessou a linha divisória entre a crítica jornalistica e a ação golpista escancarada.

A estratégia da Globo para o futuro

Por Gustavo Gindre, no Observatório do Direito à Comunicação:

A saída da Globo do controle da NET Serviços deve ser analisada com muito cuidado. Segundo a visão deste blog, trata-se praticamente da conclusão de um processo que se iniciou há mais de dez anos, quando a Globo entrou em crise, incapaz de pagar suas dívidas. A decisão, então, foi manter o controle familiar do grupo (sem ceder participação patrimonial aos credores), mas vender quase tudo o que não estivesse relacionado diretamente com a produção de mídia.

A violência em SP e o papel da mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A região metropolitana de São Paulo – capital e cidades do entorno – está sob um legítimo ataque terrorista. Muito mais grave, até, do que os que ocorrem no Oriente Médio.

A diferença é que as pessoas, na maioria das vezes, não são mortas por atacado, mas as mortes se prolongam por meses a fio e ocorrem todos os dias.

A derrota de Mitt Romney

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Menos relevante por suas realizações na Casa Branca, Barack Obama merece ser festejado pela capacidade de derrotar Mitt Romney.

Foi uma vitória apertada de verdade, por uma diferença de pouco mais de 1 milhão de votos, embora até folgada do ponto de vista de delegados no Colégio Eleitoral que têm a palavra final na escolha do Presidente dos Estados Unidos.

O resultado das eleições nos EUA

Por Fillipe Mauro, no sítio Opera Mundi:

Na madrugada desta quarta-feira (07/11), o democrata Barack Obama não apenas foi reeleito presidente dos Estados Unidos com a maioria popular do país como também recebeu a notícia de que governará com apoio majoritário do Senado.

Juvensur termina com saldo positivo

Por Mariana Serafini 

O Seminário Permanente de Integração Regional – Juvensur – aconteceu entre os dias 1º e 4 de novembro em Foz do Iguaçu. Contou com a participação de autoridades políticas e militantes dos movimentos sociais do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Sandinistas vencem na Nicarágua

Por Giorgio Trucchi, no sítio da Adital:

Com 98,7% dos votos computados, o governante Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que encabeça a Aliança Unida Nicarágua Triunfa, conseguiu ganhar 134 das 153 prefeituras que existem no país, 25 mais que as ganhas em 2008. Também passa a administrar 16 das 17 cabeceiras departamentais.

Álvaro Dias vai aderir ao governo Dilma?

Por Altamiro Borges

O jornalista Esmael Morais, sempre rápido no gatilho, acaba de postar uma notícia bombástica em seu blog. Sarcástico, ele brinca que o senador Álvaro Dias, um dos mais ácidos críticos do chamado lulopetismo, está próximo de deixar o PSDB e “bem perto de integrar a base de sustentação de Dilma, do PT”. A notícia comprova que os tucanos saíram trincados das eleições municipais, bem diferente dos balanços otimistas escritos por alguns dos seus caciques e replicados pela mídia venal. Vale conferir a bomba de Esmael: