sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A visão autoritária de Merval Pereira

Por Altamiro Borges

Merval Pereira não gostou das críticas do PT à “partidarização” do julgamento da Ação Penal 470 no Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua coluna hoje no jornal O Globo, ele afirma que “a nota oficial da executiva nacional do Partido dos Trabalhadores revela a face autoritária desse partido, nascido sob o lema de ser o paradigma de uma nova maneira de fazer política limpa e comprometida com o bem comum, lema que nunca deixou de ser o que sempre foi: apenas um instrumento de marketing político para a tomada do poder”.

Dilma visita uma Europa à deriva

Por Altamiro Borges

A presidenta Dilma Rousseff chegou hoje (16) em Cádiz, no Sul da Espanha, para participar da 22ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. O evento reúne dirigentes de 22 países, mas quatro presidentes já informaram que não participarão por questões internas: Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina) e Otto Molina (Guatemala). A cúpula aprovará um documento com propostas para o enfrentamento da prolongada e grave crise que abala a economia capitalista mundial.

Dona da Daslu, cadeia e mídia seletiva

Por Altamiro Borges

Nesta semana, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu uma declaração desastrada: “Se fosse para cumprir muitos anos numa prisão, eu preferiria morrer”. De imediato, a mídia tucana associou o seu deslize à defesa enrustida dos condenados no julgamento do STF. Além de criticar o ministro, a quem cabe humanizar os presídios, ela aproveitou para exigir a prisão dos petistas. É impressionante a seletividade da mídia. Ela nunca exigiu “cadeia” para ricaços ou torturadores. Basta lembrar o caso da dona da Daslu!

A crise existencial do PSDB

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Num primeiro momento, ainda sob o impacto do tombo, o PSDB tentou negar que foi derrotado nas eleições municipais de outubro. O mentor FHC, o cambaleante Aécio Neves e o anódino Alberto Goldman publicaram artigos nos jornalões garantindo que o partido saíra mais forte do pleito. Agora, porém, os tucanos já admitem o revés eleitoral e até propõem novos rumos para a desgastada legenda. “O PSDB paulista quer levar a sigla para o divã”, informa hoje (16) a Folha. 

Terror dos presídios e insegurança

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Bem que procurei outro assunto mais ameno para tratar neste feriadão afro-republicano que está só começando, mas não teve jeito.

Ninguém fala de outra coisa na mídia, no trabalho, nos botecos e nas padarias, nas feiras e nos táxis, onde quer que você vá: o medo da violência tomou conta dos paulistanos.

O general da CIA e os podres poderes

Por Eliakim Araujo, no sítio Direto da Redação:

Urinar em corpos de afegãos mortos, matar inocentes aldeões daquele país pelo simples prazer de matar, metralhar do helicóptero um grupo de civis iraquianos desarmados, incluindo dois jornalistas, violentar soldadas, torturar presos... esses são os pecados cometidos pelos militares norte-americanos em suas aventuras pelo mundo. Mas tudo isso virou café pequeno perto do baita escândalo envolvendo, por enquanto, dois generais quatro estrelas dos Estados Unidos e duas fogosas mulheres, ambas ligadas à comunidade de informações.

STF: Justiça ou linchamento?

Por Marco Piva, no sítio da Fundação Perseu Abramo:

Finalmente o dia chegou. Com indisfarçável regozijo, típico daqueles que enxergam a história apenas a partir de seus propósitos imediatos, a grande mídia estampa as manchetes já preparadas há algum tempo: Dirceu na cadeia! Para outros poderia ser prisão. Para Dirceu, é cadeia mesmo (“Regime fechado - STF pune Dirceu com 10 anos de cadeia”, O Globo, 13/11/12).

Poderosos e "poderosos" no mensalão

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Num esforço para exagerar a dimensão do julgamento do Supremo, já tem gente feliz porque agora foram condenados “poderosos…”

Devagar. Você pode até estar feliz porque José Dirceu, José Genoíno e outros podem ir para a cadeia e cumprir longas penas.

Cristina Kirchner e a Ley de Medios

Haddad e as enchentes de verão

Por Ubiratan de Paula Santos, no sítio do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo:

Simultaneamente à formação do novo governo, à transição entre as gestões e às ações para os primeiros meses, algumas providências podem ser tomadas de imediato pelo novo prefeito de São Paulo, antecipando-se a armadilhas futuras. Entre elas, até porque terá que responder pelo problema tão logo tome posse, está a proteção da população paulistana contra um problema recorrente, as enchentes do verão.

Um dia histórico na Europa

Foto do sítio: http://www.galizacig.com
Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

A Europa foi sacudida por um dia de protesto da classe trabalhadora nesta quarta-feira, 14. Ocorreram manifestações (greves, concentrações e passeatas) em pelo menos 20 países da região: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Lituânia, Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Áustria, Polônia, Romênia, Bulgária, Malta, Letônia, Finlândia, Luxemburgo, Dinamarca e Suécia. Além desses, Suíça, Eslovénia e República Checa convocaram atos para os dias 15 e 17.

A luta das trabalhadoras domésticas

Por Luiz Carvalho, no sítio da CUT:

Após a comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10 aprovar o parecer que estende às trabalhadoras domésticas e outros trabalhadores em residência direitos assegurados aos demais empregados com carteira assinada, os movimentos sociais mobilizam-se para garantir que o texto também seja aprovado na Câmara e no Senado.