segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pressão das elétricas contra o governo

Por José Dirceu, em seu blog:

A cada dia fica mais evidente que as empresas concessionárias de energia elétrica estão mesmo dispostas a mover uma guerra ao governo contra o valor das indenizações das usinas e contra a baixa da tarifa determinada pelo governo Dilma Rousseff, de 16% para consumidores residenciais e de até 28% para industriais.

O golpe de Roberto Gurgel

Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

Sob a permanente e severa fiscalização do senador Fernando Collor, o procurador Roberto Gurgel adotou a velha lição de que o seguro morreu de velho e cuidou de blindar a retaguarda no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ele, por lei, preside.

A omissão de Dilma diante da mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Costumo dizer que a imprensa brasileira comete excessos com frequência, mas prefiro isso ao silêncio da ditadura.”

A frase é da presidenta Dilma, e foi dita ao jornal espanhol El País, numa reportagem publicada hoje em seu site.

O que acontece na Faixa de Gaza?

Foto: AP/Ashraf Amra
Por Marina Mattar, no sítio Opera Mundi:

A atual investida de Israel contra a Faixa de Gaza, denominada de “Pilar Defensivo”, tem como suposto objetivo defender o povo israelense dos mísseis lançados por combatentes do Hamas que atingem o sul do país. Mas será que é apropriado chamar de guerra ou de defesa quando um dos lados é uma superpotência militar e o outro, um grupo político armado sem a organização e a estrutura de Forças Armadas?

Quem é pior para presidir o STF?

Por Antônio Mello, em seu blog:

A presidência do STF sob Gilmar Mendes todos já vivemos. Arrogante, vaidoso, pusilânime diante dos poderosos aliados, covarde, usando o cargo contra adversários ("Vou chamar o presidente [Lula] às falas"), Mendes é um poço de insegurança, que ele busca camuflar com uma imagem de durão.

Globo cada vez mais forte e a Dilma...

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Amigo navegante telefona para corrigir o ansioso blogueiro: você errou!

A Globo está mais forte do que você diz.

Como assim?

Israel e a nova guerra mundial

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Ao convocar 75.000 reservistas para as fileiras, o governo de Israel deixou claro que prepara nova invasão terrestre da Faixa de Gaza, como passo prévio a uma aventura maior, contra o Irã. Desta vez, no entanto, há sinais de que a violência encontrará a resistência dos países árabes vizinhos. A visita do primeiro ministro do Egito, Hisham Kandil, a Gaza e a clara advertência do novo presidente, Mosri, de que os egípcios não deixarão os palestinos sós, deveriam conter os alucinados direitistas de Tel-Aviv, mas não parece que isso ocorra. Ao contrário, há todas as indicações de que se encontram dispostos a ir ao tudo, ou nada.

Deter a mão assassina de Israel

Editorial do sítio Vermelho:

Desde a última quarta-feira (14), as forças armadas do regime sionista israelense desencadearam brutal ofensiva contra o território palestino da Faixa de Gaza, que mantêm sitiado e bloqueado desde 2008. Simultaneamente, o governo de Israel decretou a mobilização militar geral e concentra tropas com a finalidade de realizar a invasão terrestre do território. A cúpula israelense debate o momento de fazê-lo, medindo também o pulso da complicada e tensa situação regional.

Onde estavam os senhores do STF?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Emir Sader, no sítio Carta Maior:

O STF faz o Brasil se sentir constrangido pelo seu Judiciário, pela não observância da Lei Penal e da Jurisprudência consolidada da Corte, pelo exibicionismo dos juízes que o compõem.

Um país em que ainda sobrevivem tantos vestígios da ditadura – o período mais brutal da sua história – deveria ter um STF cujos membros deveriam ter tido notável atuação na luta contra a ditadura, que tivesse tido a coragem de jogar sua vida na luta pela democracia.

Racismo em shoppings e universidades

Ilustração: Maurício Pestana
http://territorioafricano.blogspot.com.br/
Por Raimundo Oliveira, na Rede Brasil Atual:

Nos últimos dez anos, com melhorias consistentes nos indicadores sociais no Brasil, os cidadãos mais pobres passaram a ter acesso a outros níveis de consumo, como em lojas de shopping, aeroportos, cinemas e universidades. No caso de cidadãos negros e pardos, para muitos isso significou também maior exposição à discriminação racial nos ambientes antes frequentados majoritariamente por pessoas brancas.

Brasil governado pelo fundamentalismo?

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Algo me preocupa: a confessionalização da política. Na eleição de Dilma, o tema religioso ganhou mais relevância que programas de governo. Na de prefeito à capital paulista, pastores e bispos se conflitaram, e padre Marcelo Rossi virou ícone político.

Reflexão sobre o trabalho no feriadão

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Taxistas, comerciantes e jornalistas têm uma coisa em comum: não gostam de feriados prolongados. Cai o movimento, as ruas (com a exceção natalina da 25 de Março), e os gabinetes ficam vazios, aumenta a falta de novidades no mercado da notícia nossa de cada dia.

Só o povo pode cassar seus representantes

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

No momento em que o Supremo discute a cassação imediata do mandato de três deputados no processo do mensalão, vale a pena ler o texto abaixo. É o artigo 55 da Constituição, que define como um parlamentar perde seu mandato. Na íntegra, para não haver dúvidas, aqui está o artigo 55:

Direito de resposta aos Guarani-Kaiowá

Do sítio da Campanha Guarani:

“A escrita, quando você escreve errado, também mata um povo”. Assim afirmaram os professores Guarani-Kaiowá a respeito do que foi publicado na revista Veja, em 4 de novembro, sobre a luta de seu povo pelos seus territórios tradicionais.