segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Multis remetem bilhões ao exterior

Por Altamiro Borges

Apesar da grave e prolongada crise capitalista mundial, que penaliza o Brasil e reduz os efeitos das medidas anticíclicas adotadas pelo governo Dilma, as poderosas multinacionais continuam remetendo bilhões de dólares ao exterior. Com isto, elas procuram resolver os problemas de caixa nas suas matrizes explorando a força produtiva e as riquezas nacionais. A própria Folha, com a sua mentalidade colonizada, adverte que “as empresas estrangeiras instaladas no país aceleraram as remessas de lucros e dividendos como nunca”.

Demissões e covardia da Gol

Leogump Carvalho/Frame
Por Altamiro Borges

Na véspera do final de semana, como sempre ocorre nos cruéis facões capitalistas, a empresa Gol demitiu 850 dos 1.500 funcionários da Webjet – que foi comprada em julho passado no perigoso processo de monopolização do setor aéreo. Ela extinguiu a marca da ex-concorrente, retirou de circulação seis Boeings da companhia e dispensou os trabalhadores sem qualquer negociação com os sindicatos da categoria. A extinção da Webjet já era esperada, mas o que surpreendeu foi a violência do desmonte da antiga empresa.

"Mensalão" e a história mal contada

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e os comentaristas da “grande imprensa” estão tão satisfeitos uns com os outros e tão felizes com a história que montaram sobre o “mensalão” que nem sequer se preocupam com seus furos e inconsistências.

Dilma age rápido para espantar crise

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Faz algum tempo que a palavra crise não aparece no noticiário político, ao contrário do que aconteceu durante todo o primeiro ano de governo de Dilma Rousseff, na época da chamada "faxina", quando a presidente teve que demitir oito ministros acusados de irregularidades diversas.

Desta vez, a presidente Dilma Rousseff agiu de forma fulminante para espantar uma nova crise envolvendo denúncias sobre uma rede de corrupção no governo federal.

Morre o comunista Sérgio Miranda

Do sítio Vermelho:

O ex-deputado federal Sérgio Miranda morreu nesta madrugada de segunda-feira (26), em Brasília, vítima de câncer. O velório ocorrerá em Brasília e o enterro, que também será em Brasília, acontecerá na manhã desta terça-feira (27).  Ele vinha lutando contra um câncer de pâncreas. O político concorreu à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2008 e, atualmente, trabalhava na Fundação Alberto Pasqualini.

A cegueira conveniente da imprensa

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A observação imediata da imprensa, como é feita neste espaço diariamente, é um exercício delicado, pelo constante risco de avaliações incorretas, o que exige a leitura sistemática, a manutenção de fontes confiáveis e arquivos facilmente acessíveis.

CIA: não se trata de sexo, estúpido!

Por James Petras, no sítio português Resistir:

As manchetes afirmam que o diretor geral da CIA, general David Petraeus, demitiu-se devido a uma relação adulterina com a sua jovem biógrafa e que o general John Allen, do comando supremo das tropas dos EUA no Afeganistão, estava sob investigação e que a sua promoção para comandante principal das tropas estado-unidenses na Europa estava em suspenso por causa, dizem-nos, dos seus comentários "inadequados" no intercâmbio de emails com uma amiga civil. Dizem-nos que um esforçado agente local do FBI, Frederick Humphries Jr, havia descoberto emails amorosos enviados pelo general Petraeus à sua namorada biógrafa no decorrer da investigação de uma queixa de invasão da privacidade. Com a preocupação de que o "comportamento adúltero" do general pusesse em risco a segurança nacional dos EUA, o agente Humphries, do FBI da Florida, encaminhou as provas a um dos mais poderosos republicanos de Washington, o congressista Eric Cantor, o qual por sua vez passou-as ao director do FBI... levando à demissão de Petraeus.

A guerra contra a esquerda no Brasil

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Lincoln Secco, no blog Viomundo:

Os recentes atos públicos contra o julgamento político a que foram submetidos dirigentes petistas como José Dirceu e José Genoíno levaram setores da grande imprensa a tentar pautar o Partido dos Trabalhadores e o próprio governo Dilma, sugerindo que não lhes interessaria a defesa de réus condenados, pois eles pertenceriam ao passado.

Blindar Gurgel é "fazer pizza"

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O Procurador-Geral da República Roberto Gurgel reclama de seu indiciamento no relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG), na CPI do Cachoeira. Chamou de "revanchismo". Porém, sem nenhuma razão, pois o deputado apenas cumpriu o seu dever, de forma irretocável. Se não indiciasse o Procurador-Geral estaria dando um "jeitinho", aliviando, e produzindo "pizza".

Os sionistas e o Fórum Palestina Livre

Por Baby Siqueira Abrão, no jornal Brasil de Fato:

Representantes do movimento sionista no Brasil tentam por vários meios impedir o brilho do Fórum Social Mundial Palestina Livre (FSMPL), que será realizado entre 28 de novembro e 1º. de dezembro de 2012 em Porto Alegre, RS. O embaixador de Israel no Brasil e uma comitiva da Federação Israelita do Rio Grande do Sul chegaram a dizer, numa reunião com Tarso Genro, temer o ataque de “extremistas” palestinos a propriedades de judeus no Brasil.

Boris Casoy é uma vergonha

Por Renato Rovai, em seu blog:

O jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes foram condenados a pagar indenização de R$ 21 mil por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima . A decisão da 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo foi publicada pelo Tribunal de Justiça no sábado (24).

O caso Rosemary e a lulofobia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Lula é, certamente, o homem mais odiado pelo chamado 1%, para usar a já histórica expressão do Movimento Ocupe Wall St. (Para os 99%, o posto é de Serra, com o surgimento de uma concorrência potencial em Joaquim Barbosa, o Batman.)

O México é aqui. O inferno em SP

Por Mauro Santayana, em seu blog:

As elites paulistanas e sua representação política queriam que o Brasil fizesse parte da Alca, o mercado comum hemisférico. Não entramos no Acordo que, por nossa oposição, implodiu - mas os americanófilos de São Paulo podem comemorar: já estamos no Nafta, ao lado do México. São Paulo voltou a ser o inferno de há alguns anos, com a morte ceifando nas ruas. Os fatos fazem lembrar os fortes versos de Edgar Allan Poe, em The City in the sea, que Bárbara Tuchman usou como epígrafe ao seu livro, The Proud Tower: “Assim, tudo parece pendente no ar, enquanto de uma orgulhosa torre na cidade, a morte olha com gigantesco desdém”.