sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gol desrespeita decisão judicial

Por Altamiro Borges

A empresa aérea Gol até agora não cumpriu a decisão da Justiça, tomada em dezembro passado pela 23ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, de reintegrar os 850 trabalhadores demitidos após a compra da Webjet. A denúncia foi feita nesta semana pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), que anunciou também se que recusa a negociar com a direção da companhia enquanto a readmissão não for efetuada. Segundo a entidade, a Gol utilizou uma manobra para escapar da decisão judicial.

A empresa simplesmente “reintegrou” os demitidos na Webjet, companhia que já está fora de operação. Com este golpe matreiro, os funcionários não receberam em dezembro o salário e outros direitos, como a cesta básica. “Não houve a efetiva reintegração. Eles [os empregados da Webjet] não estão trabalhando. Foi uma simulação de reintegração”, explica o advogado do SNA, Álvaro Quintão. A manobra, porém, fere a decisão judicial, que é explícita ao determinar a “reintegração na empresa concentrante” – ou seja, na Gol.

Uma audiência para discutir a impasse será feita no Ministério Público Federal na próxima segunda-feira (21). A empresa tenta fugir da decisão judicial e até enviou três convites oficiais ao sindicato para “discutir as demissões”. Mas a entidade rejeita a “negociação” fajuta. “Já que não foi cumprida a decisão judicial, não temos o que conversar... Moralmente, o sindicato não pode chegar na empresa e dizer que concorda com as demissões. É um absurdo depois de tudo isso”, explica Graziella Baggio, diretora do SNA.

0 comentários: