quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Kamel e a judicialização da política

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O melhor indicador de que a dita grande imprensa e a blogosfera progressista se tornaram atrizes do palco político reside em um dos processos que o diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, moveu contra vários blogueiros por conta de um episódio que integra um processo de confrontação entre estes e aqueles mega veículos de comunicação e seus profissionais.

Todos os dias, na internet, centenas e até milhares de textos são postados em blogs, sites e em suas respectivas caixas de comentários contendo ataques muito mais graves do que aquele do qual reclama o diretor global. A profusão de ataques, mentiras, distorções, invenções e até ameaças graves à integridade física de pessoas é altamente significativa.

Todavia, ninguém leva essas coisas a sério, pois, do contrário, quem o fizesse não sairia do Judiciário.

Vasculhem-se as caixas de comentários e até os posts de blogs e sites progressistas ou corporativos e o resultado será matéria-prima inesgotável para milhares de ações por danos morais. Nenhum lado, portanto, pode se considerar a salvo de ações judiciais por ofensas a pessoas.

Se Ali Kamel for processar a todos os que já falaram mal dele tanto de forma legítima – em forma de crítica política – quanto de forma ilegítima – em forma de meros xingamentos –, irá monopolizar o Poder Judiciário e despender uma considerável fortuna. E o mesmo vale para este que escreve e para aqueles blogueiros que têm opiniões parecidas com a sua e que são alvos de constantes ataques de todo tipo.

Essa ação que move Kamel contra o blogueiro Rodrigo Vianna, conforme relata post deste segundo jornalista veiculado em sua página pessoal na internet e em outros blogs e sites, sugere que integra a esfera das vendetas. O diretor da Globo pinçou, de uma infinidade de ataques similares que recebeu na internet, alguns poucos nomes.

Coincidentemente, como relata Vianna em seu texto, todos os processados pela razão das ironias com a homonímia entre o Kamel jornalista e um Ali Kamel que foi ator pornô nos anos 1970, ou são pessoas que trabalharam com o diretor de jornalismo da Globo ou são jornalistas de renome, à exceção, talvez, do signatário do blog Cloaca News, que, ao que se sabe, nunca trabalhou em um grande meio de comunicação.

Ainda na Globo, o jornalista Heraldo Pereira, um dos âncoras do Jornal Nacional, processou o blogueiro e apresentador da TV Record Paulo Henrique Amorim por uma frase que considerou racista, quando este jornalista o chamou de “negro de alma branca” por julgar que o apresentador do JN se conformou, passivamente, em ser exceção étnica no jornalismo da Globo.

Luis Nassif, por sua vez, também virou alvo e acusador no âmbito de um processo de escaramuças judiciais que teve início há alguns anos, sendo este jornalista, talvez, o primeiro de uma série de jornalistas que foi ao Judiciário discutir divergências.

Independentemente do mérito das demandas, o que se pode prever é que, a persistir esse quadro de judicialização, a prática de pinçar pessoas de um amplo contexto de confrontações políticas em que pululam exageros de parte a parte deve desembocar em uma guerra judicial, pois, se for para levar qualquer frase intempestiva a sério, não faltarão elementos para todos os contendores baterem às portas do Judiciário.

Recentemente, por exemplo, o jornalista da Veja Augusto Nunes elaborou uma lista de caráter depreciativo, contendo ilações sobre a honra dos que nela figuram – entre estes, este que escreve, acusado, desairosamente, de integrar um grupo que “trabalharia” para o PT e para o ex-presidente Lula.

Abaixo, a “lista” de Nunes, que mais parece denunciar pessoas por apoiarem o ex-presidente da República e por terem simpatia pelo PT.



Esse, acima, é só um dos exemplos de abusos que são cotidianamente praticados pelo lado que toma iniciativa de judicializar o debate político na internet. Há coisas infinitamente piores.

Aliás, vale dizer que não são apenas blogueiros ou jornalistas de grandes meios de comunicação que passam a ser passíveis de represálias judiciais, pois internautas desconhecidos tomam as dores dos dois lados e, frequentemente, ultrapassam o limite da crítica, inclusive chegando ao ponto de ofensas e ameaças muito mais graves do que aquela suposta ofensa que moveu Ali Kamel contra blogueiros.

Eis que a temperatura política vai subindo além do minimamente razoável, pois não estamos em guerra civil, neste país.

Assim, os setores do judiciário que estão abrindo as portas a essa guerra político-judicial, estão, também, abrindo-as a uma verdadeira invasão daquele Poder por ações dessa natureza, o que carece de sentido em um momento em que a mídia brande a “liberdade de expressão” para defender seu direito de criticar pesadamente seus desafetos políticos.

5 comentários:

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Eu me sentiria muito honrado de pertencer a essa lista que o "honorável" Augusto Nunes criou. Nunes, meu nome é Benjamin Eurico Malucelli e pode me colocar na lista que você quiser. Se quiser uma sugestão de lista, aqui vai: Lista Dos Que Não Se Sujam Com A Veja!

Anônimo disse...


Justiça do Rio: a TV Globo joga em casa; mas Kamel está derrotado pela história
publicada terça-feira, 15/01/2013 às 18:23 e atualizada terça-feira, 15/01/2013 às 18:23
em http://www.rodrigovianna.com.br

########################

... Desagravo magistral, a postura do Rodrigo Vianna demonstra, cabal e concretamente, toda a autenticidade e intrepidez deste egrégio jornalista, escrevinhador de nós todos defensores das liberdades, da civilidade e da justiça social...

NOTA: com todo o respeito - e objetivando, apenas, sugerir um ato simbólico -, recomendo, humildemente, que seja elaborado um documento no qual os signatários contribuiriam com um valor no sentido de colaborar para o pagamento desta indecorosa "indenização"! Todos aqueles que se sentem igualmente "réus" neste vergonhoso e estúpido processo!...

... Independentemente de qualquer coisa, parabéns, emérito e conspícuo jornalista brasileiro Rodrigo Vianna! Por fim, gostaria de ressaltar que o seu texto publicado acima serve, também, como bálsamo a lavar as nossas almas!...

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

Messias Franca de Macedo e família
Bahia, Feira de Santana
BRASIL - em homenagem ao ínclito, competente, autêntico e impávido jornalista brasileiro Rodrigo Vianna

Anônimo disse...


BLOGUEIRO TAMBÉM É GENTE

janeiro 16th, 2013 by mariafro
Por isso blogueiro às vezes cansa, reclama, se entristece e desabafa.
Este post é uma resposta aos amigos leitores que também me acompanham no facebook. Resolvi responder por aqui para que a resposta não se perca no mar de mensagens do Facebook.
Contexto:
Ontem no meio de muitas cobranças na rede, goteira no quarto e pedreiro pedindo mais material, desabafei:
(...)

(em http://mariafro.com/2013/01/16/blogueiro-tambem-e-gente/comment-page-1/#comment-57016)

###############################

... Prezada mestra Conceição Oliveira, humilde e sinceramente, creio que o seu relato nos trouxe, digamos, tristeza! Tristeza por viver num país onde o mérito é perfumaria, e a vida segue, magistral, na leitura estúpida dos cafajestes... O seu corajoso e lapidar testemunho é paradoxal e, ao mesmo tempo, revelador: como pode uma pessoa dotada de um fabuloso histórico acadêmico e respeitável pensadora vivenciar tal conflito? A resposta nos remete à natureza da tristeza aludida anteriormente!...
... Compreendo o seu espírito de renúncia! Eu, um comentarista incidental, sofro na pele -e na consciência - parte do que você asseverou: será que vale a pena sacrificar os compromissos mais imediatos, da profissão que exercemos?!... Será que vale a pena ouvir os intermitentes sermões da 'patroa' - e até dos filhos - condenando as horas dedicadas à, digamos, "guerrilha cibernética", a militância de esquerda, a resistência às constantes - e INTERMINÁVEIS- tentativas de golpismos perpetradas pela direitona [eterna] oposição ao Brasil?!...

RESCALDO: é provável que o cansaço e o pragmatismo "continuem batendo à minha porta!" ('Irei priorizar o inadiável!') O que não implica dizer a deserção à causa socialista! Quem sabe, um breve interregno!...

EM TEMPO: no entanto, você é responsável por um blog importante! Por seus vasos sanguíneos circulam o ardor e a efervescência do bom combate! A sua causa é coletiva! Portanto, 'a sua casa' é um dos nossos raros albergues!...
... Daqui do sertão/agreste baiano, estarei torcendo pela sua persistência, pela sua bravura, pelo seu talento... E esperando a oportunidade de oferecer, ao menos, 'um tijolo' para a residência 'http://mariafro.com'...

Muito obrigado.

Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

Messias Franca de Macedo e família
Bahia, Feira de Santana
BRASIL – em homenagem à egrégia, competente, autêntica e impávida mestra Maria da Conceição Carneiro Oliveira, genuinamente brasileira...


Anônimo disse...


ATENÇÃO!!!
Convido-a Conceição [Oliveira, http://mariafro.com] e todos os seus leitores para a leitura desta MATÉRIA-BOMBA do Novo Jornal, publicada antes de ontem – dia 14/01/2013, que expõe as vísceras do julgamento da Ação Penal 470, em especial, revelando o que está por trás da acusação de Marcos Valério contra Lula (inocentando-o), e oferece provas concretas para a anulação desse julgamento:
http://www.novojornal.com/politica/noticia/como-e-porque-gilmar-mendes-e-o-psdb-mantem-marcos-valerio-refem-14-01-2013.html
E em especial, convido a todos para lerem o conteúdo da degravação dessa conversa – n. 21 – que expõe toda a podridão da Máfia do PSDB (incluindo os assassinatos e encomendas de assassinatos), numa conversa entre o tesoureiro de campanha do Azeredo em 1998 – Cláudio Mourão – e seu advogado Joaquim Engler Filho, que transcreveu as conversas gravadas sem o conhecimento do seu interlocutor e as entregou à Polícia Federal. Eis o ARQUIVO DO HORROR, como o nomeei (parece literatura, mas é verdade factual, por incrível que pareça):http://anexo.novojornal.com/92368_19.pdf
Depois disso, provavelmente, vocês vão ficar chocados.
Por Leila Brito
jan 16, 2013 at 23:13
em http://mariafro.com/2013/01/16/blogueiro-tambem-e-gente/comment-page-1/#comment-57022

participação popular disse...

Sentiria muito honrado em estar na defesa do chefe maior.Foi o chefe maior que começamos a sair da invisibilidade tanto social com as distribuição de renda como também internacional.

O problema desa gente que eles nunca vão ficar conformados de como o país não quebrou na adminastração de um metarlugico.