segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mídia tucana morre de medo de Lula

Por Altamiro Borges

Na semana passada, após um curto período de férias, o ex-presidente Lula retomou sua agenda política. Foi o que bastou para a mídia tucana ficar ouriçada. Um simples encontro do líder petista com o novo prefeito da capital paulista gerou reações hidrófobas. A Folha serrista foi a mais agressiva. “Lula encontra Haddad e dá diretrizes a seus secretários”, foi o título da matéria de 17 de janeiro. O Globo e o Estadão também trataram o prefeito como marionete, sem autonomia e personalidade. Um baita desrespeito!

Alguns “calunistas”, mais realistas do que o rei, foram mais longe nas intrigas e futricas. Eliane Cantanhêde, sempre ela, escreveu no dia seguinte que “chega a ser patética a foto de Lula no gabinete do prefeito de São Paulo, sentado entre Fernando Haddad e a vice Nádia Campeão, dando ordens, mostrando quem é o chefe. Pobre Haddad... Reduzido a pau-mandado, Haddad não vai poder reclamar quando os secretários despacharem diretamente com Lula”, esbravejou a patética Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB.

A mídia tucana não esconde o seu medo com o retorno de Lula à cena política. Ela adora dar destaque às platitudes neoliberais de FHC, mas tem ojeriza quando o petista ocupa seu papel de incontestável liderança popular. O seu temor agora é que o ex-presidente, tão caluniado pela direita nativa, volte a percorrer o país nas “caravanas da cidadania. A direita hegemoniza a mídia comercial, mas teme o poder de comunicação e o carisma de Lula. Por isso, ela quer “travar o líder petista”, como recomenda Cantanhêde.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bla bla...
Ninguém aguenta mais esse papo de conspiração midiática...
"A direita hegemoniza a mídia comercial, mas teme o poder de comunicação e o carisma de Lula." É para rir? Só no Brasil mesmo.

Edmundo Alves disse...

Ao menos identifique-se, Anônimo.
Há uma quantidade bastante grande de literatura sobre o papel de Aparelho Ideológico de Estado exercido pela mídia e outras agências. Como tudo ficou, agora, ridicularizado por esta expressão (conspiração), você não consegue ver como as classes sociais (não apenas pessoas ou líderes) disputam cada espaço na cena social: este, o da mídia tucana, é um deles!

ARM_Coder disse...

Correção: nenhum tucano aguenta esse papo de conspiração midiática. Mas como o tucanato está indo a pique, não faz diferença.

Anônimo disse...

Só não vê, quem não quer, ou...
É mesmo, o Lula aparece e logo vira manchete; pena que na maioria das vezes é caluniado pela grande imprensa.
Por que tanta agressividade?!

Elisa

Anônimo disse...

engracado, o anonimo tem tanto espaco nos jornalöes para dar os ataques dele, mas prefere vir nete espaco dar seu pito. Näo basta, eles tem mesmo que meter o bico em todo canto. Que horror !
Edir

Unknown disse...

A mídia toma as dores dos rentistas, da turminha da especulação financeira, dos que fazia fortuna fácil na bandalheira dos tempos do FHC. Todos os setores produtivos da sociedade estão trabalhando e lucrando como nunca no Brasil. A turminha é pequena, mas faz barulho alto, como se fosse um gigante.

Renan Silveira disse...

O anonimo tem um pouco de razão...
E essa literatura a que se refere o Edmundo Alves sobre Aparelho Ideologico do Estado é mais do que ultrapassada... Meados de 1900!
Essa abordagem retrógrada da esquerda brasileira não dá mais. Eu como bom filho dessa esquerda vejo o quanto precisamos nos modernizar.

Rodrigo Bresca disse...

E tem gente que vem até aqui para meter o pau no Lula.
Isso quer dizer que o Miro esta certo.
Forte Abraço

Rodrigo Bresca