terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OIT prevê 202 milhões de desempregados

Por Altamiro Borges

O Relatório Tendências Mundiais de Emprego-2013, divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), confirma a gravidade da crise capitalista e atesta que este sistema não serve à humanidade. Segundo a entidade, mais 5,1 milhões de pessoas devem ficar desempregados neste ano, totalizando 202,3 milhões de trabalhadores sem trabalho no mundo. Para os próximos cinco anos, a OIT ainda projeta que o contingente de desempregados deve chegar a 210 milhões.

De acordo com o relatório, a taxa de desemprego global passará de 5,9% para 6% e permanecerá nesse patamar até 2017. Os chamados países desenvolvidos, que hoje aplicam violentos planos de austeridade a serviço dos banqueiros, serão os maiores responsáveis pela aumento do desemprego no mundo. Enquanto na América Latina a taxa deve passar de 6,6%, em 2012, para 6,7%, em 2013, na União Europeia ela deve subir de 8,6% para 8,7% neste ano. Também não há previsão de forte recuperação do emprego nos EUA.

E ainda há "especialistas de mercado" - nome fictício dos porta-vozes do capital financeiro - que diariamente utilizam os meios de comunicação para defender que o Brasil siga o mesmo caminho das decadentes nações "desenvolvidas". No Brasil, apesar dos vários gargalos estruturais, ainda segue criando emprego e elevando a renda dos trabalhadores. Alguns "calunistas" da mídia rentista, tão raivosos contra os rumos do país, deveriam tentar uma vaguinha melhor na Europa e nos EUA. 

0 comentários: