quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Paulo Pimenta processará fascistóides

Por Renato Rovai, em seu blog:

Na tragédia de Santa Maria muitos sofreram diferentes dores e alguns foram marcados para sempre. Muito provavelmente o que aconteceu com o deputado Paulo Pimenta (PT) é quase insignificante tamanha a proporção da tragédia. Mas é algo que talvez só ele tenha vivido. Por ser de Santa Maria, deputado federal e filiado ao PT, Paulo Pimenta não foi poupado nem neste momento. Pessoas vinculadas à oposição divulgaram em redes sociais que Pimenta era o verdadeiro proprietário da Boate Kiss. 

E que por isso o local funcionava sem alvará. A mentira transformou a vida do deputado num inferno durante algumas horas. E agora ele promete que vai até as últimas consequências para responsabilizar os que o acusaram de forma leviana. O deputado também comentou, na entrevista que segue, a infeliz charge do cartunista Chico Caruso, tema de um post deste blog.

Como o senhor tomou conhecimento de que estava sendo divulgado nas redes sociais que a Boate Kiss seria sua?

Eu estava em Porto Alegre acompanhando o ministro Alexandre Padilha (Saúde) em visita aos pacientes internados no Hospital Cristo Redentor, quando foi comunicado, pela assessoria, que havia sido postado em um site chamado Revoltados OnLine uma denúncia com uma montagem de uma foto aonde apareciam eu e a presidenta Dilma e havia um conjunto de acusações inverídicas. Entre elas a de que eu seria dono dessa boate.

Diante desses boatos, qual foi o sentimento do senhor?

Eu sou de Santa Maria, moro em Santa Maria e estudei na Universidade Federal de Santa Maria. Conheço dezenas de famílias que foram atingidas por essa tragédia e, evidentemente, que isso pra nós foi de uma violência que jamais poderíamos imaginar que num momento de consternação, desespero e de dor, alguém pudesse produzir.

Infelizmente, a partir desta postagem, alguns blogueiros conservadores e pessoas que atuam no Twitter passaram a reproduzir a notícia. Nós, imediatamente informamos a todos de que se tratava de uma calúnia, de uma infâmia. E que eu não tenho e nunca tive relação com nenhum dos sócios deste estabelecimento. Aliás, jamais estive neste estabelecimento. E que passaríamos a adotar medidas junto à Polícia Federal e à Polícia Civil a fim de identificar os autores e aqueles que estavam multiplicando aquela infâmia, aquela calúnia.

Mesmo assim, algumas pessoas continuaram postando e multiplicando essa informação. Inclusive se utilizando de robôs que mandam a mensagem em série pelo twitter.

Alguma dessas pessoas o procurou antes de reproduzir o boato? O senhor poderia nomear algumas das que espalharam essa história?

Nenhuma dessas pessoas jamais nos procurou. Nem o pessoal dos Revoltados OnLine, nem o blogueiro chamado Eduardo Homem de Carvalho, nem aquela Adriana Vasconcelos ou uma que é conhecida por Val. Por isso já entramos com uma queixa crime na Polícia Civil e encaminhamos todos os prints da difamação para que sejam juntados ao processo. Além disso, a Polícia Federal a partir de hoje também entrou na investigação em função da suspeita de que por trás disso estão blogs de ódio, de incitamento à violência extrema e grupos de extrema direita.

Algumas dessa pessoas, desses blogueiros, já publicaram pedidos de desculpas. No entanto, em respeito a todos que nos apoiaram neste embate vamos levar esse caso até as últimas consequências. Tanto na esfera da Polícia Federal quanto na da Polícia Civil. É preciso que ele seja exemplar para coibir a irresponsabilidade da calúnia, da difamação e da utilização das redes dessa maneira.

Independente do pedido de desculpas, não nos resta outra medida a não ser levar até as últimas consequências esse caso. Inclusive em respeito as vítimas dessa tragédia.

Para o senhor, qual a motivação em envolverem o seu nome nesses boatos?

Eu percebi que em vários episódios recentes este tipo de blog tem atuado de forma a buscar algum tipo de vínculo com a presidente Dilma, com o presidente Lula. Acredito que por eu ser deputado federal de Santa Maria, por ser do PT, pela presidente Dilma ter ido a Santa Maria no dia da tragédia, pelo governador Tarso Genro ter ido a Santa Maria no dia da tragédia, eles encontraram elementos para produzir uma montagem que talvez não tivesse como objetivo principal atingir a mim, mas a própria presidenta ou o partido de uma forma geral. Veicularam isso sem qualquer responsabilidade e noção das consequências que o ato teria. Só que nós reagimos com todo rigor desde o primeiro momento. Passamos a enfrentar a denúncia tanto no facebook como no twitter e eles não esperavam essa reação. Esse Eduardo Homem inclusive postou no blog dele que duvidava que seria processado. E que nós só ameaçamos. Essa sensação de impunidade é o que os motiva a agir assim. Eles acham que podem fazer o que bem entendem sem que haja consequência.

O que o senhor achou da charge do cartunista Chico Caruso publicada em O Globo e reproduzida no Blog do Noblat?

São, digamos assim, iniciativas que vão na mesma direção. Procuram tirar dividendo político e eleitoral de qualquer situação sem qualquer limite ou escrúpulo. De uma tragédia, de um acidente, de uma crise. Para que vocês tenham uma noção do tamanho da irresponsabilidade, da falta de escrúpulo. Inclusive, os sócios dessa boate estão presos. Mesmo o sócio que tinha como sócios formais a mãe e a irmã, está preso. E um dos presos chama-se Mauro Hoffmann. Eles chegaram a veicular em um blog uma denúncia de que seriam parentes da ministra Gleisi Hoffmann, por ter o mesmo sobrenome.

Para se ter uma idéia, a polícia identificou que as câmeras de segurança não estavam funcionando e eles chegaram a denunciar que a presidenta Dilma solicitou à Polícia Federal o recolhimento dos computadores a fim de não serem identificados supostos mecanismos de financiamento do PT através de dinheiro dessa boate.

Essa denúncia partiu de quem deputado?

Deste blog (Revoltados Online). Das relações que ele estabelece. Você conhece a operação Intolerância da Polícia Federal, que aconteceu a um tempo atrás. Prendeu um cara de Curitiba e um de Brasília. Investigava incitações ao racismo, contra nordestinos e judeus. Eles têm relação.

O senhor acredita que a Presidenta Dilma poderia também tomar providências em relação à charge?

Eu acredito que até poderia. Acho que essa postura, digamos assim, de tolerância exagerada por integrantes do governo, permitiu que esses blogs e essas figuras de extrema-direita, de linha reacionária, fossem se sentindo à vontade para publicar o que quisessem.

A nossa atitude, pretendemos que seja um exemplo. Nós não vamos aceitar, não vamos tolerar e vamos levar até a última consequência esta investigação. De modo a, principalmente, fazer com que esses blogs de ódio, que propagam a infâmia, a calúnia, contra os gays, os negros e etc, sejam enfrentados e desmascarados.

6 comentários:

Anônimo disse...

A esquerda brasileira tem que começar a processar todos estes caluniadores a partir de hoje. Não dá mais para ver estes caluniadores da internet e dos jornais praticarem estes crimes e a esquerda ficar calada e passiva vendo estas aberrações. Todos os políticos do PT tem que seguir este exemplo do Deputado e começar a processar quem publicar mentiras nos jornais e na internet. Liberdade de expressão sim, mas com responsabilidade.

antonio barbosa filho disse...

Quando meia-dúzia desses terroristas midiáticos for para a cadeia, pelos crimes que cometem diuturnamente, poderemos começar a ter um debate político na internet. Os boatos, a geração de pânico, o assassinato de reputações honradas, são crimes. Faz bem o deputado e farão bem as autoridades policias se chegarem aos culpados e os levarem aos Tribunais, como merecem.

Kazu disse...

Torço para que o deputado vá até as últimas consequencias mesmo, que não ocorra o amarelamento petista, como a do caso da máfia tucana de Carlinhos Cachoeira.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Mas adiantará alguma processar? A justiça não está partidarizada? O que podemos esperar da justiça? Em uma ação contra movimento político de direita, a justiça será imparcial?Meu amigo, infelizmente não podemos acreditar em Papai Noel.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Boa, deputado! Processe esses calhordas. Essa corja precisa acabar. Talvez um movimento seu nesse sentido acabe com esses patifes! NÃO DESISTA!

Marchetaria disse...

Todo apoio ao nobre deputado vitima de intolerantes e difamadores, somente reagindo é que se põe um freio a isso !!! Cada ato de terrorismo político e/ou midiático deve ser tratado na esfera policial pois É CRIME !!!