terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

40 perguntas para Yoani Sánchez

Por Salim Lamrani, no sítio Opera Mundi:

1. Quem organiza e financia sua turnê mundial?

2. Em agosto de 2002, depois de se casar com o cidadão alemão chamado Karl G., abandonou Cuba, “uma imensa prisão com muros ideológicos”, para imigrar para a Suíça, uma das nações mais ricas do mundo. Contrariamente a qualquer expectativa, em 2004, decidiu voltar a Cuba, “barco furado prestes a afundar”, onde “seres das sombras, que como vampiros se alimentam de nossa alegria humana, nos introduzem o medo através do golpe, da ameaça, da chantagem”, onde “os bolsos se esvaziavam, a frustração crescia e o medo se estabelecia”. Que razões motivaram esta escolha?

3. Segundo os arquivos dos serviços diplomáticos cubanos de Berna, Suíça, e de serviços migratórios da ilha, você pediu para voltar a Cuba por dificuldades econômicas com as quais se deparou na Suíça. É verdade?

4. Como pôde se casar com Karl G. se já estava casada com seu atual marido Reinaldo Escobar?

5. Ainda é seu objetivo estabelecer um “capitalismo sui generis” em Cuba?

6. Você criou seu blog Geração y (Generación Y) em 2007. Em 4 de abril de 2008 conseguiu o Prêmio de Jornalismo Ortega e Gasset, de 15 mil euros, outorgado pelo jornal espanhol El País. Geralmente, este prêmio é dado a jornalistas prestigiados ou a escritores de grande carreira literária. É a primeira vez que uma pessoa com seu perfil o recebe. Você foi selecionada entre cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time (2008). Seu blog foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela cadeia CNN e pela revista Time (2008), e também conquistou o prêmio espanhol Bitacoras.com, assim como The Bob’s (2008). El País lhe incluiu em sua lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do ano 2008. A revista Foreign Policy ainda a incluiu entre os dez intelectuais mais importantes do ano em dezembro de 2008. A revista mexicana Gato Pardo fez o mesmo em 2008. A prestigiosa universidade norte-americana de Columbia lhe concedeu o prêmio María Moors Cabot. Como você explica esta avalanche de prêmios, acompanhados de importantes quantias financeiras, em apenas um ano de existência?

7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas, um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

8. A Sociedade Interamericana de Imprensa, que agrupa os grandes conglomerados midiáticos privados do continente, decidiu nomeá-la vice-presidente regional por Cuba de sua Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação. Qual é seu salário mensal por este cargo?

9. Você também é correspondente do jornal espanhol El País. Qual é sua remuneração mensal?

10. Quantas entradas de cinema, de teatro, quantos livros, meses de aluguel ou pizzas pode pagar em Cuba com sua renda mensal?

11. Como pode pretender representar os cubanos enquanto possui um nível de vida que nenhuma pessoa na ilha pode se permitir levar?

12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?

13. Como é possível que seu blog possa usar Paypal, sistema de pagamento online que nenhum cubano que vive em Cuba pode utilizar por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico?

14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y - All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?

15. Quem se esconde atrás de seu site desdecuba.net, cujo servidor está hospedado na Alemanha pela empresa Cronos AG Regensburg, registrado sob o nome de Josef Biechele, que hospeda também sites de extrema direita?

16. Como pôde fazer seu registro de domínio por meio da empresa norte-americana GoDady, já que isto está formalmente proibido pela legislação sobre as sanções econômicas?

17. Seu blog está disponível em pelo menos 18 idiomas (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português, russo, esloveno, polaco, chinês, japonês, lituano, checo, búlgaro, holandês, finlandês, húngaro, coreano e grego). Nenhum outro site do mundo, inclusive das mais importantes instituições internacionais, como por exemplo as Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a OCDE ou a União Europeia, dispõem de tantas versões linguísticas. Nem o site do Departamento de Estado dos Estados Unidos, nem o da CIA dispõem de igual variedade. Quem financia as traduções?

18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet?

19. Quem paga a gestão do fluxo de mais de 14 milhões de visitas mensais?

20. Você possui mais de 400 mil seguidores em sua conta no Twitter. Apenas uma centena deles reside em Cuba. Você segue mais de 80 mil pessoas. Você afirma “Twitto por sms sem acesso à web”. Como pode seguir mais de 80 mil pessoas sem ter acesso à internet?

21. O site www.followerwonk.com permite analisar o perfil dos seguidores de qualquer membro da rede social Twitter. Revela a partir de 2010 uma impressionante atividade de sua conta. A partir de junho de 2010, você se inscreveu em mais de 200 contas diferentes do Twitter a cada dia, com picos que podiam alcançar 700 contas em 24 horas. Como pôde realizar tal proeza?

22. Por que cerca de seus 50 mil seguidores são na verdade contas fantasmas ou inativas? De fato, dos mais de 400 mil perfis da conta @yoanisanchez, 27.012 são ovos (sem foto) e 20 mil têm características de contas fantasmas com uma atividade inexistente na rede (de zero a três mensagens mandadas desde a criação da conta).

23. Como é possível que muitas contas do Twitter não tenham nenhum seguidor, apenas seguem você e tenham emitido mais de duas mil mensagens? Por acaso seria para criar uma popularidade fictícia? Quem financiou a criação de contas fictícias?

24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso?

25. Como é possível que o presidente Obama tenha lhe concedido uma entrevista, enquanto recebe centenas de pedidos dos mais importantes meios de comunicação do mundo?

26. Você afirmou publicamente que enviou ao presidente Raúl Castro um pedido de entrevista depois das respostas de Barack Obama. No entanto, um documento oficial do chefe da diplomacia norte-americana em Cuba, Jonathan D. Farrar, afirma que você nunca escreveu a Raúl Castro: “Ela não esperava uma resposta dele, pois confessou nunca tê-las enviado [as perguntas] ao presidente cubano. Por que mentiu?

27. Por que você, tão expressiva em seu blog, oculta seus encontros com diplomáticos norte-americanos em Havana?

28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram?

29. Michael Parmly, antigo chefe da diplomacia norte-americana em Havana afirma que se reunia regularmente com você em sua casa, como indicam documentos confidenciais da SINA. Em uma entrevista, ele compartilhou sua preocupação em relação à publicação dos cabos diplomáticos norte-americanos pelo Wikileaks: “Eu me incomodaria muito se as numerosas conversas que tive com Yoani Sánchez forem publicadas. Ela poderia sofrer as consequências por toda a vida”. A pergunta que imediatamente vem à mente é a seguinte: quais são as razões por que você teria problemas com a justiça cubana se sua atuação, conforme afirma, respeita o marco da legalidade?

30. Continua pensando que “muitos escritores latino-americanos mereciam o Prêmio Nobel de Literatura mais que Gabriel García Márquez”?

31. Continua pensando que “havia uma liberdade de imprensa plural e aberta, programas de rádio de toda tendência política” sob a ditadura de Fulgencio Batista entre 1952 e 1958?

32. Você declarou em 2010: “o bloqueio tem sido o argumento perfeito do governo cubano para manter a intolerância, o controle e a repressão interna. Se amanhã as suspenderem as sanções, duvido muito que sejam vistos os efeito”. Continua convencida de que as sanções econômicas não têm nenhum efeito na população cubana?

33. Condena a imposição de sanções econômicas dos Estados Unidos contra Cuba?

34. Condena a política dos Estados Unidos que busca uma mudança de regime em Cuba em nome da democracia, enquanto apoio as piores ditaduras do Oriente Médio?

35. Está a favor da extradição de Luis Posada Carriles, exilado cubano e ex-agente da CIA, responsável por mais de uma centena de assassinatos, que reconheceu publicamente seus crimes e que vive livremente em Miami graças à proteção de Washington?

36. Está a favor da devolução da base naval de Guantánamo que os Estados Unidos ocupam?

37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida?

38. Em sua opinião, é normal que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em Cuba para conseguir “uma mudança de regime”?

39. Em sua avaliação, quais são as conquistas da Revolução Cubana?

40. Quais interesses se escondem atrás de sua pessoa?

8 comentários:

Anônimo disse...

Xeque-mate, ou jaque mate!
Duvido que a baranga possa responder até mesmo a uma pergunta bastante simples: no calor habanero, com os constantes "apagones" e problemas com o fornecimento de água, como ter um cabelo como o dela???
É imposição de alguma seita neopentecostal a qual faça parte?

Alberto disse...

Tanta gente se "preocupando" com esta blogueira enquanto o Brasil explode em violência por todos os cantos...Santa Catarina, etc...e Renan Calheiros rindo da nossa cara no Senado! E PHA com os bolsos cheio$$$$...

HWM disse...

Essa moça aparentemente muito bem intencionada, não deve conhecer os reais problemas da sociedade brasileira, que pena que ela não faz idéia que vivemos em uma falsa democracia, onde a liberdade de expressão pertence apenas à grande mídia liderada por meia dúzia de famílias.
Ela deveria se orgulhar do sistema educacional e de saúde do seu país; espero que na sua passagem pelo Brasil, ela não precise usar um dos nossos hospitais públicos e permanecer horas na fila para ser atendida de forma precária.
Pelo seu modo de se apresentar, percebe-se que ela dever ter estudado em uma das Universidades Cubanas com ensino gratuito e universal para todos, não sei se esta no roteiro da ilustríssima blogueira, mas gostaria de convidá-la para conhecer uma das nossas universidades publicas, mais precisamente o estacionamento de uma delas e mostrar a quantidade de carros importados dos alunos pertencentes às elites brasileiras, pois só eles conseguem ingressar em uma instituição pública, tendo em vista a péssima qualidade do ensino público de base, o qual nossos alunos pobres estão submetidos, ocorre que a maioria esmagadora dos brasileiros (pobres) nunca pisaram ou pisarão em uma universidade pública.
Sem falar no nosso sistema eleitoral, em que apenas aqueles que possuem grandes recursos para financiar uma campanha eleitoral conseguem chegar ao poder. Não sei se a respeitada cubana sabe, mas faz dezoito anos que apenas dois partidos políticos se revezam no poder aqui no Brasil, em razão de deterem o poder econômico.
Se a Dona Yoani entende que a sociedade cubana não é democrática; a nossa esta muito mais longe de ser.
Qual a perspectiva de uma criança nascida na periferia de nossas grandes cidades tem de escolher a profissão que queira seguir? Se ela quiser se formar em medicina conseguirá? Democracia com certeza não é o direito de escolher um presidente da república a cada cinco anos, deve ser mais do que isso.
Democracia é o direito de escolher o seu próprio destino; ter os mesmos direitos não importando a classe social; poder concorrer de igual para igual na hora de escolher um curso superior; ter a oportunidade de moradia digna; ser tratado com humanidade nos hospitais públicos, ter acesso à cultura e ao laser; ter acesso a terra, este um direito fundamental e natural inerente ao ser humano (o Brasil é um dos países com a maior concentração fundiária do mundo).
Aqui no Brasil para ter direito a tudo isso, basta ter uma bela conta bancária.
E quanto ao direito de manifestação defendida pela Senhora Sanches, que alega que em cuba não existe, no nosso país este direito só é respeitado quando não há interesse econômico envolvido, posso utilizar como exemplo o episódio de Eldorado dos Carajás.
Espero que a Dona Yoani Sanches seja muito feliz nesta nova fase da sua vida e possa adquirir todos os produtos que o mundo capitalista nos oferece: tablets, iphones, ipads (...); ou seja, coisas “úteis” para o desenvolvimento da sociedade.
Há! Antes que eu me esqueça, para que precisamos que nossos filhos tenham educação e saúde de qualidade? Temos o carnaval, também, somos pentacampeões mundiais da copa do mundo da FIFA, no ano que vem até seremos sede deste grande evento, eu até já comprei o meu ingresso, e você já comprou o seu?
HWM

Anônimo disse...

Sim, as honrarias devem ser concedidas aos irmãos Castro, donos da bela ilha chamada Cuba. É uma pena que o nosso grande arquiteto comunista já não possa projetar um monumento aos hermanos abraçados a Lula. Aliás o nosso compositor pró ditadura Cubana, está estranhamente calado.

Anônimo disse...

Sr. Salim, me parece que a inveja está corroendo seus miolos. A Yoani não fez nenhum conchavo para merecer os prêmios conquistados. Ela é merecidamente remunerada por um jornal espanhol pelo trabalho que presta. Está errado? Ou o senhor acha que a remuneração da turma do mensalão é mais correta? Bem, se esta é a sua cartilha, meu caro senhor Salim, estamos definitivamente em lados opostos. Senhor Salim, tem um ótimo escritor cubano, Pedro Juan Gutierrez, reconhecido e premiado na Europa, portanto a salvo de prisões e fuzilamento, que o senhor deveria ler. Vale a pena. Talvez, quem sabe, suas 40 perguntas seriam resumidas a uma única. Por que os irmāos Castro não vão desfrutar de sua aposetadoria pelos serviços pretados aos cubanos com o jovem ditador da Coréia do Norte?

Anônimo disse...

Senhor Salim Lamrani, qual o seu grau de parestesco com os irmãos Castro? Agente infiltrado a serviço dos hermanos? Ou simpatizante do PT? Amigo do estadista Lula? Por que tanto desconforto coma presença da Yoani? Raiva? Inveja? Tesão reprimido? O senhor está procurando cabelo em ovo, Senhor Salim!

Anônimo disse...

Sr. Salim, me parece que a inveja está corroendo seus miolos. A Yoani não fez nenhum conchavo para merecer os prêmios conquistados. Ela é merecidamente remunerada por um jornal espanhol pelo trabalho que presta. Está errado? Ou o senhor acha que a remuneração da turma do mensalão é mais correta? Bem, se esta é a sua cartilha, meu caro senhor Salim, estamos definitivamente em lados opostos. Senhor Salim, tem um ótimo escritor cubano, Pedro Juan Gutierrez, reconhecido e premiado na Europa, portanto a salvo de prisões e fuzilamento, que o senhor deveria ler. Vale a pena. Talvez, quem sabe, suas 40 perguntas seriam resumidas a uma única. Por que os irmāos Castro não vão desfrutar de sua aposetadoria pelos serviços pretados aos cubanos com o jovem ditador da Coréia do Norte?

Anônimo disse...

Fiz dois comentários sobre as 40 perguntas formuladas pelo Sr. Salim em seu blog. Meus comentários devem ter incomodado o Sr. Salim, ou a censura funcionou Sr. Miro?