sábado, 9 de março de 2013

A violência segundo o jornalismo

Por Vilson Vieira Jr., no blog Mídia Aberta:

Há tempos, a violência tem ganhado cada vez mais espaço nos telejornais das TVs comerciais e da imprensa escrita Brasil afora. Isso ocorre, em especial, nos meios de comunicação locais. Perde-se a conta de quantas são as "notícias" com foco nesse assunto, além dos programas especializados, os ditos policialescos.

Na verdade, fatos referentes à violência deixaram, há muito, de possuir um caráter noticioso, pois tornaram-se puro espetáculo da desgraça alheia. O que vale mesmo é mostrar corpos estendidos nas ruas, o pranto de familiares que perderam um ente querido, e com direito a big close do rosto. Até mesmo o velório, um momento familiar íntimo de prece e despedida, não escapa das lentes da mídia sensacionalista, que considera notícia as últimas lágrimas de amigos e parentes de uma vítima de violência.

Não bastasse tanta mesquinhez, há casos em que suspeitos de crimes são humilhados frente às câmeras de TV, para as quais são julgados e condenados sem sequer passarem pelos trâmites judiciais a que têm direito. É o que comumente acontece em programas policialescos, num verdadeiro atentado aos direitos humanos.

As notícias que trazem assassinatos, sequestros, assaltos, tráfico de drogas etc, são todas superficiais, sem profundidade e descontextualizadas. Não há o que aproveitar delas para ficarmos bem informados e entendermos os porquês de "tanta violência" lá fora. É uma mercadoria muito mal-acabada, embora esteja em alta na cabeça de jornalistas e editores.

Informações sobre violência chegam aos cidadãos, geralmente, tendo como únicas (e oficiais) fontes as polícias Civil e Militar. Em sua matéria, é comum o jornalista começar e encerrar a sua narrativa sobre um fato tendo como base a versão da polícia. Se ela disse que fulano é bandido, ou suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas ou de cometer homicídios, quem há de contrariar?

Aliado a isso, tais fatos são divulgados um atrás do outro, numa sequência tão veloz que impede qualquer reflexão por parte dos espectadores, e sem manter qualquer elo entre eles. Ou seja, é como se o fato de uma diarista, moradora da periferia, ter morrido por bala "perdida" ao voltar do trabalho não tivesse nenhuma relação com a quantidade de jovens assassinados na mesma periferia.

Não se discute a realidade da violência no jornalismo, em nenhum jornalismo, seja ele o da TV, o dos jornais, da internet ou o das rádios. Para "esclarecer" à sociedade o que provocou a morte da diarista que voltava para casa e morreu atingida por uma bala perdida ou o genocídio (não percebido como tal pela mídia) dos jovens pobres de periferia, basta ouvir as explicações do soldado ou do cabo. O mais importante é jogar a notícia no ar, e quanto mais, melhor!

O coletivo é descartado no noticiário de violência. O que vale é explorar casos individualizados, pois, para os meios de comunicação comerciais e os jornalistas que neles trabalham, eles possuem maior poder de comoção na sociedade; logo, atraem mais audiência.

Diante de tudo, podemos constatar que a violência virou rotina não apenas nas ruas, mas também no jornalismo. E isso, tanto quanto a violência, é muito perigoso, pois significa uma ameaça ao direito à informação da sociedade, que precisa ter acesso a uma informação ampla, contextualizada, que possibilite à reflexão e detenha todas as versões possíveis.

Mais do que uma ameaça ao direito à informação, quando o jornalismo torna a violência algo banal, cria-se na sociedade um estado de medo e pânico que, por vezes, não se sustenta na realidade. O que é minimamente explicável, já que o problema da violência, no imaginário dos indivíduos que recebem tais notícias, acaba se transformando em algo sem solução, numa situação irreversível.

Ao chegar a esse ponto, a mídia, o jornalismo em especial, joga por terra sua intenção de ser o retrato fiel da realidade e a expande de forma espetacular, assim como faz com a violência.

3 comentários:

Unknown disse...

o objetivo dessa avalanche de "noticias" superficiais violentas é a promoção do estado policial com ênfase na suspenção dos direitos das minorias, movimentos sociais e, finalmente, os direitos civis do cidadão comun como era nos dias tenebrosos da ditadura. a midia venal e golpista avoluma propositalmente essas notícias no intuito de confundir e amedrontar o cidadão para que a gente não perceba quando nossa cidadania for anulada e aceite o estado policial como a única solução possível. as pessoas precisam se mobilizar contra essa conspiração midiática demotucana e começar a fazer perguntas " incomodas" aos vereadores, deputados, etc...senão daqui a pouco estaremos vivendo felizes em nossos presídios.

Unknown disse...

um dos objetivos deste tipo de jornalismo fajuto, abjeto e preconceituoso é a desconstruçao das conquistas sociais como o estatuto da crianças e dos adolescentes, o estatuto do consumidor, o estatuto do idoso, a desmoralização dos direitos humanos, da CLT, o regime de cotas para negros e pardos, a promoção de penas incompatíveis com a constituição como a pena de morte com o único objetivo de promover o estado policial fascista e totalitário e desorientar o público na busca de resolver essa problemática através das ferramentas democraticas legítimas e na luta pela melhoria social do povo. a causa da violencia é social. enquanto os valores burgueses neoliberal como consumismo, individualismo, racismo, machismo, competitismo, corrupção, preguiça, luxo, etc, etc... imperarem na sociedade haverá violencia. ficar assistindo a esse tipo de jornalismo só aliena mais a gente.

Anônimo disse...

ta tudo blz...é tudo invenção da midia tucano/reacionaria..mas e os 50.000 presuntos anuais, que são dados oficiais? principalmente de jovens..como fazemos com eles? varremos pra debaixo do tapete???
haja tapete né?