sábado, 20 de abril de 2013

Alvaro Dias e a fraude no Paraguai

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

As eleições deste domingo no Paraguai já indicam o pior cenário para o sofrido povo da nação vizinha. As pesquisas apontam a vitória de Horácio Cartes e o retorno ao poder do oligárquico Partido Colorado. Caso elas sejam confirmadas, o país será presidido por um notório mafioso, acusado de tráfico de drogas, evasão de divisas e outros crimes. A Frente Guasu, coalizão do ex-presidente Fernando Lugo, derrubado por um golpe no ano passado, também denuncia fraudes no processo eleitoral. O senador tucano Alvaro Dias, que ocupou o triste papel de embaixador dos golpistas, é um dos culpados por este trágico cenário.

Segundo relato de Mariana Serafini, no sítio Vermelho, há vários indícios de fraude eleitoral em três estados com maior influência das forças políticas de centro-esquerda. Neste sábado, o advogado da Frente Guasu, Nelson Martinez, protocolou as denúncias no Ministério Público. "Sofremos um golpe parlamentar e muita coisa é possível nestas eleições", argumentou o advogado. No estado de Amambay, mais de 240 fiscais da coalizão não puderam retirar as suas credenciais. 

"Com a falsificação de documentos, todo o departamento de Amambay pode ficar sem fiscais da Frente Guasu durante as eleições. 'Qualquer pessoa pode ver o que está acontecendo na mesa de votação, mas só o fiscal pode interferir no processo se estiver acontecendo fraude, agora estamos como em uma partida de futebol onde muitos gritam, mas nada acontece', disse o advogado". Em outros dois distritos, Caaguazu e Itapúa, os fiscais também não conseguiram retirar as suas credenciais junto à Justiça Eleitoral.

Ainda segundo Mariana Serafini, "acredita-se que a disputa será acirrada entre os dois candidatos da direita, Horácio Cartes e Efrain Alegre, do PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico). Lugo quebrou o ciclo de 61 anos de governo do Colorados, mas com minoria no Congresso e no Senado sofreu um golpe parlamentar". No caso da Frente Guasu, "ela aposta alto em aumentar sua representatividade no Poder Legislativo", sem expectativas de vencer o pleito presidencial. A tendência é da vitória do ricaço Horácio Cartes, admirador confesso do ex-ditador Alfredo Stroessner e que tem uma biografia que mais parece um prontuário policial. 

Ele já esteve preso na penitenciária de Tacumbu e sofre acusações de lavagem de dinheiro (no Paraguai e no Brasil), de tráfico de drogas, de homicídio culposo, de evasão de divisas. O Departamento Anti-Drogas dos EUA já o apontou como chefe de uma quadrilha encarregada de lavagem do dinheiro do narcotráfico. O senador tucano Alvaro Dias, que está para se expurgado do próprio PSDB, bem que poderia pedir asilo no Paraguai e virar assessor do presidente-mafioso. O "embaixador dos golpistas" seria bem recebido!

1 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza essa eleição fraudada será imediatamente reconhecida pelo obama e o pentágono.