segunda-feira, 1 de abril de 2013

Em defesa da blogosfera

Por Aline Nascimento, no sítio Linha Direta:

Terça-feira (2), 17 horas. Essas são data e hora escolhidas para a reunião que vai discutir a manutenção do Blog Viomundo. Na sexta (29), logo após ser informado que havia perdido a ação judicial movida pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, o jornalista Luiz Carlos Azenha anunciou o fim do blog. Em texto publicado hoje, ele afirma que um leitor o fez mudar de ideia, mas mudanças virão por aí.

De acordo com a sentença da Justiça carioca, Azenha tem que “pagar 30 mil reais ao diretor de Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, supostamente por mover contra ele uma ‘campanha difamatória’ em 28 posts do Viomundo, todos ligados à críticas políticas que fez a Kamel em circunstâncias diretamente relacionadas à campanha presidencial de 2006, quando era repórter da TV Globo”.

A notícia gerou uma resposta instantânea: o anúncio de encerramento das atividades do blog. No entanto, a carta de um leitor abriu uma terceira via, segundo publicação datada de hoje no Viomundo. O jornalista afirma que é possível continuar o trabalho, talvez em um novo blog e contando com a atuação mais contundente de outros blogueiros e blogueiras. Nesse caso específico, Conceição Lemos deve assumir o cargo de editora chefe.

Reunião

De olho em situações como essa, um movimento nascido nas redes sociais realiza uma reunião na sede do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé para discutir esses casos. Como explica Altamiro Borges, “o Viomundo está entre os blogs que vão ganhar espaço na pauta, mas há ainda episódios como o do Desculpe nossa Falha e do Escrevinhador, de Rodrigo Viana”. Ele acrescenta ainda que “existe uma ofensiva de judicialização da censura e é isso que se quer debater nesse espaço”.

Em um post recente, Miro Borges destaca cinco iniciativas que poderiam mudar esse cenário. São elas:

1- Acionar os movimentos sociais, as forças democráticas e os parlamentares comprometidos com a liberdade de expressão para que se solidarizem de imediato com o jornalista Luiz Carlos Azenha e rechacem mais esta onda ditatorial, de judicialização da censura, da TV Globo. Vários deputados e senadores foram contatados por ocasião do processo contra Rodrigo Vianna. Agora é a hora de protestar;

2- Campanha de coleta de fundos, via internet, para ajudar os blogueiros processados. Não vamos deixar que os seus blogs sejam asfixiados financeiramente pelos monopólios midiáticos e os poderosos de plantão;

3- Realização de protestos em vários estados por ocasião do aniversário da TV Globo, em 26 de abril. Vamos denunciar a postura autoritária do império global. Vamos exigir a verdadeira liberdade de expressão!

4- Acionar o relator especial da ONU para a liberdade de expressão, Frank de La Rue, e outras instâncias internacionais para denunciar a onda de judicialização da censura no Brasil;

5- Reforçar a pressão sobre o governo Dilma, que continua alimentando cobras – com milhões de anúncios publicitários aos velhos impérios da comunicação – e sufocando a mídia alternativa. Esta postura covarde, “técnica”, castra a diversidade e a pluralidade informativas e coloca em risco a própria democracia.

A reunião é aberta.

Serviço:

Quando: 2 de abril

Horário: 17 horas

Local: Sede da Barão de Itararé – Ria Rego Freitas, 454, 1º andar, República/SP.

2 comentários:

IVO disse...

Enfrentar a judicialização da censura pagando a conta é pouco. É Possível Fazer Mais.

É preciso brigar pela liberdade de expressão, buscar apoios, dar publicidade máxima às ações da mídia conservadora.

Anônimo disse...

Ali Kamel foi vítima de uma "campanha difamatória"?!
O que diriam ou dirão aqueles que como o ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, sobre ser humilhado,difamado,injustiçado,caluniado pela Globo e companhia?
Coloquemos em prática essas cinco iniciativas destacadas pelo Miro.

Elisa