terça-feira, 23 de abril de 2013

Lucro do Bradesco e pressão rentista

Marcio Baraldi
Por Altamiro Borges

O Bradesco, segundo maior banco privado do país, divulgou ontem o seu lucro no primeiro trimestre deste ano. O balanço confirma que o Brasil é o paraíso dos banqueiros. O lucro líquido foi de R$ 2,919 bilhões - 4,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2012. Apesar da crise capitalista internacional, que impacta a economia nacional, e das medidas do governo Dilma de redução das taxas de juros, o Bradesco manteve a sua lucratividade em alta. Mesmo assim, os agiotas financeiros mantêm a violenta pressão pela retomada da alta das taxas de juros - utilizando a mídia venal para amplificar o seu discurso terrorista.
"Segundo o Bradesco, o cenário restritivo foi compensado pela queda na inadimplência, especialmente do consumidor pessoa física, além dos ganhos da sua seguradora e da política de controle de custos fixos e administrativos... Dono da maior seguradora do país, o banco deve grande parte do resultado ao segmento, que inclui também a área de previdência. Sozinha, a seguradora lucrou R$ 930 milhões - 32% do ganho do banco (até 2011 era 29%) e desempenho 3% melhor do que em 2012", descreve a Folha, um dos veículos que reforçou o coro dos banqueiros pela alta dos juros.

O próprio balanço do Bradesco demonstra que a economia brasileira não afunda no caos, como alardeia a mídia rentista. O banco elevou em 15,6% - em relação com o primeiro trimestre de 2012 - os empréstimos para as grandes empresas. Já o segmento das pequenas e médias empresas, um dos mais sensíveis à crise econômica, teve alta de 9,7%. Também houve queda na inadimplência. Como se observa, os banqueiros não têm do que reclamar. Eles exercem forte pressão sobre o governo, apoiados pela mídia venal, com o único objetivo de elevar ainda mais seus lucros. O triste é que setores do governo cedem diante deste coro terrorista!

0 comentários: