sexta-feira, 31 de maio de 2013

A boataria para abafar o boato

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Cadu Amaral, em seu blog:

“Por quê o 'erro' da Caixa só provocou pânico no Norte e no Nordeste?”. Essa foi a pergunta feita pelo jornalista Eduardo Guimarães em seu perfil no Facebook. Mais do que pertinente, esse questionamento põe por terra qualquer argumento de que a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família é a culpada pelos boatos do fim do programa. A antecipação dos pagamentos não foi somente para as regiões citadas.

De bate-pronto o governo federal colocou a Polícia Federal (PF) na busca da origens desse ato criminoso. Também de bate-pronto, a oposição e a “grande imprensa” afirmaram que a origem vem do próprio governo, ou melhor, da própria Caixa Econômica Federal (CEF).

O jornalista Renato Rovai, em seu blog, já publicou um levantamento das origens e a frequência do boato, inclusive com a criação dos perfis. A PF também já identificou beneficiários que receberam ligações sobre o suposto fim do Bolsa Família.

A oposição, seja através da mídia ou de nomes como o senador mineiro-carioca (ou seria carioca-mineiro?), “exigem” que o governo assuma a autoria de toda a confusão. Alguns até desclassificam a ação da PF no caso. Um jornalista de Alagoas, que tem origem na esquerda, mas hoje trabalha em uma empresa da tucanagem de alta plumagem no estado, chamou a investigação de “lavado de roupa”.

A direita sem programa, agenda e discurso, após sucessivas derrotas eleitorais direcionou sue ódio contra o Bolsa Família. Acreditam ou tentam se convencer que o programa é o único motivo para os resultados negativos nas últimas eleições. Além do preconceito, essa tese tem um quê de limitação intelectual. O Brasil não é mesmo econômica e socialmente ao que era até 2002. Segundo Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, existem no país 12.600 obras em andamento e agendadas até 2016 e 14 das 50 maiores obras do planeta são aqui.

Isso gera um cabedal de empregos diretos e indiretos como nunca visto. Desde o comércio comum à fabricação de instrumentos para a realização dessas obras. O próprio Bolsa Família não é somente dinheiro na mão de pobre (que horror, pensam e dizem nossa elite). Esse recurso é usado para a compra de alimentos ou qualquer outra que gera mais compra por parte dos mercados, grande e pequenos, que gera mais produção nas fábricas que gera, em todas as esferas mais criação de empregos.

E emprego significa mais autonomia, mais exigência nas relações entre os trabalhadores e patrões – deixando claro que essa autonomia aqui referida se dá dentro dos limites do capitalismo. Isso é tudo que a classe dominante não quer: autonomia dos trabalhadores.

Abafar a investigação da PF sobre essa boataria é manter o discurso midiático da oposição de que a culpa é da Caixa. O erro, se é que houve, em antecipar os recursos nem de longe poderia gerar tal confusão. Se antecipação de pagamentos fosse o mesmo que o fim de sua origem, então quando governos antecipam salários por qualquer que seja o motivo os servidores públicos ficariam loucos com sua demissão. É ou não a mesma premissa? Isso não passa de boataria para não apurar o crime do boato do fim do Bolsa Família.

Sobre os efeitos do programa Bolsa Família clique nos links abaixo e leia você mesmo!!

- Mais de 70% dos beneficiários trabalham http://bit.ly/10TnVPs

- Acelera a redução da mortalidade infantil http://bit.ly/18kmlvr

- Papel crucial na redução do trabalho infantil http://bit.ly/163qhm0

- Aquece a economia e reduz a violência http://on.fb.me/113eg84 ou http://glo.bo/MbvQ68

- Desistência por iniciativa própria chega a 40% http://bit.ly/pdDZt5

- Alunos do Bolsa Família repetem menos de ano http://bit.ly/16q3XUx

- Apoia emancipação e autonomia feminina http://bit.ly/Y4V2Sk

- 2/3 dos indígenas recebem o benefício http://bit.ly/SXfGSj

- Estudantes ficam acima da média nacional http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-do-bolsa-familia-tem-aprovacao-acima-da-media-8417992

- É exemplo de erradicação da pobreza, afirma a ONU http://bit.ly/vTmZsg

- Reduz a desnutrição infantil http://bit.ly/11zIyoR

- Uma ex-candidata à presidência dos EUA quis copiar http://bit.ly/14VYYX6

- Ameniza os efeitos da seca no Nordeste http://bit.ly/11zIUvI

1 comentários:

Anônimo disse...

Poste esse vídeo que está no CAF.
A maneira do PSDB de governar . È muito bom o vídeo

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KGZE2vrkw7M#!