segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alckmin libera o vinagre!

Por Altamiro Borges

Depois das cenas de vandalismo da PM em São Paulo contra os protestos de jovens pela redução da tarifa do transporte público, o governador tucano Geraldo Alckmin decidiu abrandar sua conhecida truculência. O seu secretário de Segurança, Fernando Grella, anunciou ontem que "ninguém será detido por usar vinagre". Nas manifestações de quinta-feira passada (13), várias pessoas foram detidas - inclusive um repórter da revista CartaCapital - por portar esse produto. O vinagre serve de proteção pessoal contra o efeito tóxico das bombas de gás lacrimogêneo, mas a PM tratou este líquido como arma terrorista!

Na mesma entrevista, o representante do governo estadual também descartou o uso da tropa de choque no protesto marcado para o final da tarde desta segunda-feira (17). "Acreditamos que não será necessário porque a manifestação se dará de forma ordenada", afirmou o secretário de Segurança Pública. O Palácio dos Bandeirantes também convidou os líderes do Movimento Passe Livre (MPL) para uma reunião com o objetivo de acertar os detalhes do trajeto. "Nós não queremos que se repitam os fatos que aconteceram na semana passada", explicou Fernando Grella - numa atitude bem diferente da sua postura raivosa de antes. 

O aparente recuo dos tucanos evidencia a força que adquiriu a luta pela redução das passagens, liderada pelo MPL. Pesquisas indicam que a população paulista apóia os protestos da juventude. Nos últimos dias, várias forças políticas e sociais também aderiram à mobilização, principalmente em repúdio à violência da polícia tucana. Atos de solidariedade foram marcados para 27 cidades no exterior. Até o final da tarde de domingo, 147 mil pessoas já tinham aderido na internet ao protesto de hoje, o que comprova que a violência tucana só fez aumentar o apoio à mobilização. Diante destes fatos, Alckmin liberou geral o uso do vinagre!

1 comentários:

. disse...

Se liberou o Vinagre, significa que as bombas de gás serão usadas!