segunda-feira, 10 de junho de 2013

As pesquisas e a torcida da Folha

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

A Folha não esconde que tem lado nas disputas eleitorais. No domingo, ela estampou a manchete alarmista: “Aprovação de Dilma tem a 1ª queda, de 8 pontos, e vai a 57%”. Com base na pesquisa do seu instituto, o Datafolha, ela tentou animar a oposição tucana, que anda meio cambaleante. Já nesta segunda-feira, o jornal soltou rojões: “Alckmin venceria até Lula na corrida ao governo de SP”. O ex-presidente nem é candidato, mas a Folha vendeu a ideia de que o governador tucano é quase imbatível. Curiosa matemática!

Em ambos os cenários, a pesquisa Datafolha apenas evidencia que as disputas serão acirradas. Nada está definido e muita água vai rolar debaixo da ponte. Em decorrência das dificuldades na economia, sempre amplificadas pela mídia, o governo Dilma perdeu oito pontos na avaliação de ótimo e bom – de 65% para 57%. Mesmo assim, a presidenta aparece com 51% das intenções de voto, o bastante para vencer a eleição presidencial já no primeiro turno. Aécio Neves, que foi beneficiado pelo “Datafalha” – a pesquisa foi feita na semana do programa de tevê do PSDB – surge em terceiro lugar, com 14% dos votos, abaixo de Marina Silva, com 16%.

Já na disputa para o estratégico governo paulista, Geraldo Alckmin oscila de 50% a 52% das intenções de votos. A oposição ao tucanato em São Paulo ainda nem sequer definiu seu candidato. Dependendo do nome e das alianças, ela pode forçar o segundo turno no estado. A aprovação do governo Alckmin é menor do que o de Dilma – 52%. E há muitos problemas na atual gestão, hegemonizada há quase duas décadas pelo PSDB. A própria pesquisa Datafolha apontou as dificuldades na capital paulista, onde a popularidade de Alckmin despenca. A questão da segurança pública é o calcanhar de Aquiles do grão-tucano.

Deixando de lado a euforia das manchetes da Folha, que não esconde seu DNA tucano, fica evidente que ambas as disputas serão acirradas. Dilma precisa acertar a mão na economia, evitando as armadilhas dos rentistas e privatistas que tentam enquadrar o seu governo. O cenário atual também exige maior habilidade política, para retomar o diálogo com os movimentos sociais e consolidar sólidas alianças eleitorais. Já a oposição em São Paulo precisará definir uma linha política mais aguerrida se quiser acabar com a longa hegemonia dos tucanos no estado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse povo do PIG e totalmente desprovido de vergonha na cara e ainda pensa que o povo é burro. É bom lembrar que o índice de analfabetismo cai para 6%, recorde na historia do Brasil e que a queda de mídia impressa continua ladeira abaixo pois o povo afastou-se das mentiras e colhem informações via internet

Anônimo disse...

Boa noite. Lembro de quando estava na escola meu professor disse: "País sem oposição é um país de ditadura." A oposição brasileira não é melhor mas é melhor ter uma oposição do que uma ditadura. Quando um partido concentra muito poder não gosta de ouvir críticas e sempre acaba com seus opositores.
A mídia precisa ser democratizada mas a esquerda como a direita precisa aprender ouvir críticas.
Um dia você poderia escrever uma matéria. Se uma pessoa de direita conseguiria viver em país comunista ou socialista? Tenho está curiosidade.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk, a foia está mesmo sem rumo. Comentei isso com uma amiga. Interessante, a Dilma e o Haddad caem e só o Alckmin sobe. È de fazer a gente rir. Santa incapacidade deste jornal de fazer manchete.

Anônimo disse...

Miro, por que vc critica tanto a mídia dita "tucana" se você tb faz análise partidarizada, no caso, em favor do PT? Ser partidarizado é um problema só quando se é a favor dos "inimigos"? Por que a crítica a uma tendência política sempre e necessariamente tem de passar pela cobertura midiática supostamente aliada a ela? Qual o problema de grandes veículos serem tucanos? Outros poderiam ser petistas... E daí?