domingo, 30 de junho de 2013

Dilma e a pauta da juventude

Roberto Stuckert Filho/PR
Do sítio da União Nacional dos Estudantes (UNE):

Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta sexta-feira (28) com representantes de 24 movimentos de juventude, entre eles a União Nacional dos Estudantes (UNE). Este foi mais um encontro da presidenta após a onda de manifestações que se expandiram por todo país. Durante a semana, ela recebeu representantes dos Três Poderes, além de líderes de diversos movimentos para debater e ouvir opiniões sobre as cinco propostas apresentadas no pacto nacional.

Foi consenso entre os presentes a defesa pelo passe livre em todo território nacional e uma reforma política que acabasse com o financiamento privado de campanhas. Durante o encontro, a UNE pediu à Dilma ajuda na celeridade dos projetos que garantam mais investimentos para a educação pública, como a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a destinação de 10% do PIB, além do projeto de lei que destina os royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação pública, aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (26).

“Pedimos à presidenta que dialogasse com o Congresso para evitarmos um retrocesso em relação aos temas em questão. Ambos os projetos, tanto o que destina os royalties quanto o do PNE estão em tramitação no Senado Federal” ratificou Vic Barros, presidenta da UNE. Em relação ao projeto específico dos royalties, Vic Barros ainda explicou:

“No projeto aprovado, decidiu-se por mexer em contratos já assinados em áreas nas quais ainda não começou a exploração comercial até 3 de dezembro de 2012. Como a proposta do governo era só para novos contratos, parte da bancada governista entende que poderá haver questionamento judicial por se interferir em contratos já firmados. Dilma avaliou que provavelmente seria possivel destinar os royalties desses contratos para a educação, já que não se alteraria a natureza, apenas se daria um novo destino a esses mesmos royalties. Nesse sentido, a reunião foi muito positiva”.

Fizeram parte deste encontro o Conselho Nacional de Juventude (Conjure), UBES, Movimento Sem-Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcha Mundial das Mulheres, Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Levante Popular da Juventude, Rede Fale, Hip Hop, Forum de Juventude de BH, União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do PT(JPT), UPL, JSB, JSPDT, JPMDB, UNE, PJ, CTB, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Marcha das Vadias, Fora do Eixo e Agência Solano Trindade.

0 comentários: