segunda-feira, 24 de junho de 2013

Faustão e o crime da Globo

Por Altamiro Borges

Em pleno domingo (23), o apresentador Fausto Silva decidiu utilizar uma concessão pública de televisão, a TV Globo, para fazer proselitismo político, atiçar os protestos de rua e ainda tentar pautar os movimentos juvenis. "Muitas vezes eu ouvia falar que o jovem brasileiro fica na internet, o jovem brasileiro é alienado… Alienado é o cacete!", afirmou a estrela global, em clima de comício. Para ele, as mobilizações devem prosseguir, principalmente "contra a corrupção", e devem incidir inclusive nas eleições do próximo ano.

"Esses garotos foram inteligentes, foram corajosos, motivaram todo mundo. Começou com a passagem de ônibus. Mas isso é um pingo de água que transbordou. Aqui cada um tem um assunto pra falar, contra a corrupção, pela honestidade e competência… Outra coisa: acabou aquele negócio no ano que vem: ganha a Copa, você ganha a eleição. Copa do Mundo é uma coisa, eleição é outra coisa... Por isso eu falo aqui há 500 anos: urna não é penico. Se todo mundo tiver consciência, como a grande maioria que foi às manifestações, vamos fazer o Brasil um país digno para todo mundo".

O discurso de Faustão não tem nada de ingênuo. A poderosa emissora, a quem ele serve e que já causou tantos estragos ao Brasil, tenta capitalizar o descontentamento das ruas e orientar seus próximos passos. O seu alvo principal é o governo Dilma. "Quem está mandando sabe que a chapa está quente, está fervendo", enfatizou no programa dominical. Ele ainda instigou sua despolitizada platéia. "O Brasil está bem na saúde?", perguntou, para ouvir o coro do seu auditório: "Não!". Depois, ele questionou sobre educação, transporte e segurança para ouvir a mesma resposta negativa. Já no quadro "Dança dos Famosos", durante o programa, o ator Tiago Abravanel gritou "acorda Brasil" e a atriz Bárbara Paz repetiu a palavra de ordem. Pareceu algo ensaiado!

A iniciativa do apresentador global impactou até setores da própria mídia. O colunista Maurício Stycer, do UOL, registrou no título do seu artigo que "Faustão quebra regra da Globo e faz manifestação política no meio do programa". Para o jornalista, "o pronunciamento surpreendeu. Primeiro, porque a Globo, como quase todas as empresas, não permite que seus contratados façam manifestações políticas no ambiente de trabalho. E também porque, como outras celebridades que tomaram posições semelhantes nos últimos dias, o apresentador sempre evitou declarações de cunho político".

Mas não cabe surpresas! A golpista Rede Globo, que num primeiro momento satanizou os protestos - é só lembrar o discurso hidrófobo de Arnaldo Jabor contra os "vândalos", que "não valem 20 centavos" -, agora tenta pegar carona nas manifestações. Seu objetivo é pautar e enquadrar o movimento para servir aos seus interesses políticos e econômicos de classe. Isto explica porque na maioria dos protestos pelo país afora um dos principais gritos dos manifestantes é "O povo não é bobo; fora Rede Globo". 

Pena que o governo Dilma até agora não acordou para este tema tão delicado para a democracia nativa. Em outros países do mundo, uma concessionária pública que cometesse o crime estrelado por Fausto Silva seria exemplarmente punida com a suspensão da sua outorga!

7 comentários:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Ou seja: qualquer avanço vira poeira quando um vestal da mídia fala contra e faz discurso pela 'decência' ... (só falta defender a moral, como faziam no tempo da TFP). Indecente é ele, que ganha salário milionário e não divulga isso. Ele exerce uma concessão pública pra enriquecer. Incompetente também, porque apesar da audiência, não contribui de fato pra uma melhora substantiva da sociedade da qual se locupleta anunciando Proctor&Gamble (oligopólio), bancos privados e financeiras até!

Anônimo disse...

Triste muito triste, você em um extremo e Faustão no outro tentando derrubar Dilma

Anônimo disse...

... ATENÇÃO, ATENÇÃO!... SAINDO DO FORNO!...

... O FAUSTÃO “DA GLOBO” É UM 'INFAUSTÃO' (sic) INÚTIL!

E VAPT VUPT!

É a tal da coisa: "'Nois' sofre, mas 'nois' goza!" Macaco Simão

LÁ VEM O MATUTO 'BANANIENSE' "COM AS ORELHAS EM PÉ"(!) - "E LIMPANDO OS OUVIDOS!" ARRI ÉGUA!...

E VAMOS *“AOS FINALMENTES”(!): … “Inté”! "Numsabe"?! Eu também "tô" protestando!...
*lembrando o saudoso Odorico Paraguaçu! Bom político – e militante(!) – aquele!

(“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eminente escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – e autor do ‘best-seller’ ‘As Veias Abertas da América Latina’.)

República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, ‘o cheiro dos cavalos ao do povo’!

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

[DA SÉRIE 'NEM MESMO O INFAUSTÃO "DA 'grobo'" LEVA MAIS A SÉRIO O NETO DO "DOTÔ" TANCREDO! ENTENDA]

AÉCIO: "DILMA FRUSTROU TODOS OS BRASILEIROS"
Presidente do PSDB, senador Aécio Neves criticou o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff na abertura da reunião com governadores e prefeitos de capitais, quando ela propôs um plebiscito para convocar uma assembleia constintuinte pela reforma política; "A presidente da República não assumiu suas responsabilidades, tangenciou os problemas e buscou desviar o foco dos reais interesses expressos pela população", classificou em nota assinada junto com o senador José Agripino (DEM) e o deputado Roberto Freire (PPS); Aécio considerou desnecessária a ideia de Constintuinte exclusiva, já que, como o governo tem maioria no Congresso, pode colocar a proposta de reforma em votação quando quiser
24 DE JUNHO DE 2013 ÀS 19:32
(...)

em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/106388/A%C3%A9cio-Dilma-frustrou-todos-os-brasileiros.htm

LÁ VEM O MATUTO “COM AS ORELHAS EM PÉ”! O MESMO MATUTO ‘BANANIENSE’ QUE SENTE O CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

... É VERDADE I: daqui a alguns dias, nem mesmo o Aécio 'NEVER' levará a sério o próprio Aécio 'NEVER'!...

É VERDADE II: 'a fila tem que andar'! E que venham 'trocentos e trocentas' candidatos(as) da [eterna e] nefasta e famigerada OPOSIÇÃO AO BRASIL! A presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica, será reeleita - em primeiro turno - presidente da República do Brasil!

Viva o Brasil! E viva o honesto, leal, sapiente e intrépido povo brasileiro!

É VERDADE III: esse neto do "dotô" Tancredo não vale nem os 20 CENTAVOS do [fascista] 'Arnaldo JABÁres' "dos patrões Marinhos da Rede Globo da mesma 'ditabranda' dos Frias da 'Falha de São Paulo'”!...

(“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eminente escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – e autor do ‘best-seller’ ‘As Veias Abertas da América Latina’.) República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, ‘o cheiro dos cavalos ao do povo’!

... “Inté”! “Numsabe”?! Eu também estou protestando!...

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Se não quiserem publicar, não publiquem, mas não dá para segurar: vai cagar, Faustão!

Anônimo disse...


Para O Globo, manifestantes agora atrapalham o trânsito
publicado em 25 de junho de 2013 às 12:08

Em http://www.viomundo.com.br/humor/para-o-globo-manifestantes-agora-atrapalham-o-transito.html

##########################

... Para as [desumanas] organizações(!) Globo não tem valor algum as, pelo menos, quatro pessoas que morreram em decorrência desses protestos; jovens inocentes que morreram em tenta idade - e de forma absurda, violenta e inaceitável!... No [funesto, nefasto, (ir)responsável e famigerado] 'JN', no auge das conflagrações nas ruas, os âncoras afirmavam que "a festa estava uma beleza", ao tempo em que ensaiavam uma tentativa de mitificar um cinegrafista da própria emissora, ferido por uma bala de borracha!... Com relação aos mortos, nem ao menos, condolências às famílias das vítimas!...

[Mais do que nunca!] ABAIXO A REDE GLOBO!

E continuemos pintados para a guerra! Mesmo porque a luta contra o fascismo é eterna!

Hasta la Victoria Siempre!

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo




Anônimo disse...

Sugiro que esquerda indique o Paulo Henrique Amorim (o recalcado) ocupe o lugar do Gluglu como animador de auditório na Record e passe a propagar o maravilhoso mundo petista para contrapor o Fautão.


Edno Lima